Alfabetizados recebem certificados em Palmeira

22 / 07 / 15

Secretaria da Educação certifica 550 alunos do PBA de sete municípios da região

Alunos de sete municípios da região de Palmeira dos Índios receberam, nesta terça-feira (21), em cerimônia na Escola Estadual Humberto Mdendes, em Palmeira dos Índios, os certificados de conclusão do curso de alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Ao todo, 550 pessoas foram certificadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).

A certificação das turmas faz parte da conclusão da 8ª etapa do PBA na região e, além de Palmeira dos Índios, foram certificados moradores da zona rural dos municípios de Belém, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Igaci, Major Izidoro e Minador do Negrão.

O coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José França, e a superintendente do Sistema Educacional, Maria do Carmo Custódio, compareceram à cerimônia de certificação e parabenizaram os concluintes.

“Vocês estão todos de parabéns, porque não é fácil, para quem mora na zona rural, comparecer à escola depois de um dia de trabalho intenso na roça”, reconheceu o coordenador da 3ª CRE.

A professora Maria do Carmo também enalteceu o esforço da turma para concluir a alfabetização. “Por diversos motivos, muitos desistem dos estudos e vocês estão de parabéns pela perseverança e esforço em busca do conhecimento”, destacou.

Sonho realizado

Os alfabetizados presentes ao evento disseram que aprender a ler e escrever representa a concretização de um sonho antigo.

É o caso de Maria Estela Pereira, alfabetizada aos 79 anos de idade. “Comecei tarde porque não tive incentivo e não sabia que era tão bom estudar. Quando eu era menina, meu pai não deixava as filhas estudar, com medo que a gente aprendesse escrever e fazer bilhete para os namorados”, lembrou a dona de casa, que só agora – depois de sete filhos criados, cinco dos quais formados com curso superior – conseguiu aprender a ler e escrever.

Para a alfabetizadora Fernanda Marques Luz, foi um prazer ensinar Maria Estela e outros alunos da sua segunda turma do PBA em Palmeira dos Índios. “Além de aluna, dona Estela é minha prima, por isso foi motivo de muita satisfação poder alfabetizá-la Espero que ela, agora, após tomar gosto pela leitura e a escrita, dê continuidade aos estudos, matriculando-se em uma das turmas de Educação de Jovens e Adultos”, afirmou.

Já Luciene de Souza Correia, de 48 anos, sempre quis ler a Bíblia, mas sem estudos não conseguia “juntar as letrinhas” da escritura sagrada. “Foi uma bênção aprender a ler e escrever o nome, mesmo depois de tanto tempo longe da sala de aula”, disse.

“Minha maior alegria, agora que eu aprendi a ler, é passar o dia, sempre que eu posso, lendo a Bíblia”, destacou Luciene, que quer dar continuidade aos estudos.

Menos analfabetos

De acordo com a coordenadora do PBA na SEE, Adeilma Claudino, o analfabetismo tem caído entre as pessoas com mais de 15 anos de idade em Alagoas.

“Nosso índice de analfabetismo, que até 2011 girava em torno de 25%, em 2014 caiu para 21%. E o trabalho realizado pelo PBA, com certeza colaborou para isso”, observou.

Segundo Adeilma, todos os alunos do programa da região de Palmeira terão a oportunidade de dar continuidade aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A boa notícia é que iremos abrir turmas do primeiro nível do Ensino Fundamental da EJA nas escolas de Palmeira dos Índios para os egressos dos cursos de alfabetização na região”, informou.

O gari Eliezer Ferreira de Souza, 46 anos, comemorou a notícia. “Quero ir além de assinar meu nome.Tenho esperança de um dia ainda fazer uma faculdade”, disse ele, após receber a certificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *