Focco elege novo coordenador em Alagoas

03 / 02 / 15

O promotor de Justiça José Carlos Castro substitui Enio Pimenta, no colegiado

O promotor de Justiça José Carlos Castro é o novo coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL). A escolha foi feita na manhã desta terça-feira (3/2), pelos integrantes do colegiado, em reunião ordinária realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal), no Centro de Maceió.

Castro substitui Enio Pimenta, representante do Ministério Público de Contas, que estava à frente da coordenação do Focco/AL desde o início de 2014. Enio poderia ser reeleito, mas preferiu declinar do convite alegando este ano deve disputar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL).

“Como há uma vaga de conselheiro destinada aos membros do Ministério Público de Contas, tenho o propósito de lançar meu nome nessa disputa dentro do Tribunal, já que os três nomes mais votados serão encaminhados em lista tríplice para a escolha do governador do Estado”, justificou Enio Pimenta.

Para os demais integrantes do Focco/AL, a gestão de Enio Pimenta foi coroada de êxito. Antes da escola do seu sucessor, ele fez uma prestação de contas das
ações que implementou à frente do colegiado e destacou a luta pela transparência nas prefeituras municipais, como uma das boas iniciativas do Focco em 2014.

Castro, que é promotor de Justiça da Promotoria da Fazenda Pública Estadual, elogiou o trabalho de Enio Pimenta e disse que as ações de combate á corrupção terão continuidade, durante a sua gestão. Ele disse também que, para isso, vai contar com o apoio dos demais integrantes da coordenação do Focco.

Entre as medidas que estão tomadas este ano pelo Focco, Castro destacou as visitas que serão feitas pelo colegiado aos chefes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Serão visitados também o juiz responsável pela Justiça Federal em Alagoas e novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Otávio Lessa.

Nessas visitas, segundo Castro, será entregue um documento básico sobre a atuação do Focco em Alagoas e uma série de reivindicações específicas de combate à corrupção. “Iremos também cobrar dos poderes medidas de transparência e facilidade no acesso as informações públicas”, acrescentou o novo coordenador do Fórum.

DEPUTADO

Além da eleição da comissão executiva do colegiado para 2015, os integrantes do Focco/AL debateram com o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) pedidas moralizadoras e mais transparência na Assembléia Legislativa de Alagoas. Foi sugerida a formação de uma comissão para acompanhar essas medidas no âmbito do legislativo.

“A ideia é que a sociedade civil organizada possa participar mais diretamente da implantação de medidas que evitem o desvio de recursos e a corrupção no legislativo estadual”, afirmou Cunha. “Por isso procuramos o Focco/AL, para que seus integrantes façam parte dessa comissão”, acrescentou o deputado.

As visitas aos chefes dos podres serão agendadas pela coordenação do Focco/AL e comunicadas à imprensa, com uma certa antecedência. O colegiado pretende também intensificar em 2015 a implantação do projeto ‘Parlamento Jovem Universitário’, que deverá contar com o apoio das universidades em Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *