Helvio Auto reavalia crianças notificadas com zika congênita

25 / 08 / 17

Bebês nascidos a partir de 2015 vão passar por uma reavaliação, com novos exames e teste

No próximo sábado (26), o Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) sediará um mutirão para reavaliação e acompanhamento de crianças que foram notificadas com zika congênita e, após primeira avaliação, tiveram o diagnóstico descartado. O evento vai das 8h às 17h e pretende atender 50 crianças e suas famílias.

O evento, intitulado Expresso Nana, é organizado por um grupo de trabalho interinstitucional chamado GTNANA, que agrega profissionais das áreas da Educação, Saúde e Defensoria Pública. O nome do grupo faz alusão à boneca Nana, que foi desenvolvida no Brasil para ajudar no estímulo táctil e visual de crianças acometidas pela zika congênita.

“Este primeiro mutirão é voltado para crianças de Maceió que foram notificadas com zika congênita, passaram por uma primeira avaliação e logo após foram descartadas. Agora vamos realizar uma reavaliação, com novos exames e testes, uma vez que elas não estão sendo acompanhadas de forma sistemática. Essas crianças nascidas a partir de 2015 podem ter sido infectadas pelo zika durante a gravidez da mãe”, explicou a infectologista e coordenadora do SAE do Hospital Helvio Auto, Mardjane Alves, que está à frente deste mutirão.

No dia 26 serão ofertadas consultas em pediatria (incluindo avaliação com o neuropediatra), otorrinolaringologia, oftalmologia, além da avaliação de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional no Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Uncisal, vizinho ao SAE do Hospital Helvio Auto.

Ainda vão ser realizados exames de avaliação auditiva, avaliação visual e avaliação do desenvolvimento psicomotor. Outros exames necessários para apontar a causa de uma possível alteração no desenvolvimento da criança também serão solicitados dependendo de cada caso. Para as mães, será disponibilizado atendimento ginecológico (com coleta de citologia), teste rápido para HIV e avaliação clínica para prevenção de câncer de mama.

Os profissionais do Serviço de Assistência Especializada do Hospital Helvio Auto desta vez serão os responsáveis pela emissão do relatório com a conclusão dos casos ou encaminhamentos para reabilitação e para avaliação de outros especialistas caso seja necessário.

Profissionais do INSS, assistentes sociais da Secretaria de Estado e Municipal de Assistência Social, profissionais do Programa Bolsa Família e um defensor público também estarão presentes para viabilizar demandas em suas áreas.

Técnicos da Educação vão participar do evento para fazer um levantamento da necessidade de creches para essas crianças, além de promover oficinas com as mães para que elas possam aprender a estimular suas crianças em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *