Forte do Período Holandês é descoberto em Porto Calvo

26 / 03 / 15

Com a descoberta, Porto Calvo pode tornar-se a maior referência da ocupação holandesa no Brasil

Uma descoberta vai acrescentar significativamente na história de Porto Calvo: o forte militar em terra arqueológico do Período Holandês foi descoberto na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba, na histórica cidade. A informação foi revelada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que está sendo realizado na cidade de Penedo. Os arqueólogos vão ao município do Litoral Norte na manhã deste sábado (28). Com a descoberta, Porto Calvo pode tornar-se a maior referência da ocupação holandesa no Brasil.

O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas. No século XVII a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro. A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Arqueolog Pesquisas e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Calvo.

O arqueólogo Marcos Albuquerque frisou que a descoberta do forte acrescenta muito na história de Porto Calvo. “Esse forte em terra resgatado na Ilha do Guedes foi do período holandês no século XVII. Isso vai acrescentar muito na história do município. Não tinha informações sobre esse forte”, revelou. Ele explicou ainda que os fortes eram construídos para marcar território (ponto de defesa) e que são poucos os fortes em terra descobertos no Brasil. Segundo ele, a maior parte dos fortes no Brasil eram em pedras.

O superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, destacou o que o órgão pretende realizar. “Vamos começar a trabalhar a restauração, acredito que esse processo seja rápido e possivelmente vamos criar um parque de visitação. Porto Calvo vai ser a maior referência da Ocupação Holandesa em todo o Brasil. Essa é uma pesquisa que interessa a toda humanidade. Porto Calvo tem tudo para crescer com esse turismo cultural”, frisou.

O diretor de Cultura do município, Adelmo Monteiro, disse que prefeitura vem dando todo o suporte. “A gestão municipal está dando todo o apoio com essa descoberta. Isso é uma grande descoberta para a história de Porto Calvo. É um enriquecimento da nossa história”, ressaltou. Ele salientou que o local onde foi encontrado o forte já pertence ao município. Porto Calvo tinha vários fortes na época do Período Ibérico/Holandês.

De acordo com a pesquisa do Iphan, o reduto da Ilha do Guedes é também um provável acampamento de Lichthard. Em Porto Calvo, entre 1645 e 1637, ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.

O FÓRUM
O 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês ocorre na Casa de Aposentadoria, no Centro histórico de Penedo, nos dias 25 e 26 de março. O evento apresenta à sociedade resultados de pesquisas realizadas recentemente com o fomento do Iphan na área do Rio Manguaba e discute o tratamento da arqueologia para com fortificações militares no Estado, em particular, para as descobertas em Porto Calvo e Penedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *