Hoje é comemorado o Dia da Pizza, no Brasil

10 / 07 / 15

Data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por brasileiros

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, no Brasil.

Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por grande parte das pessoas: a pizza.

Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem até pizzas doces.

Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não está na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios e hebreus.

Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

No Brasil, São Paulo é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes.

As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!

ORIGEM DO DIA DA PIZZA

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, em 1985.

Foi feito um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita, empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

RECEITA DO G1

Na data em que se comemora o Dia da Pizza, o G1 foi em busca de uma receita diferente da tradicional massa italiana que se popularizou no mundo inteiro. A nutricionista Alice Allagia ensina a fazer uma pizza de tapioca, que não contém glúten. A receita rende uma pizza brotinho. Uma fatia dela, de acordo com a nutricionista, tem quase a metade das calorias de uma pizza sabor portuguesa, por exemplo.

A pizza de tapioca é feita em frigideira e levada ao fogo. Não vai ao forno. O tempo médio de preparo é de 15 minutos. Os ingredientes para o recheio podem ser variados, como frango desfiado e peito de peru. Allagia optou na demonstração por um sabor clássico: marguerita – bem leve e com baixa caloria, cerca de 250 por unidade. “Além de ter menos calorias, ela é bem saborosa. Então, dá para enganar um pouquinho, no caso, quem está querendo perder ou manter o peso, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e muito calóricos”, disse a nutricionista.

Confira o que é preciso para fazer a receita e como prepará-la.

Massa
3 claras e um ovo inteiro
1 colher de sopa de tapioca pronta
1 colher de chá de chia (opcional)
Sal a gosto (caso necessário)
Óleo de coco (uma colher rasa de chá) para untar a frigideira, caso seja necessário

Recheio
Molho de tomate (de preferência caseiro)
Duas fatias de queijo minas cortadas em cubos ou ralada
Uma cebola fatiada
Um tomate fatiado
Manjericão a gosto
Orégano a gosto

Modo de fazer

Comece pela massa. Em um recipiente de vidro, junte as claras e o ovo, a massa de tapioca e a chia. Bata com um garfo ou fuer até que a mistura fique homogênea. Depois, aqueça a frigideira em fogo médio e coloque a massa. Tampe a frigideira. Deixe cerca de 5 minutos e vire o lado. Deixe mais 5 minutos.

Hora de colocar o recheio. Abaixe a temperatura do fogo para o mínimo. Acrescente sobre a massa na frigideira o molho de tomate. Em seguida, coloque o queijo, o tomate, o orégano e o manjericão. Tampe a frigideira novamente e espere o queijo derreter ou amolecer, já que o queijo branco não amolece tanto quanto os amarelos. Está pronta a pizza de tapioca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *