Faixa etária para dose de vacina contra o HPV é ampliada

05 / 03 / 15

Procedimento é totalmente seguro e está disponível em toda a rede de postos de saúde municipais

Para reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero, o Ministério de Saúde (MS) – em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e administrações municipais -, ampliou a faixa etária da vacina contra o vírus HPV para meninas de 9 a 11 anos.

A gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Sesau, Denise Castro, destacou que a vacina é segura, sendo produzida com vírus inativados (mortos) e, portanto incapazes de causar a doença. “Os pais e responsáveis devem levar suas filhas para os postos de vacinação de seus municípios e podem ficar seguros de que estão garantindo o bem estar e a saúde de suas filhas”, reforçou.

A vacina atua na prevenção do papilomavírus humano, que causa o câncer do colo do útero. “Com o reforço na vacinação e as ações de rastreamento do câncer do colo do útero, a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) pretende prevenir a doença nas próximas décadas”, afirmou a superintendente de Vigilância à Saúde (Suvisa), Cristina Rocha, ressaltando, ainda, que este agravo representa a terceira maior causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

A vacina foi incluída na rotina do SUS, no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. Em Alagoas, foram vacinadas com a primeira dose 97.322 meninas e 61.247 meninas com a segunda dose em 2014. “Com a ampliação da faixa etária, a meta de vacinação para 2015 é de 98,7 mil meninas”, reforçou Cristina.

Já Denise Castro explicou que a vacina deve ser tomada em três doses, sobre a qual a segunda é ministrada seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos depois. A gerente lembrou ser essencial que as meninas e familiares fiquem atentos ao calendário de vacinação e respeitem as datas para vacinação, “A imunização só faz efeito quando o ciclo da vacina é cumprido”, salientou.

A gerente também julgou importante reforçar que a vacina HPV quadrivalente pode ser administrada em lactantes, pois não demonstram nenhum efeito prejudicial para os fetos. A vacina contra HPV é gratuita e estará disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize que a adolescente seja imunizada na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *