Samu no Ar agiliza atendimento a pacientes em estado grave

06 / 07 / 15

Segundo estatísticas do órgão, em cinco anos serviço já assegurou o salvamento de 860 pessoas

O atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aeromédico é exemplo de que o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona, sem exceção, para todos os brasileiros e alagoanos. Utilizado para agilizar o atendimento a pacientes em estado grave e localizados em locais de difícil acesso, o serviço já assegurou o salvamento de 860 alagoanos.

De acordo com o Setor de Estatística do Samu Maceió, de maio até dezembro de 2010, quando o serviço foi oficializado, foram salvas 90 pessoas, em 2011 foram 143, em 2012 165. Em 2013 foram 186, no ano passado foram salvas 208 pacientes e, este ano, até abril, foram salvas 68 pessoas.

Os números representam que a cada dia a população reconhece que e confia no serviço prestado por dezenas de profissionais, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem e condutores socorristas, além do pessoal de apoio. O Samu Aeromédico funciona das 7h às 17h, já que a aeronave não funciona no período noturno.

CONSTATAÇÃO

Um exemplo de eficiência do serviço foi realizado no último dia 19 de maio, ao atender o senhor Cícero Batista Gomes, 58 anos, mecânico de automóvel, que tem uma oficina automotiva, localizada São Miguel dos Campos, a 57 km de Maceió. Ele teve uma das clavículas quebrada e também escoriações no lado esquerdo do corpo.

Cícero Batista Gomes relata que sofreu o acidente depois que um caminhão, suspenso por um “macaco”, despencou sobre ele. Os colegas imediatamente chamaram o Samu Aeromédico para transportá-lo até o HGE, em Maceió. “Jamais pensei que um helicóptero do Samu viesse me transportar para o hospital”, disse ele, ao acrescentar que nasceu naquele dia. Ele foi submetido a diversos procedimentos cirúrgicos, passou oito dias no HGE e mais oito na Santa Casa de Misericórdia do município de São Miguel dos Campos.

Estrutura – Além dos médicos especialistas e de enfermeiros, que realizaram cursos de capacitação para o serviço, a aeronave conta com uma equipe de tripulantes e mecânicos. O Aeromédico é considerado uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A abrangência do serviço da aeronave compreende as áreas das BRs 101, 104 e 316, além das ALs 101 Norte e Sul, 110, 115 e 220.

De acordo com o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, “é fundamental para que possamos salvar vidas de centenas de alagoanos. Ele está à disposição da população, seja de qualquer parte do Estado”, salientou, ao acrescentar que o serviço é extremamente necessário para os casos de acidentes automobilísticos nas rodovias do Estado, onde as vítimas, geralmente, ficam em gravemente feridas.

Os pacientes atendidos pelo Samu Aeromédico são geralmente vítimas de acidentes, a exemplo de colisão em trânsito, transporte de pacientes graves para hospital mais equipado, acidente de trabalho com máquinas, transporte de pacientes para realizar exames complexos em hospitais fora de Maceió e transporte de bebês em estado grave.

HISTÓRIA DO SAMU

O Serviço Aeromédico do Samu foi implantando em fevereiro de 2010 junto com o Corpo de Bombeiros. Hoje ele tem parceria da Coordenação das Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Defesa Social, de acordo com legislação pertinente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O serviço foi oficializado em maio daquele ano.

A aeronave fica à disposição da população, no hangar do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. O helicóptero é moderno, modelo Esquilo 355 bi-turbina, totalmente equipado e adaptado para o socorro de pessoas em estado grave, com risco de morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *