Hemoal se moderniza para agilizar atendimento a doadores

05 / 10 / 15

Além de certificações, unidade investe em equipamentos modernos e ampliação do espaço físico

Detentor de cinco Certificados de Proeficiência em Hemoterapia, concedidos pelo Ministério da Saúde a um seleto grupo de serviços de captação de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está em permanente modernização. Por meio de investimentos constantes na aquisição de equipamentos de última geração, no treinamento constante da equipe técnica e na ampliação da estrutura física, o órgão atende a todas as certificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Prova disso é que, somente este ano, durante monitoramento do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (PAEQ), realizado pelo Ministério da Saúde, o Hemoal foi certificado por ter obtido 100% de acertos nos exames de Sorologia, que atestam a qualidade do sangue liberado para transfusão. De acordo com as considerações finais do monitoramento, 90 serviços de hemoterapia brasileiros foram avaliados e apenas 3,39% deles – incluindo o hemocentro alagoano – apresentaram 100% de acertos, comprovando desempenho satisfatório na avaliação prática e 100% de participação na avaliação teórica.

E no final de setembro, após auditoria de técnicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), o plasma produzido pelo hemocentro alagoano atendeu aos padrões de qualidade exigidos e foi habilitado para a fabricação de hemocomponentes, a exemplo do Fator VIII, utilizado para coagular o sangue. Certificações que, segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, “são decorrentes dos investimentos na modernização da unidade, que no final de setembro teve sua estrutura de coleta de sangue ampliada”.

Modernidade – Avanço que foi reconhecido pelo doador voluntário de sangue, Sérgio Severino da Silva, que esteve no Hemoal recente para doar plaquetas por aférese. “Aqui nós temos a certeza de encontrar um órgão público que presta um serviço de qualidade. Desde os técnicos, passando pela estrutura física, tudo aqui é nota dez. tudo moderno, limpo e o tratamento com o doador é excelente”, elogiou o doador voluntário.

Ampliação da Coleta – A ampliação ocorreu após a reforma da Unidade de Coleta de Sangue, onde o Hemoal pode atender, simultaneamente, dez voluntários. Fato que representa um aumento de 66% no percentual de doadores atendidos ao mesmo tempo, uma vez que anteriormente o espaço físico comportava seis poltronas e agora cabem dez.

Com isso foi agilizado o atendimento aos doadores voluntários de sangue e de plaquetas por aférese, reduzindo o tempo de espera para a conclusão do processo de doação voluntária de sangue. Construída com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 98 mil, a nova Unidade de Coleta de Sangue do Hemoal atende a todas as especificações da Anvisa, do Sistema Nacional de Sangue (Sinasan) e está em conformidade com a política nacional de acessibilidade, possibilitando que pessoas com deficiência também possam praticar o gesto solidário, que salva até quatro vidas.

“Nosso propósito é manter o estoque de sangue estabilizado para atender satisfatoriamente a demandas das maternidades e hospitais alagoanos. Com a ampliação da Unidade de Coleta de Sangue, esperamos aumentar o número de bolsas coletadas diariamente, uma vez que necessitamos de 100 por dia, mas raramente conseguimos atingir este número”, pontuou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *