Procon informa consumidores sobre recall de automóveis

24 / 05 / 16

Jeep e Kia Soul convocam clientes para reparo em veículos fabricados pelas empresas

O Procon/AL informa aos consumidores sobre campanhas de chamamento – recall. As empresas Kia Motors do Brasil LTDA e FCA FIAT Chrysler Automóveis Brasil LTDA. convocam os consumidores para substituição de peças automobilísticas.

FCA

A Jeep convocou um grande recall que atinge 24.599 unidades do SUV Renegade. Até que o reparo seja feito, os proprietários do carro são orientados a não utilizar o sistema de controle de velocidade (Cruise Control). Todos os Renegade que devem retornar às oficinas da empresa são ano/modelo 2015 e 2016 e equipados com motor 1.8 flex e câmbio automático. Os chassis variam de 988611122FK000379 a 988611122GK038985.

Segundo a empresa, a falha detectada pode desligar o motor e alterar características da direção elétrica e da frenagem enquanto o carro está em movimento. O defeito de fabricação gera risco quando o “piloto automático” está ativado em descidas e deve ser resolvido depois que a Jeep atualizar o software da central de controle do motor. Este equipamento é responsável por gerenciar o controle de velocidade do carro e, com a falha, gera risco de acidentes.

Os reparos são gratuitos, conforme exigidos por lei, duram cerca de 30 minutos e começaram no dia 18 de maio. Para esclarecer dúvidas e realizar o agendamento do conserto, a Jeep oferece o telefone 0800-703-7150.

Kia

A Kia Motors anunciou um recall. São 755 unidades envolvidas, modelos 2014 e 2015, produzidas entre 18 de janeiro de 2014 e 30 de setembro de 2015, que podem apresentar um defeito na caixa de direção.

De acordo com a empresa, nas unidades afetadas, foi constatada a emissão de ruído anormal da caixa de direção quando o volante é movimentado, devido à insuficiência do adesivo travante da porca do pinhão da caixa de direção.

Esse problema poderá dificultar a movimentação da direção do carro, além de gerar ruídos anormais da direção. Em casos extremos, pode ocorrer o desprendimento da porta do pinhão, com risco de acidente e eventual lesão, devido à dificuldade de movimento do volante.

Os reparos são gratuitos e a empresa vai promover o ajuste ou substituição da porca de fixação do pinhão da caixa de direção das unidades envolvidas, com tempo de reparo de cerca de 2 horas. Os modelos têm finais de chassis de 088380 a 815060. A campanha terá início no dia 4 de julho, mediante agendamento em uma concessionária.

Para maiores informações, a Kia Motors disponibiliza o telefone 0800 77 11011 e o site www.kia.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *