Educação e Sinteal discutem reivindicações e calendário escolar

10 / 09 / 15

Para o Sindicato dos Trabalhadores da Educação, reformulação dos planos será um ganho para os servidores

O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, recebeu, na terça-feira, 8/9, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). A audiência, que já estava prevista, coincidiu com o término da greve do magistério da rede estadual, nesta mesma data, após a categoria aceitar os 7% de aumento oferecidos pelo governo estadual.

Na reunião, foram discutidos os principais pontos de reivindicações apresentados pelos representantes dos trabalhadores: reformulação dos planos de cargos e carreiras do magistério e do administrativo; aumento de carga horária para professores; convocação da reserva técnica do último concurso; abertura de novo edital para contratação de professores efetivos; além da reformulação e atualização do Estatuto do Magistério.

Comprometido em elevar a educação pública de Alagoas a novos patamares, o secretário Luciano Barbosa garantiu que o Governo do Estado estará sempre aberto a discussões com representantes das categorias e que não medirá esforços para reconhecer o trabalho dos profissionais da pasta.

“Lutar por uma educação de qualidade foi nosso compromisso e é por isso que estamos lutando desde que assumimos, mas temos que fazer as coisas com os pés no chão. Vamos constituir uma comissão com representações das secretarias da Educação (Seduc), da Fazenda (Sefaz), do Planejamento (Seplag), Conselho do Fundeb e Sinteal, para discutirmos as possibilidades de reformulações dos planos de Cargos e do Estatuto do Magistério”, garantiu Barbosa.

Para a presidente do Sinteal, Consuelo Correia, mesmo sem obter os 13,1% de reajuste pleiteado pela categoria, o atendimento aos pontos elencados representará valorização para os servidores.

“Esperamos que o governo efetive o que foi proposto. Conseguir a reformulação dos planos será um ganho para os trabalhadores em geral. O Estatuto também precisa avançar”, declarou a educadora.

CALENDÁRIO ESCOLAR

Representantes tanto da Seduc quanto do Sinteal garantiram que a prioridade neste momento será a reorganização do calendário escolar, para não comprometer o ano letivo 2015. De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Campos, será feita a análise de situação de cada unidade escolar, visto que a maioria das escolas funcionaram parcialmente durante o período de greve.

“Vamos observar cada caso, cada escola, analisando diários de classes, frequências e outros instrumentos, para definirmos como será feita a reposição das aulas, se aos sábados ou redução de férias e recesso. O importante é não prejudicar nosso aluno e garantir o cumprimento do período letivo previsto pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que é de 200 dias”, afirmou a superintendente.

Ainda segundo Maridalva Campos, serão feitas reuniões com técnicos das gerências regionais de educação (Geres) para este acompanhamento.

PLANO DE REPOSIÇÃO

As escolas da rede estadual que aderiram à greve dos servidores da Educação – encerrada na terça-feira (8) – deverão apresentar um plano de reposição de aulas em até 15 dias. A informação foi repassada nesta quarta-feira (9), durante reunião com as Gerências Regionais de Educação.

A greve teve duração de 54 dias, dos quais 38 são considerados dias letivos – subtraindo-se os sábados, domingos e feriados. Segundo a superintendente de Gestão da Rede Estadual, Maridalva Campos, este plano será construído pelas unidades de ensino em parceria com as Gerências Regionais de Educação.

“Ao todo, 18% das escolas pararam durante a greve e estas deverão apresentar um plano para repor os 38 dias letivos que não foram dados durante a paralisação. Dentre as alternativas para reposição, estão aulas aos sábados e contraturnos. Este planejamento será feito de acordo com a realidade da escola e de forma a atender o aluno da melhor maneira”, explica a superintendente.

Um dia após o anúncio do fim da greve, as escolas que estavam paralisadas promoveram limpeza da unidade de ensino e devem retomar as atividades a partir desta quinta-feira (9).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *