Cerveró: filho de FHC fez pressão por contrato

07 / 06 / 16

Em vídeo, delator diz Paulo Henrique pressinou para uma empresa fechar parceria com a Petrobras

Em vídeo que acompanha sua delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró afirmou que o filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Henrique Cardoso, foi usado como “instrumento de pressão” para uma empresa fechar parceria com a Petrobras.

Segundo Cerveró, Paulo era diretor de uma empresa que se associou à Petrobras para construção de uma termoelétrica, entre 1999 e 2000, quando o delator era subordinado ao ex-senador Delcídio do Amaral na diretoria de Gás e Energia da estatal.

A associação da firma ligada ao filho de FHC à Petrobras, afirmou Cerveró, veio de uma ordem direta do então presidente da estatal, Philippe Reichstul.

“Paulo Henrique Cardoso era um dos diretores. Ele era como elemento de pressão. Não sabia nem o que era uma termoelétrica”, disse Cerveró, no vídeo de seu depoimento. O ex-diretor afirma que a empresa se chamava PRS Participações.

No vídeo, ele conta detalhes da reunião na qual o lobista Fernando Baiano levou empresários da espanhola Unión Fenosa para conversar com o ex-diretor sobre o contrato da termoelétrica, a pedido de Delcídio. Na ocasião, porém, o contrato já estava prometido para a empresa do filho de FHC.

Cerveró classificou a reunião de “constrangedora” porque os empresários foram lhe encontrar na expectativa de fechar o negócio. “E o cara [da empresa espanhola] já ‘Onde assino? Dónde firmo?’. E eu, naquela situação de cheiro desagradável”, contou.

“Eu falei, não espera aí. ‘Creo que hay un equívoco’. Rapaz, quando eu falei que ‘hay un equívoco’, não é bem assim não, o Fernando ficou branco. O Fernando não conhecia este detalhe”, afirmou Cerveró.

“Por que não estava aberta? Por que o filho, o primeiro filho, fazia parte da sociedade que fez a térmica da Reduc. O primeiro filho do FHC, Paulo Henrique Cardoso. Ele fazia parte da empresa que era sócia, que já tinha fechado o acordo pra fazer a térmica”, disse.

Cerveró foi questionado então pelos investigadores se o acordo fechado era formal ou informal. “Formal já, por instrução do Philippe Reichstul, direto”, respondeu o ex-diretor.

OUTRO LADO

Em nota divulgada na semana passada, a assessoria de FHC informou que as acusações de Cerveró “não têm qualquer fundamento”. “Notícias veiculadas pela mídia a propósito de delação do senhor Nestor Cerveró sobre o governo FHC não têm qualquer fundamento”, afirma nota publicada na página de FHC no Facebook.

“Fernando Henrique Cardoso jamais interferiu ou orientou aquisições pela Petrobras durante os dois mandatos que exerceu como presidente da República. Esclarecimentos mais detalhados podem ser prestados pelos técnicos que dirigiram a empresa no período mencionado”, diz o comunicado.

A assessoria de Paulo Henrique Cardoso informou que ele desconhece a empresa PRS e nunca teve qualquer relação com ela.

Em carta enviada à Folha na semana passada, Reichstul disse que nunca ouviu “qualquer menção” sobre o envolvimento de Paulo Henrique Cardoso em negócios com a estatal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *