Exposição lembra 60 anos do Gogó da Ema

03 / 08 / 15

Agência Central dos Correios expõe fotos antigas do coqueiro famoso

Continua em cartaz, até o dia 14 de agosto, no Cantinho Cultural da Agência Central dos Correios, na Rua do Sol, em Maceió, a mostra de fotografias em alusão aos 60 anos do Gogó da Ema – o coqueiro símbolo da orla da cidade. Sob a curadoria do historiador José Bilu, a exposição traz também textos e registros de fatos históricos da frondosa árvore – inclusive, no período de sua queda.

Bilu destaca que o evento é uma homenagem a essa significativa passagem de tempo: “A exposição tem fotos, poesias que retratam o coqueiro; painéis e recortes de jornais antigos, sobre o coqueiro, que era atração de Maceió: é praticamente uma lembrança e cultura é muito difícil de fazer hoje em dia”.

Segundo contam os historiadores, o coqueiro foi plantado por dona Constança Araújo, no século XIX, no sítio Ponta Verde, na orla de Maceió. “Temos fotos de autoridades posando para fotos no local e muitos turistas vinham de fora para conhecer”, observa o corador da mostra.

“Para se ter ideia, o Gogó da Ema era tão importante para a história de Maceió, que o pessoal hoje vai ao shopping e naquela época ia para a praia para fazer piqueniques, fotografias e lazer; era um ponto de referência da cidade. Era o local dos encontros entre namorados, que deixavam suas iniciais na árvore; de lá se observava, a lua cheia; um espetáculo visual dos mais encantadores”, acrescentou Bilu.

SERVIÇO:

O Cantinho Cultural dos Correios é aberto para a visitação de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, no hall da Agência Central dos Correios, situado na Rua do Sol – Centro de Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *