Eduardo Galeano morre aos 74 anos

13 / 04 / 15

Autor de "As veias abertas da América Latina" e "Memória do Fogo", Galeano, que começou sua carreira de escritor aos 14 anos, é considerado um dos maiores autores da literatura latino-americana.

Morreu nesta segunda-feira (13), aos 74 anos, o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Ele estava internado em um hospital de Montevidéu desde sexta-feira (10), com complicações devido a um câncer de pulmão, que já havia sido tratado em 2007.

Autor de “As veias abertas da América Latina” e “Memória do Fogo”, Galeano, que começou sua carreira de escritor aos 14 anos, é considerado um dos maiores autores da literatura latino-americana.

Nascido em 3 de setembro de 1940, em Montevidéu, ele começou no jornalismo em 1958 e era conhecido por escrever obras que envolviam ficção, história, jornalismo e análise política. Escreveu também crônicas de arte. Nos anos 1960, trabalhou como editor do jornal semanal Marcha e no diário Época.

Galeano recebeu inúmeros prêmios e homenagens por sua obra – especialmente focada na história e nos problemas da América Latina. Em 2008, ele recebeu o título de Cidadão Ilustre do Mercosul por sua importância na defesa do continente latino-americano.

Entre as suas obras mais famosas também estão “Os Dias Seguintes”, “Crônicas Latino-Americanas”.

Após o golpe de estado em 1973, Galeano teve de deixar o Uruguai e foi viver na Argentina. Quando voltou ao seu país em 1985, ele fundou o semanário “Brecha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *