Alagoas sedia a 70ª Reunião Anual da SBPC

23 / 07 / 18

Evento é aberto ao público e oferece várias palestras, cursos e manifestações culturais

Em sessão solene, foi aberta na noite do último domingo, 22/07, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Participaram da solenidade, entre outras autoridades, o governador do Estado, Renan Filho (PMDB), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) e a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professora Valéria Correia.

O evento é aberto ao público e oferece várias palestras. As programações poderão ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição. A inscrição somente será necessária para quem quiser frequentar minicurso (vagas limitadas) ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. Além disso, estão previstas manifestações culturais e artísticas durante o evento.

PALESTRA

SBPC Cultural promove diálogo entre tradição popular e saberes científicos

A programação da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contará com várias atividades que acontecerão ao longo dos dias 22 a 28 de julho. A SBPC Cultural, que ocorre dentro do evento geral, prevê em sua programação mesas redondas com debates, apresentações culturais e artísticas, exibição de curtas e shows. As atividades da SBPC Cultural ocorrerão no Campus A.C Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no bloco da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA). Também estão previstas programações na Praça Sinimbu.

Os eventos da SBPC Cultural no campus servirão para apresentar manifestações culturais e artísticas brasileiras aos participantes. Valores artísticos locais alagoanos também terão um enfoque, como guerreiro e coco de roda.

O coordenador, Marcelo Gianini, fala do privilégio que é uma universidade pública em Alagoas ter o papel de organizadora desse eventol. “A Ufal ter o privilégio de receber a 70ª Reunião Anual da SBPC já é um acontecimento inigualável para o Estado. É de uma suma relevância que mostra a importância da universidade pública no país”, ressaltou.

O professor ainda fala sobre a programação do SBPC Cultural e valoriza as mesas redondas que terá debates sobre arte, cultura e ciência. “Nós tentamos fazer com que as linguagens artísticas conversassem entre si e com a tradição e a ciência, conseguissem fazer esse link entre os saberes da tradição popular com os saberes científicos”, explicou. E completa: “Poderemos fazer oficinas, assistir aulas-espetáculos, mesas redondas, mesas que discutem a arte produzida em Alagoas em diálogo com a arte produzida no mundo, que é o que mais interessa à Universidade”.

PROGRAMAÇÃO GERAL

A programação final está disponível no site oficial da SBPC, na internet. Mais informações no site http://ra.sbpcnet.org.br/maceio.

Sessão de Pôsteres – mapa / Nº do Pôster
SBPC Inovação
SBPC Afro e Indígena (Inscrições e programação)
SBPC Cultural
SBPC Educação (19 a 21 de julho)
SBPC Jovem
ExpoT&C
Dia da Família na Ciência (dia 28, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00, nos pavilhões da ExpoT&C e SBPC Jovem)
Mapa do campus
Grade de horários
Programação de palestras no pavilhão do MCTIC

Informações gerais:

1) Credenciamento
a) Local de credenciamento, novas inscrições e matrículas em minicursos (vagas remanescentes)
O atendimento ocorrerá na Secretaria da SBPC localizada no hall da Reitoria.
b) Datas e horários de atendimento
22/07, domingo, das 10h às 16h
23/07, segunda-feira, das 07h às 16h
24/07, terça-feira, das 10h às 16h
25/07, quarta-feira, das 10h às 16h
26/07, quinta-feira, das 10h às 16h
27/07, sexta-feira, das 10h às 14h
28/07, sábado – não haverá atendimento

2) Mapa do campus / Mapa da região

3) A programação da 70ª Reunião Anual ocorrerá no campus A.C.Simões da UFAL em Maceió. A SBPC Educação ocorrerá nos campi da UFAL em Maceió, em Arapiraca e Delmiro Gouveia, de 19 a 21 de julho.

4) Comunicados importantes: Divulgação aos Inscritos e aos Apresentadores de pôsteres.

5) As vagas remanescentes de minicursos serão ofertadas para matrículas presenciais na Secretaria de credenciamento. Consulte a Normas de Minicursos / Lista de Minicursos

Programação Científica
Programação geral
A programação final está disponível.

Mapa do campus
Grade de horários

A Programação Científica foi organizada pela SBPC, após análise e aprovação pela Comissão Científica (composta por diretores da Sociedade, representantes da instituição sede do evento e pesquisadores de várias áreas do conhecimento, indicados pela Diretoria da SBPC), a partir de propostas apresentadas pela SBPC, pela CEL e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC. Participam dessas atividades pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil.

As Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC serão responsáveis pelo custeio de passagens e hospedagens dos palestrantes das atividades que propuseram e que foram aprovadas pela Comissão Científica.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
SBPC INOVAÇÃO
SBPC AFRO E INDÍGENA
SBPC EDUCAÇÃO
SBPC CULTURAL
SESSÃO DE PÔSTERES E JNIC
SBPC JOVEM
EXPOT&C
DIA DA FAMÍLIA NA CIÊNCIA

Participe! Assista as Conferências, Mesas-redondas, Encontros, Sessões de Pôsteres, SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Cultural, SBPC Educação, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.
Acompanhe nas redes sociais @SBPCnet no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram e fique por dentro das novidades.
Curta, comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *