CPRM divulga laudo sobre rachaduras no Pinheiro

07 / 05 / 19

A partir desta semana, bairro passa a ser o mais monitorado do Brasil sobre águas subterrâneas

A CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) confirmou para esta quarta-feira (8 de abril), a partir das 9 horas, a divulgação do laudo contendo as análises feitas nas rachaduras do bairro do Pinheiro, durante uma audiência pública, marcada para a Justiça Federal.

Do ponto de vista de águas subterrâneas, o Pinheiro passou a ser o bairro mais monitorado do País. A CPRM – que é uma Empresa Pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia com as atribuições de Serviço Geológico do Brasil – contratou uma empresa específica para perfurar seis poços, não profundos, somente para acompanhar em tempo real os aquíferos na localidade.

Estes poços, segundo o coordenador do Serviço Geológico, Thalles Sampaio, vão ser interligados à rede nacional de monitoramento de aquíferos, que o órgão mantém no Brasil inteiro. Ele revela que as perfurações feitas pela empresa terão 100 metros de profundidade, em média, suficientes para este tipo de análise.

“Como a situação do Pinheiro é delicada e específica, de agora em diante o bairro será o mais monitorado do País, do ponto de vista de águas subterrâneas”, reforça o coordenador, durante entrevista à TV Gazeta.

Ele garante que, independentemente dos resultados obtidos pelo estudo que foi feito pelos técnicos do órgão nacional no solo do Pinheiro, este monitoramento está garantido pela rede nacional. “A empresa vai continuar em Maceió com este trabalho, sob a supervisão de um hidrogeólogo”, confirma.

Nessa segunda foi comunicado que uma estação meteorológica de última geração foi instalada dentro do Quartel do Exército, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. Com a chegada do equipamento, o objetivo é tornar as previsões de tempo mais precisas no bairro do Pinheiro, calculando com maior antecedência a quantidade de chuva prevista para a região.

A instalação da estação meteorológica no QG do Exército tem o patrocínio da Braskem Indústrias Químicas, que vem desenvolvendo atividades de monitoramento e prevenção de acidentes naturais na região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *