Obras vão beneficiar 76 grotas de Maceió
Renan Filho cria comissão para acompanhar projetos do 'Pequenas Obras, Grandes Mudanças'
O governador Renan Filho e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram, na manhã da terça-feira (4 de julhp), no Palácio República dos Palmares, o programa Vida Nova nas Grotas. A iniciativa expande as ações do Pequenas Obras, Grandes Mudanças e eleva os investimentos em mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda em todas as 76 comunidades existentes em Maceió.
Renan Filho recordou que 24 grotas já foram beneficiadas pelo Pequenas Obras, Grandes Mudanças, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões. De acordo com ele, o Governo do Estado vai aplicar um aporte financeiro do mesmo valor no Vida Nova nas Grotas, que beneficiará 40 comunidades até o final de 2017 e mais 36 no próximo ano, atendendo os mais de 250 mil moradores dessas localidades.
“Nós lançamos o Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que terminou crescendo pela sua magnitude. Hoje, com a parceria da ONU, nós vamos aumentar o escopo do programa, dar-lhe um caráter mais social, aproximá-lo de quem mais precisa, fazer as intervenções básicas nas comunidades. São obras muito importantes, afinal de contas o cidadão precisa ter acesso ao que a cidade lhe oferece: sair pra trabalhar, voltar no final do dia para casa, levar seu filho à escola, ir ao médico. Tudo isso reunido cria um programa muito mais amplo que o é o Vida Nova nas Grotas em parceria com a ONU”, declarou Renan Filho.
Durante a solenidade realizada no Salão de Despachos, ele assinou o decreto que designa a Comissão Especial para acompanhamento dos projetos que são objetos do Acordo de Contribuição, celebrado entre o Escritório Regional para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para Habitação e Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Estado de Alagoas.
A solenidade contou com a presença de secretários estaduais e dos representantes da ONU-Habitat: Alain Grimard e Rayne Ferretti Moraes. Eles anunciaram que a Organização vai instalar um escritório em Alagoas e, para isso, foi lançado no site onuhabitat.org o edital para a contratação de três profissionais.
“Como nossa sede fica na cidade do Rio de Janeiro, a gente precisa estabelecer um núcleo aqui. Por isso, estamos abrindo um escritório inicialmente com três pessoas: um coordenador de programa, um analista de programa e um assistente de programa. Eles serão orientados pela supervisão nacional e também por meio de nossos especialistas instalados na África, em Nairóbi. Todo o projeto vai ter esse componente de maneira transversal, em conjunto com os servidores. Um dia a gente vai embora e esse conhecimento fica”, afirmou Rayne Ferretti.
Ela explica que o Vida Nova nas Grotas é um programa integral, que possui uma visão holística e abrangente sobre os principais assuntos que afetam os moradores das comunidades beneficiadas. O programa possui dois eixos centrais de atuação.
O primeiro deles é a produção de dados e informações. Os técnicos vão trabalhar os índices de prosperidade da ONU-Habitat, focado, dentre outras dimensões, em inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura, legislação e governança.
“O segundo eixo de atuação é o trabalho nas grotas. Vamos fazer um mapa rápido participativo, o levantamento dessas informações e a produção de diagnóstico e de análises de todas as grotas de Maceió. Temos ainda o componente de espaços públicos e prevenção à violência, olhando esses espaços como locais de convivência e de inclusão social. Há, ainda, o tema de desenvolvimento econômico local, inclusão produtiva, estratégias para finanças sustentáveis e a capacitação de servidores”, complementou.
IMPORTÂNCIA
O governador Renan Filho ressaltou a importância do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que deu a partida para o Vida Nova nas Grotas lançado nesta terça-feira. Ele lembrou que o programa inicial, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), construiu 8,5 km de escadarias, mais de 13 mil metros lineares de corrimão e cerca de 14 mil metros quadrados de calçadas e espaços para convivência.
“Esse é um programa permanente, que vai chegar a todas as 76 comunidades de Maceió”, afirmou o governador, acrescentando que, após consolidar a iniciativa na capital, vai interiorizar o Vida Nova nas Grotas pelos municípios alagoanos.
“Vemos aqui em Alagoas, no governador e nos secretários, vontade de mudar as coisas, de atingir o desenvolvimento sustentável. Queremos apoiar essa iniciativa de acesso às grotas e também dar mais dignidade e direito à cidadania”, acrescentou o oficial internacional sênior da ONU-Habitat, Alain Grimard.
Link para as vagas: http://nacoesunidas.org/vagas/brasil/
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Descaso com ensino público aumenta evasão escolar em AL
Escolas do Estado tiveram redução de 10 mil alunos em 2010, em comparação com 2009
Uncisal divulga edital de Transferência
Inscrições, incluindo Reopção e Equivalência, devem ser realizadas pela internet no período de 27 de abril até 12 de maio. Confira o Edital de Seleção do PSCTRE/UNCISAL/22 Para efetivação da inscrição, o candidato deverá pagar taxa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). A instituição oferece também Isenção de taxa de inscrição: Poderá requerer isenção de…
Conselhos populares: Senado derrubará proposta, diz Renan
Presidente do Senado argumentou que insatisfação dos parlamentares com decreto já era antiga