Sebrae capacita empresas do setor químico

02 / 07 / 15

Planejamento, perspectivas, custos e rentabilidade foram temas discutidos no encontro em Maceió

Empresários e representantes da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas reuniram-se, na quarta-feira (1/7), para capacitações voltadas para exportação, custos e rentabilidade do segmento. O encontro, promovido pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió.

Durante o dia, foram realizadas apresentações de especialistas e discussões sobre a performance das empresas no atual cenário econômico nacional e internacional, bem como capacitações desenvolvidas pelo Sebrae em Alagoas e seus parceiros, em prol do fortalecimento do segmento e desenvolvimento econômico do estado.

“A Cadeia Produtiva de Química e Plástico é um dos segmentos mais importantes para Alagoas. Nós já avançamos muito nessa área, e encontros como esse, além de promoverem a sustentabilidade e o fortalecimento das empresas, reconhecem e inserem o estado no cenário econômico nacional”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes.

Fernando Tenório, analista técnico da Unidade de Indústria, reforçou a afirmação do diretor técnico, pontuando que, diante do momento atual da economia no país, ações de capacitação e qualificação contribuem para o desenvolvimento das empresas dessa cadeia produtiva, dando possibilidades para que elas permaneçam no mercado.

“Conhecimento sempre resulta em desenvolvimento e resultados positivos. Na medida em que as empresas capacitam-se e se preparam melhor, elas obtêm a oportunidade de assumir novos desafios e alcançar novos mercados. Principalmente diante de um cenário econômico desfavorável, o fortalecimento é essencial”, complementou Fernando.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Plástico e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast), Gilvan Leite, reiterou que a parceria representada pelas capacitações dessa quarta é de grande importância para o fortalecimento da Cadeia Produtiva em Alagoas.

“Através dessas capacitações, os empresários recebem apoio para qualificar ainda mais o segmento, que está cada vez mais forte, e, assim, contribuir com o crescimento da economia do país”, defendeu Gilvan Leite.

ESPECIALISTAS

No primeiro momento, pela manhã, o especialista em Comércio Exterior da Think Plastic Brazil, Aleksander Richard, e o consultor em Comércio Exterior da empresa Aduaneiras, Maurício Antunes, abordaram conteúdos voltados para o processo de exportação. Foram analisados temas de planejamentos estratégicos, competitividade, marketing e aspectos político-econômicos e mercadológicos do país.

Durante a tarde, os temas foram “custos” e “rentabilidade”. A empresa Advisia orientou os participantes sobre alocação de custos, relatórios planejados e controle do fluxo de caixa, entre outros processos que compõem a gestão empresarial.

Funcionária de uma empresa de produtos de PVC no município de Arapiraca, Simone Sena participou do encontro com seus diretores e colegas, demonstrando satisfação com os temas e com a qualidade dos conteúdos abordados.

“É interessante que a ação esteja sendo oferecida para todo o estado, e não só para empresas da capital alagoana. É importantíssimo aproveitarmos, cada vez mais, essas oportunidades de obter novos conhecimentos, e acredito que esse momento de aprendizado vai trazer retorno no futuro”.

(PICPLAST

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPLAST), lançado em 2013, é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior petroquímica das Américas. O projeto propõe o desenvolvimento do segmento plástico no Brasil, através de ações de contribuição e incentivo à competitividade e fortalecimento do segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *