Menina sonha montar biblioteca pública no Sertão

24 / 07 / 15

Mel deseja ter uma biblioteca para a comunidade de Mata Grande; História ganhou mobilização e já foram doados mais de cinco mil livros

O gosto pela leitura fez com que uma menina de sete anos de um povoado do Sertão alagoano transformasse um sonho em uma mobilização em todo o estado. Mel deseja ter uma biblioteca para a comunidade na garagem da casa em que mora com os avós em Mata Grande.

“Adoro ler, estou sempre lendo. Quando eu não tenho tempo pra ler eu estou estudando. A gente já tem tudo na cabeça o projeto, o computador tudo”, diz a menina.

No início era só um sonho compartilhado para algumas pessoas da cidade. Até que uma cartinha da menina foi parar nas redes sociais e gerou uma campanha para incentivar a doação de livros. “Eu pensei que ia ser só um exemplo, só aquela mesinha ali de livro só aquilo”, falou Mel.

A história da mel formou uma grande mobilização. Muitas instituições e empresários decidiram tornar real o sonho da menina criando vários pontos de arrecadação de livros pelo Estado.

Só no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió, são quatro locais de coleta. Em menos de uma semana, duzentos livros já haviam sido doados.

Em um mês, a biblioteca ganhou mais de cinco mil exemplares novos e usados. E as doações não param de chegar. “Já não tinha mais utilidade para mim, sei que vai ser mais útil com ela lá, com a comunidade”, falou o estudante Jullyadson Miranda que aderiu à campanha e também doou livros.

A Biblioteca Pública de Alagoas vai ajudar a menina a organizar todo o material. “Estamos apoiando a Mel no que diz respeito ao tratamento técnico desse acervo que ela está recebendo”, disse a diretora da biblioteca, Almiraci Dantas.

A avó da menina diz que está muito feliz pela iniciativa da neta. “O importante agora é que a gente já disponibilizou a sala, mas o mais depressa possível a gente tem que ter um lugar para colocar esses livros. Vai sair, se Deus quiser”, diz a avó Necy Fortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *