Forças de segurança realizam blitz em apoio à Lei Seca

27 / 03 / 15

Segundo coordenador, programa reduziu o número de acidentes e vítimas fatais nas estradas e no trânsito em todo estado

Uma atípica Operação Lei Seca foi montada, na orla da Pajuçara, nesta quinta-feira (26), para mostrar que as entidades municipais, estaduais e federal, ligadas à Segurança Pública e ao trânsito, estão unidas e apoiam às ações do programa. Como se sabe, a Operação Lei Seca fiscaliza o consumo álcool por motoristas e outras irregularidades de tráfego, em todo estado de Alagoas.

De acordo com Antônio Alberto Monteiro, coordenador do programa no estado, com apoio da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedris), foram mobilizados mais de 70 agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal Transporte e Trânsito (SMTT), Polícias Civil e Militar e de trânsito (BPTran), além de membros dos Conselho Estadual de Segurança e do Trânsito, para demonstrar que as abordagens continuarão acontecendo, pois trazem grandes benefícios à sociedade alagoana.

“A implantação da Lei Seca trouxe redução de acidentes, diminuiu o número de vítimas fatais. As pessoas que reclamam são uma minoria que, de alguma forma, já foram abordadas e multadas. Mas a grande massa da população apoia à Operação Lei Seca”, afirmou Monteiro.

As frequentes campanhas e mobilizações desenvolvidas pelo Detran/AL resultaram numa redução significativa no número de condutores notificados. Segundo dados oficiais do departamento de trânsito, em 2012, 15% dos motoristas abordados apresentavam estado de embriaguês. Este ano, no período do Carnaval, época de maior consumo de álcool, este número foi reduzido para 9%. Para Alberto Monteiro, as estatísticas comprovam que a sociedade compreendeu a importância da operação.

“A população entendeu que as blitze da Lei Seca não são realizadas para prender, nem multar, muito menos agredir ninguém, mas sim para deixar o trânsito mais seguro. Então, quando vemos o esposo passando a chave para a esposa, o pai entregando a chave para o filho, significa que, de alguma forma, o condutor que bebeu e passou a chave está mais consciente”, disse o coordenador.

O cronograma das abordagens das operações da Lei Seca é baseado no acompanhamento de pesquisas que revelam os pontos de maior incidência de acidentes e nos dias de maior consumo de bebidas com intuito de prevenir acidentes e manter a paz no trânsito em todo estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *