Sérginho Jucá está na final do ‘Mestre do Sabor’

20 / 07 / 20

A fim de garantir a classificação, ele teve que criar sua própria versão para um clássico da cozinha brasileira: o picadinho

Na noite da última quinta-feira (16/07), cinco chefs disputaram a semifinal em busca das quatro vagas na grande decisão do programa Mestre do Sabor, que ocorre na próxima semana.

Ana Zambelli, Dário Costa, Júnior Marinho, Lydia Gonzalez e o alagoano Serginho Jucá foram os chefs que participaram. Um participante, no entanto, deixou a competição. O primeiro desafio já colocou Serginho Jucá e mais um outro chef direto na final. Para garantir a classificação, eles tiveram que criar suas próprias versões para um clássico da cozinha brasileira: picadinho.

Mas se cozinhar é fácil para os chefs, usar os aparelhos eletrônicos é um desafio para alguns. Lydia Gonzalez, mais uma vez, não se entendeu com eles. Depois do fogão e do liquidificador, na noite desta quinta-feira, o “inimigo” da chef foi a panela de pressão.

“Fiquei brigando com o feijão a prova inteira. Não quis usar a panela de pressão, porque todo o meu entrave nesse programa foi com os equipamentos, inclusive com a panela de pressão, que nem é uma coisa tão misteriosa assim”, disse ela.

Açúcar no picadinho?

Júnior Marinho apostou em seguir a tradição e fazer um picadinho de filé-mignon. Mas, para dar o seu toque de chef ao prato, surpreendeu ao colocar açúcar no preparo.

“Coloquei um pouquinho de açúcar no fundo da frigideira, porque iria dar uma cor bonita para a carne”, explicou o chef.

Mas até o experiente Claude Troisgros estranhou a estratégia.

“Açúcar? Ah, é? Não fica doce, não?, questionou o apresentador. Claude se surpreende com Júnior colocando açúcar no picadinho

Lydia não usa panela de pressão ao lembrar das últimas provas.

E os dois primeiros finalistas são…

É hora de conhecer os dois primeiros finalistas do Mestre do Sabor. Após a degustação, os Mestres debateram e chegaram a uma conclusão. E coube a Leo Paixão anunciar que o melhor prato da primeira prova foi o picadinho de filé-mignon com cuscuz e queijo coalho de Júnior Marinho. Assim, o chef já está na briga pelo título da temporada. Ao ouvir a notícia, Júnior se ajoelhou e chorou muito.

“Fiquei em choque, botei tudo o que eu sabia ali, botei amor, botei conhecimento, e meu picadinho me garantiu a vaga direta pra final. Você quer, você mentaliza e você pode fazer tudo o que quiser, pode inclusive chegar à final do Mestre do Sabor como eu cheguei. Então, acreditem em vocês”, comemorou Júnior, muito emocionado.

A segunda vaga direta ficou com Serginho Jucá e seu picadinho de costela com purê de banana. O anúncio coube a Kátia Barbosa. Ao ouvi-lo, Serginho correu para abraçar o outro finalista, Júnior, que ainda estava aos prantos.

“Bastante emocionado e feliz por ter chegado até aqui e com elogios. Estou em choque de felicidade. Sempre acreditei que podia chegar, e quando você chega e vê tanta gente boa, que tem uma história linda como a sua, te faz refletir se é verdade ou não “, disse o chef, ainda sem acreditar.

Mamma mia

Com Júnior Marinho e Serginho Jucá na final, restavam duas vagas para três chefs. E no segundo desafio da noite, eles tiveram que preparar um prato de massa artesanal recheada. E para fazer a própria massa, eles tinham 55 minutos.

Dica do Batista

Após o término da prova, enquanto os Mestres deliberavam, Batista aproveitou para dar suas preciosas dicas para os participantes. Imagina como ser difícil para ele e Claude verem os chefs cozinhando sem poder dar nenhum pitaco…

“Não sei se vocês esquecem ou como vocês trabalham com massa, mas, no início, eu e Claude, a gente não pode falar, não é, mas vocês estavam passando a massa sem farinha. Ela gruda na máquina, vai ficando pior, tem que polvilhar”, ensina ele.

“É, mas dá um branco”, admite Ana Zambelli.

Portanto, anotem aí: ao passar a massa na máquina, tem que usar farinha para polvilhar.

Mestres não se entendem

Escolher os finalistas do Mestre do Sabor não é uma missão fácil. E, na noite desta quinta-feira, especialmente, os Mestres não conseguiam concordar em nada. Rafa Costa e Silva e Leo Paixão divergiram sobre todos os pratos. Ponto da massa, tempero, sal. O que um gostava, o outro achava ruim. Coube a Kátia Barbosa tentar achar um denominador para decidir quem seria eliminado da disputa.

Sem consenso, Lydia é eliminada

Antes de anunciar quem deixaria o programa, os Mestres fizeram questão de contar a dificuldade que tiveram para chegar a um consenso.

“A gente quase saiu no tapa aqui”, brincou Leo Paixão.
“O que Leo achou melhor eu achei pior, o que a Kátia achou melhor, o Leo achou pior”, cotou Rafa Costa e Silva.

“Cada um quer um”, disse Kátia.

“Estou bem chateado com eles, estou nem olhando muito pra eles”, brincou Rafa.
E coube a Rafa fazer o anúncio de que Lydia Gonzalez seria eliminada com seu agnolotti de jerimum.

“Valeu demais. Quando comecei isso aqui, me via como uma pessoa não competitiva, mas me desafiei. Foi uma experiência muito enriquecedora, o clima foi lindo, e isso me alimenta de uma energia nova para continuar cozinhando com muita paixão”, diz ela.

“Você é uma grande cozinheira, Lydia” elogia Claude.

A surpresa e o choro dos finalistas

Tristeza por Lydia, alegria, choro, surpresa e muita emoção para Ana Zambelli e Dário Costa. Os dois se juntam a Júnior Marinho e Serginho Jucá como os quatro finalistas do Mestre do Sabor 2020.

Ana Zambelli parecia estarrecida com o fato de estar na final:

“Não esperava chegar até a final. Queria muito, óbvio, mas não imaginava. Estou bem surpresa e muito feliz. Única mulher na final.”

Já Dário, assim como Júnior, não conseguiu conter o choro:

“Não esperava chegar até aqui. Prometi que não ia derrubar uma lágrima, mas não tem como. Tem várias famílias que dependem do nosso trabalho. Eu estou com muito sangue no olho para fazer isso acontecer”, comentou o chef, emocionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *