Escola mobiliza Taquarana com Semana de Artes

23 / 05 / 16

Até 28 de maio, Escola Estadual Santos Ferraz promove apresentações de dança, teatro, música, poesia e cinema em sua sede e espaços públicos

A Escola Estadual Santos Ferraz, no município de Taquarana, é uma referência de qualidade de ensino na rede estadual no Agreste alagoano. Em 2012, a unidade conquistou o Prêmio Gestão Escolar, honraria concedida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) às instituições com boas práticas de gestão. Conhecida pela sua excelência de ensino, a unidade também é presença constante nas premiações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Além disso, há dez anos, a escola se tornou referência como centro de manifestação cultural, e, ​desde a última sexta-feira (20), realiza mais uma edição de sua Semana de Arte. O evento, cujas atividades se revezam entre a sede da escola e espaços públicos de Taquarana, ocorre até o dia 28, envolvendo o município em apresentações teatrais, musicais, recitais de poesia e cinema.

Tudo começou há onze anos, quando a professora de Língua Portuguesa Luzia Rosa organizou um recital de poemas e exposição de pinturas. Dois anos depois, o professor de Arte e atual diretor Igor Rozza chegou à escola e uniu forças com Luzia na organização da primeira edição da Semana de Arte, abrangendo diversas linguagens artísticas: teatro, dança, cinema e música.

A partir da terceira edição, o evento se consolidou no calendário cultural de Taquarana, visto que a unidade, neste período, abre suas portas para a comunidade, atraindo ex-alunos que traziam seus parentes e amigos.

“Um episódio curioso começou a acontecer a partir da sétima edição, pois como a escola já não comportava tantas pessoas, passamos a nos apropriar de ruas, praças, feira-livre, casa de eventos, quadra de esportes, sítios, prédios públicos da cidade para as nossas apresentações”, lembra Igor, que também é ator da Companhia Insanos, um dos mais premiados grupos teatrais de Alagoas. Esta mesma companhia também conta com professores e ex-alunos da escola entre seus integrantes.

MULTIDISCIPLINAR

Igor estima que mais de mil pessoas, entre pais, alunos e professores participem da décima edição da Semana de Arte, que iniciou às 21h na sexta-feira nas ruas de Taquarana. Ele destaca que, além de revelar talentos e proporcionar diversidade de oferta cultural à população, o evento funciona como uma ferramenta multidisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar e propiciando a abordagem de diversos temas.

“Todos os professores ajudam na proposta e na resolução do que é proposto aos alunos: seja na produção e pós-produção do filme, na costura e pesquisa das roupas da moda, nos ensaios de Teatro e dança, na pintura da escola, nas músicas de engajamento, nas performances pelas ruas da cidade. Pois, além de abordarmos os conteúdos programáticos, trabalhamos o que não está escrito no currículo: desenvoltura, sentimento, emoção, felicidade e satisfação. Os estudantes acabam se encontrando como seres sociais e humanos, colocando na prática estas vivências”, afirma Igor.

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação da décima edição da Semana de Arte da Escola Santos Ferraz

Sábado, dia 21:
8h, Feira Livre, Flashmob: Uma Homenagem a Pina Bausch;

Segunda-feira, dia 23:

8h- Centro de Taquarana, Intervenção Urbana: Entre Saltos;
Tarde (Escola Santos Ferraz)
14h- Apresentação dos Jardins Suspensos;
14h30- Recital de Shakesperare, Florbela Espanca e
​Cecília Meireles;
15h- Apresentação da pintura da Escola;
15h30- Teatro: “Meus Lixos, minhas regras” (Cia de Segunda sem Nome);
16h- Teatro: “Resta Um” (Clowns de Quinta);
Noite(Quadra Municipal);
20h – Abertura Oficial com Grupo de Robótica​;​
20h – Desfile de moda clássica​;​

Terça-feira, dia 24:

Noite(Quadra Municipal);
20h – Dança
​;​
20h – Coral​;​
20h- Óperas​;​

Quarta-feira, dia 25:

20h (Praça Manoel Rodrigues) – Teatro: “Um Farso Quixote de la Taquarana” (Cia Insanos)​;​

Quinta-feira, dia 26:

20h (Escola Santos Ferraz) – Dança/Teatro: “Café Müller”(Cia de Segunda sem Nome);

Sexta-feira, dia 27:

20h (Quadra Municipal)- Clipes: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, música de Liniker; “Othelo”, de William Shakespeare, música de Jhonny Hooker; “Ilíada”, de Homero, música de Maurício Pereira; “Lucíola”, de José de Alencar, música de Sia; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, música de Bjork;

21h- Cinema: “Destino pros teus olhos vermelhos”;

Sábado, dia 28:

8h, Feira Livre- performance “Os cegos, os mudos e os atados”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *