Prefeitura inicia reordenamento do Centro de Maceió

07 / 04 / 15

SMCCU iniciou ações de remoção de ambulantes dos das ruas e dos calçadões do Comércio

Antes das 06 horas desta terça-feira (07), as equipes já se concentravam na Praça Monte Pio, no Centro, traçando os últimos direcionamentos para iniciar a operação de reordenamento. Nesta terça-feira (07), a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), iniciou as ações de remoção dos ambulantes das ruas e calçadão do Comércio.

Durante a manhã, a operação se iniciou de forma tranquila, as equipes abordavam os ambulantes que chegavam para ocupar espaços em áreas não permitidas e, eles se retiravam. “A partir de hoje, nenhuma atividade comercial e ambulantes poderá permanecer nas vias e só será permitido comercializar nos dois pontos delimitados: espaço nas proximidades da Praça dos Palmares e no Shopping Popular”, explicou o diretor de Fiscalização da SMCCU, Dorgival Ferreira.

O diretor também esclareceu: “Colocamos bloqueios nos principais pontos de acesso ao Centro Comercial e estamos com patrulhas móveis pelas ruas, principalmente nas Ruas Moreira Lima, Livramento e do Comércio. Nosso contingente é de mais de 90 fiscais divididos entre manhã e tarde. Os ambulantes já vinham sendo avisados da proibição. Aqueles que chegarem serão abordados e convidados a se retirar, e os que insistirem terão sua mercadoria apreendida”, disse Ferreira.

“A operação começa hoje, mas temos um cronograma e vamos dar continuidade nos próximos dias. Estamos nessa ação conjunta com diversos órgãos e secretarias e com o apoio da Polícia Militar. A Prefeitura está cumprindo o Código de Postura do município que é a manutenção do Calçadão para livre circulação de pessoas”, enfatizou o diretor de Fiscalização da SMCCU.

O secretário adjunto da Semsc, Walmore Tenório, também acompanhou as ações. “Nós da Semsc estamos participando com agentes da Guarda Municipal e a equipe do Grupamento de Apoio e Ação Operacional, o GAAO. Estamos com esse trabalho de apoio como instrumento de força e segurança e a Guarda vai continuar atuando aqui no Centro”, destacou.

A ação integrada contou com a participação da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) com a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Vigilância Sanitária Municipal. Cada um, trabalhando dentro de sua área de atuação.

A Polícia Militar participou com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 1º Batalhão, totalizando aproximadamente 100 homens. O coronel Adriano Araújo, comandante do 1º BPM e da participação dos militares, assegurou: “a Polícia Militar está aqui para dar apoio aos fiscais. A gente entende que a maior parte desses ambulantes são pais e mães de família, trabalhadores e não são inimigos da Polícia. Pelo contrário, queremos atuar para evitar qualquer desconforto ou problema”.

A aposentada Benedita Menezes, mora em Guaxuma e costuma frequentar o Centro. Ela comentou a diferença de caminhar pelas ruas sem obstrução. “Eu aprovo a ação. Fica muito melhor assim. As barracas atrapalhavam muito. Antes era muito complicado. Agora está organizado e a gente pode caminhar à vontade e entrar nas lojas”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *