Sesau inicia vacinação contra gripe Influenza na segunda

29 / 04 / 15

Grupos alvo da vacinação têm até o dia 22 para procurarem as unidades de saúde; meta é vacinar 702.289 pessoas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa segunda-feira (4) nos municípios alagoanos. Os grupos alvo da vacinação têm até o dia 22 para procurarem as unidades de saúde. A meta é vacinar 702.289 pessoas da população alvo, no caso idosos com mais de 60 anos, crianças, puérperas, trabalhadores da saúde, entre outros.

A ação é realizada desde 1999 para prevenir a gripe e reduzir as internações. O Dia ‘D’ de mobilização nacional ocorrerá no sábado, dia 9 de maio.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Conhecida popularmente como gripe, pode ser considerada uma doença de trato simples, porém pode levar a complicações graves e levar ao óbito, principalmente entre os grupos de riscos. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza.

Previsão

Das 702.289 pessoas previstas para serem imunizadas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prevê vacinar 80%. Dos grupos que devem ser vacinados, a previsão é imunizar 280.517 idosos com mais de 60 anos.

Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos, o previsto é vacinar 243.981. E entre as gestantes serão vacinadas 39.380. Já 6.467 puérperas até 45 dias após o parto. Quanto a trabalhadores da saúde, a meta é 57.034, 13.137 indígenas, 56.461 portadores de doenças crônicas, 4.160 detentos e 1.152 funcionários do sistema prisional.

A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso as campanhas são realizadas anualmente. A vacina não causa gripe. O que existe são vários tipos de vírus e a vacina protege contra os três que mais circulam. A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1.

A vacina também protege contra as complicações que podem decorrer de gripes, principalmente na chegada do inverno.

Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *