Farmacêutica orienta sobre cuidados com automedicação
Ana Renata Leandro, do HEA, diz que alguns medicamentos podem prejudicar o diagnóstico
O novo coronavírus está provocando mudanças significativas no comportamento das pessoas em todo o mundo. Isso inclui também a automedicação e o uso de alguns analgésicos e anti-inflamatórios para combater febre e sintomas de gripes e resfriados.
A farmacêutica Ana Renata Leandro, do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, cita como exemplo os medicamentos como o ibuprofeno e a cortisona, que podem agravar o quadro de saúde do paciente e prejudicar o diagnóstico precoce da doença. “Além disso, existem medicamentos que apresentam, na maioria dos casos, reações adversas, que podem provocar danos irreparáveis à saúde da pessoa”, ressalta.
Ela explica que o tratamento para aliviar os sintomas, seja para uma gripe ou outras enfermidades, deve ser feito sob a orientação de um profissional de saúde especializado, no caso de um médico ou farmacêutico. Ana Renata Leandro salienta que o novo coronavírus é uma doença recente para todo mundo e que os estudos e pesquisas sobre o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina estão em andamento.
“Esses medicamentos são utilizados há muitos anos para o tratamento de pacientes com malária, artrite e lúpus e suas indicações para pacientes com a Covid-19 somente poderão ser recomendadas por especialistas médicos”, acrescenta a farmacêutica do HEA, citando a Portaria 344, do Ministério da Saúde, que ordena a compra somente por meio de receituário médico, para que as pessoas que já fazem uso desses fármacos não sejam prejudicadas com a falta do produto.
“O momento é de muito cuidados e cautela. As pessoas devem seguir em quarentena nas suas casas, principalmente os idosos. Caso apareçam sintomas como febre e resfriados, o recomendado é usar paracetamol e dipirona. E se os sintomas persistirem por mais tempo, o aconselhável é procurar o serviço de epidemiologia de sua cidade”, reforça a farmacêutica do HE do Agreste.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Mulher que denunciou execução é protegida pela polícia
Denunciante de homicídio em cemitério preferiu não entrar no “Provita”
Alagoas pode ter sobrecarga da rede pública de saúde
Com isolamento baixo, secretário da Saúde aponta para período preocupante da pandemia no Estado
Pai carrega filho morto em uma carroça até o Hospital Geral
Pai destacou que acionou o Samu, mas “por residir em um local pobre o serviço foi negado”