Olinda faz 480 anos com muita cultura

13 / 03 / 15

Desfile de bonecos gigantes, shows, apresentações culturais e o tradicional corte do bolo marcaram as festividades

Sete colinas envolvidas por ladeiras, igrejas e tradição. A primeira capital pernambucana completa, nesta quinta-feira (12), 480 anos de história. O aniversário é de Olinda, mas a festa é para a população que escolheu a cidade para morar. “É um privilégio morar aqui. Olinda é uma cidade com jeitinho de interior, de vizinhos, amigos, uma comunidade fraterna”, afirmou a psicóloga Cristilene Brito.

Dona Alma Calvano ressaltou o carinho e admiração que sente pela cidade. “Olinda tem tudo o que eu quero e amo. Essa paisagem incomparável, esse cenário social, político, religioso e profano, é tudo que mais admiro”.

Para celebrar o aniversário, uma programação recheada de atividades culturais, além do show comandado por artistas da terra. Dentre as atrações, o tradicional desfile de bonecos gigantes, apresentações de Maracatu e o show da cantora e Ganga Barreto. A aniversariante ganhou um presente especial. O produtor cultural da embaixada dos bonecos, Leandro Castro, esculpiu uma calunga gigante para homenagear a cidade imperatriz do Carnaval de rua. A boneca ganhou traços indígenas, pois, segundo o produtor, a cidade surgiu da tribo de Caetés.

“A ideia é homenagear essa cidade com o que de mais tradicional existe nela. Em apenas uma semana criamos a boneca com características indígenas para representar a expressão artística do município e do estado. Não poderíamos deixar de homenagear”, pontuou Leandro, informando que em breve ‘Olinda’ ganhará um noivo, pois será esculpido um boneco em homenagem a cidade irmã, Recife.

Para não perder a tradição, o famoso corte do bolo atraiu uma multidão. No comando da festa, o prefeito da cidade, Renildo Calheiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *