Instituto emite 150 RG’s em 1º dia de evento em Arapiraca

30 / 05 / 15

Documentos que não foram pegos no sábado, podem ser resgatados a partir de segunda-feira no posto fixo do Instituto de Identificação na Central Já de Arapiraca

No primeiro dia do Governo Presente (29), realizado em Arapiraca, o Instituto de Identificação de Alagoas bateu recorde na emissão de primeiras vias da carteira de identidade. O serviço gratuito garantiu a 150 cidadãos o direito constitucional de possuir o principal documento nacional de identificação civil no Brasil.

Desde cedo a procura já era grande, ainda pela manhã todas as fichas foram distribuídas. Além de emitir as RG’s, o posto também orientou mais de 500 pessoas sobre dúvidas em relação ao procedimento para mudança de nomes, do estado civil de solteiro para casado, e até mesmo quais os documentos necessários para solicitar outras vias da carteira de identidade.

Segundo relatório estatístico do Instituto de Identificação, apresentado pela diretora do órgão, Madalena Cardoso, foi observado que no primeiro dia da ação a maioria dos beneficiados com a primeira via da RG eram estudantes e que irão precisar do documento para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, o posto também foi bastante procurado por adultos e idosos que nunca tiveram uma carteira de identidade, entre eles, cinco mulheres que estão gestantes e que irão precisar do documento no momento do parto.

“Tivemos uma procura muita alta de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de possuir a carteira de identidade e que encontraram no programa Governo Presente a chance de solicitar o seu documento. Ficamos até surpresos pela demanda reprimida existente na região dos 19 municípios do Agreste, isso porque recebemos aqui pessoas idosas que moram na zona rural e que só agora terão a sua RG”, afirmou Madalena Cardoso.

56 quilombolas das comunidades Pau D’Arco, Carrascosa e do município de São Sebastião também foram beneficiados com a ação do Instituto de Identificação. Esse atendimento específico foi uma parceria entre a Perícia Oficial do Estado de Alagoas e a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social conforme explicou Eduardo Bahia, gerente de Informação do cadastro único da Seades.

“Trata-se de uma ação complementar que visa regularizar o cadastro único dos quilombolas para que eles não sejam prejudicados em programas sociais nos quais eles são inscritos, como o bolsa família. Eles fazem o registro e o governo dá m um prazo para que ele possa apresentar a carteira de identidade, por isso a necessidade urgente deles fazerem o documento”, explicou o gerente elogiando a parceria entre os órgãos do Estado.

Segundo Manoel Melo, diretor geral da Perícia Oficial, uma novidade importante desta ação é que todos os documentos serão entregues no prazo de 24 horas. Quem não puder comparecer neste sábado para buscar seu documento, a partir de segunda-feira a entrega será realizada no posto fixo do Instituto de Identificação na Central Já de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *