Estudantes da rede estadual conquistam vagas na Ufal

11 / 02 / 16

Rede teve alunos aprovados em Medicina, Direito e Odontologia

Na semana em que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou sua lista de espera, as escolas da rede pública estadual comemoram a aprovação de seus alunos nas principais universidades de Alagoas (Ufal, Uncisal, Uneal). Na Universidade Federal de Alagoas, por exemplo, a rede estadual teve estudantes selecionados para os cursos mais concorridos da instituição: Medicina, Direito e Odontologia.

O número exato de aprovados ainda está sendo levantado pelas Gerências Regionais de Educação (Geres) junto às escolas, mas, os resultados já encontrados são animadores, conforme afirma o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

“Temos alunos selecionados e ingressando nas principais instituições de ensino superior de Alagoas em cursos como Medicina, Direito, Odontologia, Fisioterapia e Administração. Esta conquista é resultado do que eles aprenderam na rede estadual e, por isso, rendo homenagens aos professores, que também são responsáveis por estes resultados”, declarou o secretário.

Medicina

A Escola Estadual Álvaro Paes, de Coité do Noia, está entre as que comemoram a aprovação de seus alunos em universidades de Alagoas e fora do Estado. Tradicional celeiro de medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a unidade teve duas estudantes aprovadas em Medicina da Ufal, além de alunos selecionados em cursos como Odontologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Geografia e Biologia.

Aos 17 anos, Viviane Beatriz dos Santos foi uma das aprovadas em Medicina para o campus Arapiraca da Ufal. Aluna da escola desde o 6º ano do Ensino Fundamental, Viviane sempre foi dedicada aos estudos, dividindo seu tempo entre escola, cursinho e estudos em casa. A garota diz que o apoio dos professores foi essencial na sua aprovação.

“Além de nos incentivar o tempo inteiro, eles focaram bastante no Enem, dando dicas e trabalhando vários temas para dissertação”, contou a garota, que obteve 980 pontos na prova de Redação.

A conquista de Viviane é motivo de orgulho em dobro para a escola: além de conseguir uma vaga em um dos cursos mais disputados do ensino superior, a jovem é filha de um funcionário da escola, Laécio Silva, que, há 16 anos, atua como vigilante noturno da unidade de ensino. “Meu pai sempre foi uma referência para mim, mostrando a importância dos estudos e de buscarmos as melhores escolhas para nossas vidas. Esta conquista eu também dedico a ele”, frisou Viviane.

Direito

Na Escola Estadual Marcos Antônio, no complexo Benedito Bentes, também há motivos de sobra para comemorar: inicialmente, foram seis alunos aprovados, com chance de se aumentar este número. Dentre estes, estão Inayara Figueiredo, aprovada em primeiro lugar na cota para as escolas públicas do curso de Direito da Ufal.

A garota, também aprovada em primeiro lugar no curso de Engenharia da Produção da Faculdade Pitágoras, diz que a metodologia de ensino integral da escola foi importante para a sua aprovação. “Como estávamos acostumados ao ritmo do ensino integral, onde estudamos os dois horários, a prova do Enem não foi cansativa. Também tivemos uma rotina intensa de estudos, com aulões aos sábados, cursos online, cursos de lógica. Por estarmos nesta modalidade, também tínhamos maior proximidade com nossos professores, que sabiam exatamente como trabalhar nossos pontos fortes e fracos em sala de aula”, observou Inayara.

Inayara diz que a Marcos Antônio possui qualidade de ensino comparável “a muitas escolas particulares” e que os colegas que cursarão todo o ensino médio na instituição deverão ter um desempenho ainda melhor no Enem. “Além disso, ao terminarmos o Ensino Médio, temos também uma formação profissionalizante. A minha turma, por exemplo, participou de cursos de organização de eventos e recepcionista em meios de hospedagem, onde tivemos oportunidade de estagiar e fazermos muitos contatos profissionais”, contou.

A diretora adjunta Rosangela Rodrigues, comemora o resultado da unidade em seu primeiro Enem e destaca o compromisso do corpo docente. “Temos professores muito empenhados e que tiveram um olhar especial para as turmas de 3º ano”, relatou a gestora.

Odontologia

Já a Escola Estadual Doralice Moura, em Rio Largo, teve, dentre seus aprovados Letícia Nawany Tavares de Lima, 18 anos, que conquistou uma vaga no curso de Odontologia da Ufal. A jovem, que sempre sonhou cursar uma faculdade na área de saúde, se diz realizada com a conquista. “Estou muito feliz porque a minha pontuação deu para entrar na Ufal no curso de Odontologia, que é muito concorrido”, afirmou Letícia.

Para ela, que vem de família de baixa renda, a mãe é dona de casa e o pai, caminhoneiro, estudar numa faculdade pública é a concretização de um sonho. “Como dentista, poderei ajudar muitas pessoas”, disse Letícia. Com 820 pontos na Redação, a jovem conta que já esperava pelo tema abordado na prova. “Dias antes do Enem, conversando com amigos, falei que a violência contra a mulher poderia ser um dos assuntos da redação. Acabei acertando”, comentou.

Letícia sempre foi destaque na escola, segundo confirma a ex-diretora geral Rosangela Gomes, que deixou o cargo no início deste ano. “Ela é muito querida, dedicada, estudiosa e tem uma cabeça muito boa, muito madura, para tão pouca idade”, observou Rosangela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *