Há 85 anos morria o Padre Cícero

20 / 07 / 19

Romaria atrai centenas de fiéis para lembrar Padim Ciço - Padroeiro dos Pobres

Romaria de Padre Cícero deve reunir 5 mil fiéis em Atalaia

A Romaria já é tradição na cidade, sendo organizada pela Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, há mais de 11 anos.

Por: Phablo Monteiro 321

Do Distrito Santo Antônio até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas são 12 km que se transformarão em um verdadeiro caminho de fé a ser percorrido por cerca de cinco mil fiés de Padre Cícero Romão Batista, no município de Atalaia.

A Romaria acontece todo dia 20 de julho, aniversário de morte do Padre Cícero. Ao final do percurso, uma missa campal será realizada para marcar o encerramento desse tradicional evento religioso.

Realizada em honra e devoção a Padre Cícero, a Romaria já é tradição na cidade, sendo organizada pela Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, há mais de 11 anos.

Padre Cícero

Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.

Ele é considerado o maior benfeitor e a figura mais importante de Juazeiro. Ele a fez crescer transformando-a na mais importante do interior do Ceará. Os bens que ele recebeu em vida foram doados para a Igreja, principalmente para os salesianos que ele próprio levou para Juazeiro.

Padre Cícero faleceu no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Depois disso, Juazeiro prosperou e a devoção a ele só cresceu. Sobre ele, existem mais de 200 livros.
HISTÓRICO

Romeiros comemoram aniversário de 175 anos de Padre Cícero com bolos decorados em Juazeiro do Norte, no Ceará T

A praça que fica em frente à capela onde está enterrado o corpo de Padre Cícero recebe centenas de fiéis para as comemorações — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares A praça que fica em frente à capela onde está enterrado o corpo de Padre Cícero recebe centenas de fiéis para as comemorações — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares
A praça que fica em frente à capela onde está enterrado o corpo de Padre Cícero recebe centenas de fiéis para as comemorações — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares

Na noite que antecede o aniversário de 175 anos de Padre Cícero, romeiros se reuniram no Largo do Socorro, neste sábado (23), em frente à igreja onde o corpo do Padroeiro está enterrado, para cantar os parabéns de Padre Cícero Romão Batista, ou simplesmente “Padim Ciço”, como é carinhosamente chamado pelos religiosos.

Além do tradicional bolo gigante de 100 metros de comprimento, fiéis de várias regiões do estado capricham na criatividade e levam para a festa os seus bolos decorados para apresentar no concurso realizado sempre na noite do dia 23 de março.

Oito chefes de cozinha participam do júri que decide qual é bolo mais bonito da noite. O vencedor recebe uma premiação da prefeitura do município.

Para Júnior Feitosa, secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro, a festa é uma oportunidade para os romeiros demonstrarem sua fé no ‘Padim’. “As pessoas vêm de todas as regiões do Ceará e do Nordeste trazer a sua homenagem das mais variadas formas e enriquecer esta festa”, disse.

Romeiro homenageia o Padre Cícero com bolo carregado por uma miniatura de pau-de-arara — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares Romeiro homenageia o Padre Cícero com bolo carregado por uma miniatura de pau-de-arara — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares
Romeiro homenageia o Padre Cícero com bolo carregado por uma miniatura de pau-de-arara — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares

Uma dessas pessoas, foi o pernambucano João José dos Santos, que trouxe um bolo em cima de uma miniatura de pau-de-arara, carro usado para o transporte de romeiros. Ele lembra que há 30 anos chegou na cidade em um caminhão pau de arara e por isso resolveu fazer a homenagem. “A tradição dos romeiros sempre foi vir para Juazeiro em cima desses caminhões, eu quis mostrar que isso não acabou”, comenta.

Irmãs agradecem graça alcançada com bolo decorado em Juazeiro do Norte — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares Irmãs agradecem graça alcançada com bolo decorado em Juazeiro do Norte — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares
Irmãs agradecem graça alcançada com bolo decorado em Juazeiro do Norte — Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares

Dona Ana Alencar faz aniversário neste domingo (24), ela comemora o fato de ter nascido no mesmo dia do Padre Cícero. “Eu vim ano passado e vi as pessoas trazendo o bolo e amei, então neste ano trouxe o meu e as velinhas para meia noite comemorar junto com ele esse dia”, se alegra.

Já Dona Neta Alves trouxe o bolo decorado para homenagear Padre Cícero como forma de agradecimento por uma graça alcançada para sua irmã que estava desempregada. “Eu fiz uma promessa para que minha irmã Ilma conseguisse trabalho, e dois meses depois da festa do ano passado ela estava trabalhando, graças à nossa fé”, comemora.

CEARÁ

RAIO X
Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste. Wikipédia
Nascimento: 24 de março de 1844, Crato, Ceará
Falecimento: 20 de julho de 1934, Juazeiro do Norte, Ceará
Nacionalidade: Brasileiro
Formação: Seminário da Prainha
Sepultamento: 20 de julho de 1934
Pais: Joaquim Romão Batista, Joaquina Vicência Romana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *