Lula está preso na Polícia Federal em Curitiba

10 / 04 / 18

Ainda sem banho de sol, ex-presidente lê Elite do Atraso na cadeia, relata advogado

Preso há quase 48 horas na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não tomou banho de sol e tem dedicado a maior parte do seu tempo à leitura, segundo relatou o advogado Cristiano Zanin Martins, que esteve na sede da PF nesta segunda-feira (9). Foi a segunda vez que o defensor, desta vez acompanhado por sua esposa, a também advogada Valeska Teixeira Martins, visitou seu cliente na capital paranaense.

“Um dos livros que o presidente está lendo é Elite do Atraso, do Jessé de Souza”, contou Zanin. “Ele está passando o tempo principalmente com a leitura”, comentou o advogado.

De acordo com Zanin, Lula está “bem sereno, embora indignado com o fato de estar preso sem ter cometido qualquer crime”. Lula foi condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Sobre o banho de sol, ele disse que isso “está sendo organizado”. “É uma questão interna da Polícia Federal, que vai ser organizado acredito que brevemente”. Zanin disse que a questão das visitas ainda será debatida, mas que o foco é tentar a reversão da ordem de prisão.

Nesta segunda, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que o partido está em contato com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e com a PF para tentar flexibilizar os horários de visita do ex-presidente. Segundo as regras da Polícia, os detentos só podem receber familiares e amigos às quartas-feiras.

Lula não comentou com o advogado sobre manifestações externas, vindas do acampamento de apoiadores que fica a cerca de 150 metros da sede da PF. Todos os dias, às 9h30, o grupo grita “Bom dia, companheiro Lula”.

O advogado também relatou que o petista ficou contente com a vitória do Corinthians, que se sagrou campeão paulista no último domingo (8). Lula possui um televisor na sala em que está custodiado na PF. O jogo do título, contra o Palmeiras, foi transmitido pela TV Globo.

O ex-presidente está na sede da PF desde as 22h30 de sábado (7), quase 30 horas após o prazo estipulado pelo juiz federal Sergio Moro para que ele se apresentasse voluntariamente à PF para cumprir a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *