Alunos tomam posse no Parlamento Jovem

01 / 11 / 15

Durante um ano, jovens vivenciarão jornada de deputado estadual e, no próximo dia 6, participam de sua primeira sessão na Assembleia Legislativa

Desde essa quinta-feira, 29, Alagoas tem 27 novos deputados: eles têm menos de 18 anos e ainda não concluíram o Ensino Médio, mas já sabem o que querem para a sua cidade, seu estado e sua comunidade. São os alunos da Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, que foram empossados no Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Eleitos em sua própria comunidade escolar, os jovens vivenciarão durante um ano a jornada de um deputado estadual, representando os anseios e demandas da comunidade estudantil alagoana. Eles inclusive terão a oportunidade de apresentar um projeto de lei que poderá ser apreciado pela ALE.

Presente à solenidade, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, elogiou a iniciativa. “Parabenizo o Parlamento Alagoano por este projeto e por escolher uma de nossas escolas para vivenciar este processo. Nas escolas, já exercemos a gestão democrática por meio das eleições de diretores e conselho escolar onde toda a comunidade escolhe seus representantes. Agora, estes jovens serão testemunhas de uma experiência única”, ressaltou Barbosa, lembrando que a Escola Marcos Antônio é pioneira na implantação do modelo de ensino médio em tempo integral e que servirá de referência para outras 13 unidades que adotarão o sistema a partir de 2016.

Para o deputado Ronaldo Medeiros, presidente da Escola Legislativa, o momento é histórico. “Por meio deste projeto, queremos aproximar o jovem do processo político. A nossa meta é ampliarmos esta ação ainda mais em 2016”, adiantou.

Já a diretora da unidade de ensino, Adenilma Brandão, disse que o projeto vai enriquecer a formação dos alunos. “Em nossa escola, incentivamos protagonismo juvenil em todas as ações e o Parlamento Jovem agregará ainda mais. Temos certeza que nossos alunos representarão muito bem os jovens alagoanos”, afirmou.

Privilégio

Os recém-empossados deputados também falaram da importância do Parlamento na sua trajetória estudantil. “Seremos uma ponte entre o Legislativo e a comunidade estudantil. Isso é uma honra, mas também uma grande responsabilidade”, disse Eugênio Torres, aluno do 2º ano do Ensino Médio. Seu colega Aderbal Dias, também do 2º ano, complementou: “temos o privilégio de estudarmos na escola modelo e de também sermos os primeiros integrados a este projeto, que muda o conceito do jovem sobre política”.

Inae Rodrigues, estudante do 1º ano, lembrou que, antes da posse, o grupo passou por um período de capacitação acerca de elaboração de projetos de lei e da apresentação em público. “Agora, temos a responsabilidade e o dever de lutar pelos nossos direitos e exercermos nossa cidadania”, declarou a garota.

Eleição

Após serem empossados, os 27 jovens deputados elegeram a sua mesa diretora, composta por Aderbal Dias na presidência, Herbert Mateus na vice-presidência e Rayane Yasmin Tavares como primeira secretária.

Os estudantes retornam à Assembleia na próxima sexta-feira, dia 6 de novembro, quando participarão da primeira sessão do Parlamento Jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *