Reveja principais fatos que marcaram 2020

21 / 12 / 20

Relembre os principais acontecimentos que marcaram o ano da pandemia da Covid-19

O ano que acaba é 2020, mas ficará marcado na história universal como ano da Covid-19. A doença contagiosa que milhares de vidas ceifou, no mundo inteiro. A cidade Wuhan, na China, entrou para a história em 2020 por ter ficado conhecida como o primeiro epicentro do novo coronavírus. Em pouco tempo, o vírus se espalhou por todos os continentes do planeta e isso fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse, no fim de janeiro, o estado de emergência global.

OUTROS FATOS:

Cerveja contaminada

Os primeiros registros de vítimas de lotes contaminados da cerveja Belorizontina, da Backer, em Minas Gerais também preocuparam o país logo no início do ano. Exames laboratoriais identificaram nos lotes a presença da substância dietilenoglicol. Os pacientes apresentaram insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

Lei de abuso de autoridade

A lei entrou em vigor na primeira semana de janeiro de 2020. Além de penas de prisão e multa, o texto prevê ainda sanções administrativas, como a perda ou afastamento do cargo, e cíveis, como indenização, aplicadas a autoridades públicas como policiais, juízes e promotores. Serão consideradas criminosas as condutas praticadas com finalidade de beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou com o objetivo de prejudicar alguém, ou ainda “por mero capricho ou satisfação pessoal”.

Temporais

Temporais atingiram cidades da região Sudeste no início do ano. As Forças Armadas foram acionadas para auxiliar nos locais mais castigados pelas chuvas e alguns estados decretaram situação de calamidade pública.

Nova placa do Mercosul

Começou a valer em janeiro o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o país concluíssem os procedimentos necessários para implantar a nova placa do Mercosul – obrigatória em casos de primeiro emplacamento.

Base brasileira na Antártica

Oito anos depois do incêndio que destruiu a base brasileira na Antártica, a estação é reinaugurada. O vice-presidente Hamilton Mourão esteve no local.

Obituário

O ex-jogador norte-americano de basquete Kobe Bryant morreu aos 41 anos, após o helicóptero em que ele viajava cair na cidade de Calabasas, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma das filhas do ex-jogador, Gianna, de 13 anos, também estava no helicóptero e morreu no acidente. Kobe Bryant é considerado um dos grandes jogadores de basquete do mundo. Ingressou na NBA em 1996 e se aposentou do esporte em 2016, reverenciado como uma das maiores estrelas da NBA. Após se aposentar das quadras, Kobe se tornou o primeiro jogador de basquete a ganhar um Oscar em 2018 pelo curta-metragem Dear Basketball, baseado na carta que ele escreveu para sua despedida das quadras em 2016.

O jornalista Antônio Martins de Vasconcelos morreu, aos 77 anos, em função de complicações decorrentes da esclerose lateral amiotrófica. Antônio Martins foi presidente da antiga Radiobrás, atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entre os anos de 1987 e 1990.

JULHO

Após duas semanas de queda, o número de casos de covid-19 subiu em todas as regiões do país em julho.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, mas acessíveis ao público, durante a pandemia de covid-19. O uso de máscaras foi adotado como medida de saúde pública para tentar conter a transmissão da covid-19.

Meio ambiente

Ministro de Estado do Meio Ambiente, Sr. Ricardo de Aquino Salles faz verificação das atividades de combate ao incêndio no PantanaL.

Combate ao incêndio no Pantanal

Incêndio florestal atingiu área do Pantanal perto de Corumbá. A seca atípica que já afeta o Pantanal dificultou o combate ao fogo, que se espalhou facilmente pela vegetação do entorno da Serra do Amolar, ameaçando a população ribeirinha e algumas propriedades rurais existentes na região, distante cerca de 150 quilômetros do Parque Nacional do Pantanal – unidade de conservação criada em meio ao complexo de áreas protegidas e reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.

Pesquisadores apresentam fóssil de dinossauro encontrado no Ceará. O fóssil tem entre 110 milhões e 115 milhões de anos. Apenas uma das patas do animal está preservada, a direita traseira.

Fenômeno da natureza

Ciclone deixa estragos na Região Sul. Santa Catarina foi a região mais afetada com nove mortos e dois desaparecidos. Segundo a Defesa Civil do estado, pelo menos 49 municípios foram atingidos.

Educação

Ministério da Educação anunciou nova data para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. A prova foi remarcada para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa.

Eleições

Congresso Nacional adiou as eleições municipais para novembro de 2020.

Sociedade

O número de divórcios consensuais realizados pelos cartórios de notas do país, durante a quarentena decretada pela pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio e junho deste ano, aumentou 18,7%. O aumento coincide com a autorização nacional para que divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação e procurações possam ser feitos de forma remota, por videoconferência por meio da plataforma e-Notariado.

Os cartórios de todo o país passaram a monitorar tentativas de violência patrimonial ou financeira contra idosos durante a pandemia. A partir de agora, funcionários dos estabelecimentos estarão atentos aos procedimentos envolvendo antecipação de herança, venda de imóveis, movimentação bancária e de benefícios e qualquer outro caso relacionado a bens e recursos sem autorização do idoso.

Tecnologia

As maiores operadoras do país de telefonia celular iniciaram neste mês de julho o funcionamento, em caráter experimental, da tecnologia de quinta geração (5G) para os aparelhos móveis. Neste primeiro momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G, com o uso da tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês).

Obituário

O cantor e compositor Sérgio Ricardo morreu vítima de insuficiência cardíaca, no Rio de Janeiro, aos 88 anos, . Ele estava internado no Hospital Samaritano desde o início de abril, quando contraiu a covid-19, curou-se da doença, mas, por causa de problemas cardíacos e da idade, precisou continuar hospitalizado.

Morreu, em São Paulo, o jornalista José Paulo de Andrade aos 78 anos. Segundo nota divulgada pelo Grupo Bandeirantes, ele estava internado desde devido à covid-19 e não resistiu às complicações causadas pela doença.

Uma das estrelas de E o Vento Levou, Olivia de Havilland, considerada a última atriz sobrevivente da Idade de Ouro de Hollywood, morreu aos 104 anos. A atriz morreu de causas naturais em sua casa em Paris, onde vivia há mais de 60 anos.

O jornalista e apresentador Rodrigo Rodrigues morreu aos 45 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado com diagnóstico positivo para o novo coronavírus, na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Unimed Rio. Após a internação, a equipe médica detectou que ele havia sofrido uma trombose venosa cerebral.

O músico Renato Barros, fundador e vocalista da banda Renato e seus Blue Caps, morreu aos 76 anos, no Rio de Janeiro.

Edição: Paula Laboissière e Liliane Farias

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

RETROSPECTIVA 2020 DO PORTAL G1

Retrospectiva 2020: relembre fatos que marcaram o ano em Minas Gerais

Backer, Sansão, chuvas históricas, calor recorde, incêndio no Museu. Este não foi só ano do coronavírus, mas também de outras emoções, crimes bárbaros, acidentes graves e de histórias lindas e cheias de superação.

Por Cristina Moreno de Castro*, G1 Minas — Belo Horizonte

Retrospectiva em fotos: algumas imagens marcantes de 2020 em Minas Gerais. — Foto: Arquivo G1

2020 não foi só o ano do coronavírus. Foi ano de outras fortes emoções, crimes bárbaros, acidentes graves e também histórias lindas e cheias de superação. Sem falar nas memórias: lembramos os 5 anos da Tragédia de Mariana, os 10 anos de criação do G1 Minas, os 25 anos do clássico “Menino Maluquinho”. Veja os fatos que marcaram o ano, mês a mês, atualizados até esta segunda-feira (21).

Relembre as fotos do ano em Minas Gerais
‘Estão fazendo política sobre cadáveres’: veja as frases de 2020

G1 Minas faz aniversário de 10 anos; relembre a década

JANEIRO

Contaminação nas cervejas da Backer – O ano começou com a Polícia Civil abrindo um inquérito para investigar as causas que levaram consumidores da cerveja Backer a passarem mal e precisarem ser internados. No dia 9, um laudo confirmou a presença de uma substância tóxica em duas garrafas da marca Belorizontina. Poucos dias depois, o Ministério da Agricultura suspendeu a venda de rótulos da cervejaria. Até o dia 16, três pessoas já haviam morrido por causa da síndrome nefroneural. Ao todo, dez pessoas acabaram morrendo vítimas da contaminação e 16 tiveram sequelas graves.

Técnicos do Ministério da Agricultura fecharam a fábrica da Backer no dia 10 de janeiro. — Foto: Lucas Ragazzi/TV Globo

Condenação de Victor Chaves – O cantor Victor Chaves, que fazia dupla com Léo, foi condenado em primeira instância pela acusação de agressão contra a mulher dele, em Belo Horizonte, no dia 13 de janeiro.

Investigando o coronavírus – No fim do mês, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investigou um primeiro caso suspeito de novo coronavírus no estado – que não se confirmou. A paciente era uma mulher, de 35 anos, que tinha vindo de Xangai, na China. Até então, o Brasil não tinha nenhum caso confirmado da doença.

Chuvas históricas – O mês terminou com chuvas nunca antes vistas em BH e outras cidades do estado, que resultaram em mais de 50 mortos, milhares de desabrigados e desalojados e mais de cem cidades em emergência.

Santa Luzia, na Grande BH, ficou alagada após chuva de 24 de janeiro. — Foto: Alisson Pereira/Reprodução/TV Globo

FEVEREIRO

Desperdício – Uma montanha de alimentos arrecadados em um show com a cantora Pabllo Vittar foi abandonada na Praça da Estação, em Belo Horizonte, na noite de 8 de fevereiro. Os alimentos tinham sido levados por fãs como entrada para o show. A doação dos produtos seria feita para o Serviço Social Autônomo (Servas) para as vítimas das chuvas no estado.

Alimentos doados em entrada de show de Pabllo Vittar foram deixados em rua após evento em BH — Foto: Reprodução

Sumiço do pequeno Eduardo – O pequeno Eduardo Ferreira de Oliveira, de 2 anos, desapareceu quando estava em casa com suas irmãs, em Juatuba, na Grande BH. Dois dias depois, em 14 de fevereiro, seu corpo foi encontrado em uma lagoa da região.

Corpo de menino desaparecido é encontrado em lagoa, em Juatuba, na Grande BH — Foto: Reprodução/TV Globo

Folia antes da pandemia – No final de fevereiro, BH recebeu 4,5 milhões de foliões em suas ruas, segundo balanço divulgado depois pela Belotur. O carnaval movimentou a cidade, que ainda não tinha nenhum caso confirmado de coronavírus.

Desfile do bloco Bartucada, em BH — Foto: Danilo Girundi/Globo

MARÇO

Coronavírus chega para valer – O mês de março trouxe a primeira confirmação de um infectado por Covid-19 em Minas. Era uma mulher, de 47 anos, que chegou a Belo Horizonte no dia 2 de março, após uma passagem pela Itália, e seguiu viagem até Divinópolis, onde mora, no Centro-Oeste do estado. Já a primeira confirmação de morador de Belo Horizonte aconteceu uma semana depois, no dia 16. No dia seguinte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) já anunciou a suspensão das aulas, fechamento de parques e interrupção dos serviços na capital. No dia 20, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou decreto de calamidade pública e também impôs várias restrições no estado. A primeira morte causada pela Covid-19 em Minas foi confirmada pelo G1 no dia 29 e, de forma oficial pelo governo, no dia 30 de março.

Morte de Marlene foi a primeira confirmada pelo governo de Minas. Mais tarde, o governo descobriu outras pessoas que já tinham morrido por Covid-19 no estado. — Foto: Reprodução Redes Sociais

ABRIL

Primeiro de abril – O presidente Jair Bolsonaro postou, nas redes sociais, no dia 1º de abril, um vídeo que teria sido gravado, na véspera, na Ceasa, a Central de Abastecimento de Minas Gerais, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas imagens, um homem aparece mostrando o local vazio e dizendo que havia desabastecimento. Imagens de câmeras de segurança da Ceasa mostraram um galpão com várias mercadorias no mesmo dia em que o vídeo teria sido gravado. A polícia abriu inquérito para investigar o vídeo com conteúdo fake e, em agosto, divulgou que o homem que fez o gravação tinha a “intenção de enganar”. Ele foi indiciado e enquadrado na Lei de Contravenções Penais.

Ceasa não passou por desabastecimento, como dizia vídeo compartilhado por Bolsonaro. — Foto: G1

Luto na Ciência – No dia 6 de abril morreu o médico, professor, entomologista, ambientalista e escritor Ângelo Machado, aos 85 anos. Ele teve uma pneumonia aspirativa, decorrência da aspiração de conteúdo gástrico para os pulmões, o que prejudica as defesas pulmonares, causa alterações inflamatórias, provocando o crescimento bacteriano no organismo. Machado era viúvo de Conceição Machado, que também era professora e pesquisadora e morreu em 2007, e deixou quatro filhos: Lúcia, Flávia, Paulo e Eduardo.

Crime bárbaro – Uma mulher, de 25 anos, foi presa após ser filmada agredindo a filha, de 7, com um fio de extensão em Montes Claros, no Norte de Minas (vídeo abaixo). As imagens foram feitas pelo ex-marido dela, que também foi preso. No vídeo, a mulher aparece bastante agressiva e questiona a filha sobre algo que teria pegado sem a permissão dela. A criança se recusa a responder e é agredida com os fios e com tapas.

Após ser filmada agredindo filha, mulher é presa e encaminhada para presídio

Máscaras obrigatórias – Com o avanço da pandemia, um decreto passou a obrigar o uso de máscaras em todos os espaços públicos e estabelecimentos de Belo Horizonte a partir de 22 de abril. Desde julho, também passou a vigorar multa para quem anda sem as máscaras.

Estátuas de Drummond e Pedro Nava ganham máscaras em BH — Foto: Sérgio Leite/ Globo

MAIO

Cachorro mais caro do mundo? – O border collie de pastoreio Radar foi vendido por R$ 160 mil para um comprador de Camocim do São Felix (PE). Ele era treinado em um canil em Durandé, na Zona da Mata. Antes dessa venda, a border collie Megan, vendida por R$ 107 mil no condado de Northumberland, norte da Inglaterra, em fevereiro deste ano, era considerada o cão pastor mais caro do mundo.

O border collie Radar, de Durandé (MG) — Foto: Adonis Colombo/Arquivo pessoal

Mais um vídeo fake – No início de maio, a Polícia Civil abriu investigação sobre a origem e a autoria de um vídeo divulgado em redes sociais. Nele, uma mulher relata que caixões onde estariam vítimas do coronavírus foram abertos e estavam cheios de pedras e madeira, em Belo Horizonte. A mensagem é fake. Dois dias depois, a mulher pediu desculpas. Em agosto, ela acabou indiciada por denunciação caluniosa e pela contravenção penal de provocar pânico e tumulto.

É #FAKE que desenterraram caixões de vítimas do coronavírus e encontraram apenas pedra e madeira — Foto: G1

Aécio indiciado – A Polícia Federal indiciou, no dia 7 de maio, o ex-governador e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e outras 11 pessoas por corrupção passiva e ativa, desvio de recursos públicos e falsidade ideológica, por ilegalidades cometidas durante a construção da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Em dezembro, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o deputado.

Barreiras sanitárias e baixa testagem – O coronavírus continuou firme e forte no estado, que, conforme levantamento do G1 em maio, foi o segundo pior em taxa de testes por habitante no Brasil (gráfico abaixo). A doença já estava matando até pessoas jovens e sem nenhuma comorbidade, assustando os mineiros. No dia 11, Kalil anunciou a instalação de barreiras sanitárias na capital.

Exames de Covid-19 realizados pelos estados
Quantidade por 100 mil habitantes

Barreira sanitária foi montada no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de BH — Foto: Reprodução/TV Globo

Adélio agiu sozinho – A Polícia Federal (PF) concluiu em um segundo inquérito que não houve mandantes para o ataque a faca contra Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora (MG), durante a campanha presidencial pelo PSL em 2018. De acordo com a investigação, entregue no dia 13 de maio à Justiça Federal, o autor da facada, Adélio Bispo de Oliveira, agiu sozinho, por iniciativa própria e sem ajuda de terceiros, tendo sido responsável tanto pelo planejamento da ação criminosa quanto pela execução.

JUNHO

Cortina do abraço – O mês começou com um gesto de amor. Há mais de dois meses sem poder abraçar seus alunos devido à pandemia do novo coronavírus, uma professora da educação infantil ganhou uma surpresa. Os pais das crianças levaram uma “cortina do abraço” até a porta da casa dela em Montes Claros (MG). O vídeo que mostra como foi o reencontro teve grande repercussão na época.

‘Cortina do Abraço’ foi colocada na porta da casa de professora em Montes Claros

Inquérito da Backer concluído – Onze funcionários da cervejaria Backer foram indiciadas pela Polícia Civil de Minas Gerais após a intoxicação por dietilenoglicol em cervejas da marca. Entre os crimes, estão lesão corporal, contaminação de produto alimentício e homicídio. Segundo o delegado Flávio Grossi, a Polícia Civil conseguiu comprovar, física e quimicamente, a existência de um vazamento no tanque de cerveja (veja vídeo abaixo). O inquérito foi concluído no início de junho. Em setembro, o Ministério Público apresentou a denúncia, que foi recebida pela Justiça em outubro. Um dos réus morreu, restando 10 pessoas respondendo ao processo na Justiça.

Backer: animação mostra como aconteceu contaminação de cerveja

Andrea Neves indiciada – A Polícia Federal concluiu o inquérito da Operação Escobar no dia 10 de junho e indiciou a irmã do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, dois escrivães da corporação, dois advogados e um empresário por crimes como corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça.

Incêndio no museu da UFMG – Um dos prédios do Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pegou fogo no dia 15 de junho. O espaço tem um acervo formado por mais de 260 mil itens entre peças e coleção científica de plantas e reserva vegetal.

Incêndio no Museu de História Natural de MG — Foto: Cobom/Divulgação

Grave acidente na curva do Ponteio – Uma carreta carregada com cerveja bateu e caiu em um barranco na MGC-356, continuação da Avenida Nossa Senhora do Carmo, na altura do bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no dia 17. O motorista do carro, Welerson Angelo Estanislau Paggio, 43 anos, morreu no local e o da carreta, de 42 anos, foi socorrido consciente.

Carreta carregada de cerveja tombou na BR-356, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução / TV Globo

À procura da mulher de Queiroz – No dia 23, o Ministério Público e o Batalhão de Choque da Polícia Militar deflagraram em Belo Horizonte uma operação na casa da madrinha de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, em busca da mulher dele, Márcia Oliveira Aguiar, que estava foragida. Ela não foi encontrada no dia.

Fim da flexibilização – Kalil teve que interromper o processo de flexibilização que vinha ocorrendo em Belo Horizonte e voltou a fechar todo o comércio, mantendo só os serviços essenciais a partir do dia 29. Belo Horizonte estava passando por recordes de mortes e taxas de ocupação de leitos perto dos 90%.

JULHO

Sansão tem patas decepadas – O cachorro pitbull Sansão, de 2 anos, teve as duas patas traseiras decepadas no bairro Capim Seco, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A tortura aconteceu no dia 6 e dois homens vizinhos à empresa onde o cão ficava eram os suspeitos do crime. O G1 continuou acompanhando a história e mostrou o cão ganhando cadeira de rodas (foto abaixo), o Ministério Público pedindo medida protetiva e ele dando nome a uma lei nacional contra maus-tratos a animais.

Sansão recebeu a cadeira de rodas no dia 9. — Foto: Ticiana Lima Dornas.

Prisão de fundador da Ricardo Eletro – Ricardo Nunes, fundador e ex-principal acionista da rede varejista Ricardo Eletro, foi preso no estado de São Paulo, no dia 8, em operação de combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais.

Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, de máscara preta, em delegacia de São Paulo logo após ser preso. — Foto: Divulgação

Morte nos presídios – A Covid continuou, desta vez atingindo os presídios de Minas, que passaram a ter focos da doença. O G1 contou a história do Lucas Morais, de 28 anos, que foi preso por tráfico de drogas com menos de dez gramas de maconha e estava havia quase dois anos no Presídio de Manhumirim, na Zona da Mata de Minas Gerais, à espera de um julgamento. Ele passou mal e morreu no dia 4 e a causa de morte atestada foi a Covid-19.

Atestado de óbito de Lucas Morais — Foto: Felipe Peixoto/Arquivo pessoal

Pico da Covid? – No dia 15 de julho, Minas atingiu a data estimada para ser o “pico” da doença, que depois virou “platô”. Mas a situação continuou incerta e os casos voltaram a piorar no fim do ano no estado, assim como em todo o país. Enquanto isso, motoristas de ônibus relataram que estavam sendo agredidos por pedir que os passageiros cumprissem a norma e usassem máscaras no transporte público.

Motorista de ônibus é agredido por passageiro que foi cobrado por estar sem máscara. — Foto: Arquivo pessoal

Corpo na geladeira – No meio do mês, Belo Horizonte foi surpreendida por um crime bárbaro. Uma mulher de 30 anos foi morta e teve o corpo colocado dentro da geladeira. O suspeito foi preso dias depois.

Elisângela de Souza foi vista pela última vez na sexta-feira (10) — Foto: Arquivo Pessoal

Zezé Perrella vira réu – Após quase dois anos de tentativas, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais conseguiu notificar o ex-senador e ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, por improbidade administrativa. Ele se tornou réu no dia 10 de julho.

Crime em Funilândia – Um vereador da cidade de Funilândia, que fica na Região Central de Minas Gerais, foi encontrado morto dentro do carro, em frente à Estação de Metrô do bairro Vila Oeste, em Belo Horizonte, no dia 23. O corpo de Hamilton Dias de Moura (MDB) estava no banco do motorista, com várias perfurações por arma de fogo. Em outubro, o vereador Ronaldo Batista (PSC) foi preso na manhã do dia 15, no bairro Castelo, na Região da Pampulha, suspeito de envolvimento no homicídio.

O vereador Ronaldo Batista (PSC), na delegacia de homicídios da Polícia Civil de MG. — Foto: Fabiana Almeida / TV Globo

Clássico do cinema nacional – Também foi no mês de julho que o clássico “Menino Maluquinho” comemorou 25 anos e o G1 mostrou como estão os atores mirins hoje.

‘Menino Maluquinho’, clássico do cinema nacional filmado em MG, completa 25 anos

À esquerda, Helvécio Ratton na época das filmagens de Menino Maluquinho, ao lado de Samuel Costa; à direita, em foto atual. — Foto: Estevam Avellar (esquerda) e Bianca Aun (direita)

AGOSTO

Rim novo – Em agosto, o professor Cristiano Gomes, uma das vítimas de intoxicação pela Backer, ficou sabendo que o rim de sua mulher, Flávia Schayer, era compatível com o dele. A doação do órgão foi feita em setembro. Em outubro, ele e ela tiveram alta. Em novembro, o professor acabou precisando ser internado de novo, mas já voltou para casa.

Caso Backer: Homem contaminado por cerveja recebe doação de rim da esposa

Pandemia – Ainda na cobertura da pandemia do coronavírus, o G1 mostrou que Minas foi o estado que menos investiu em saúde no primeiro semestre, considerando todo o Brasil. E Kalil deu entrevista exclusiva à CBN em que disse que as aulas só voltam na cidade depois da vacina.

Bebê celebridade – O pequeno Theo nasceu no dia 9 de agosto, com um pouco mais de 3,3 kg e com uma pequena mecha branca no cabelo. Virou celebridade e encantou os leitores do G1.

Com apenas oito dias, o pequeno Theo já virou celebridade. — Foto: Arquivo pessoal

Gari celebridade – O gari Tales Alves também virou celebridade em agosto por seus vídeos, que viralizaram na internet. Ele concorreu ao Mister BH, mas acabou não sendo o vencedor.

Candidatos a Mister BH. O gari Tales está na foto do canto superior direito. — Foto: Víctor Rodrigues e Alanderson Aguiar/Mister BH/Divulgação

Aniversário do G1 Minas – No dia 13 de agosto de 2010 nascia o G1 Minas, quatro anos depois da criação do G1. E, neste período de dez anos, muitas foram as coberturas jornalísticas marcantes que foram divulgadas por aqui. Elas foram lembradas em agosto deste ano.

Coberturas marcantes do G1 Minas entre 2010 e 2020. — Foto: Arquivo G1

Triste acidente – Uma criança de 9 anos morreu depois de cair do 4º andar de um prédio, de uma altura aproximada de 16 metros, no bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no dia 19. Segundo os bombeiros, o menino passou pela tela de proteção que havia na janela do apartamento. Em outubro, a polícia concluiu que foi um acidente.

Buscas em Brumadinho – Após mais de cinco meses, o Corpo de Bombeiros retomou no dia 27 de agosto as buscas pelas 11 vítimas ainda desaparecidas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Elas haviam sido suspensas no dia 21 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Bombeiros localizam caminhonete que é procurada desde o primeiro dia de buscas, em Brumadinho — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Megaoperação contra o PCC – Uma força-tarefa coordenada pela Polícia Federal (PF) realizou no dia 31 megaoperação contra uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas. A Justiça de Minas bloqueou cerca de R$ 252 milhões em contas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram cumpridos mais de 600 mandados de prisão e de busca e apreensão. Ao todo, 422 foram de prisão, sendo parte deles (179) contra pessoas que já estão detidas. As ordens foram cumpridas em 19 estados e no Distrito Federal. Membros da facção que atua dentro e fora dos presídios que executassem servidores públicos recebiam o triplo da mesada em relação aos demais, disse a PF em coletiva de imprensa sobre a operação.

SETEMBRO

Racismo é crime – A Rainha do Carnaval de BH, Lais Aparecida da Silva, denunciou, logo no início do mês, que foi vítima de injúria racial. Ela recebeu uma mensagem com um pedido de encontro, algo que seria comum para a modelo. Mas, desta vez, ao recusar o convite, ela disse ter sido agredida verbalmente. “Você é uma macaca, arrogante, idiota. Olha pra você, no máximo o que você serve é pra poder saciar o fetiche de alguém”, dizia a mensagem do autor anônimo. Ela registrou boletim de ocorrência, denunciando o ato racista no dia 1º de setembro. Infelizmente, este não foi um crime isolado. Ao longo de todo o ano, o G1 noticiou casos parecidos. Ainda em janeiro, um atendente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi vítima de injúria racial, tendo sido chamado de “pretinho ladrão” e “preto bandido”. Em fevereiro, uma recepcionista denunciou ter sido vítima de injúria racial de um médico que trabalhava na mesma clínica que ela. Na época de campanha eleitoral, uma candidata a vereadora sofreu injúria durante reunião virtual do partido. No fim de novembro, o segurança de um shopping interrompeu o lanche de duas crianças negras, sem qualquer justificativa. E recentemente, já em dezembro, um homem denunciou ter sido vítima do crime em uma hamburgueria na Savassi. Esses foram só alguns dos casos registrados em 2020.

Lais Lima, Rainha da Corte Momesca 2020 de BH — Foto: Lais Lima/Arquivo pessoal

Reforma da Previdência aprovada – Com a maioria absoluta dos deputados votando a favor do Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/20, a Reforma da Previdência mineira foi aprovada no dia 4 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foram 52 votos a favor e 20 votos contrários. Nenhum deputado votou em branco. Ela foi sancionada no dia 22.

Ônibus queimados – No mês de setembro também aconteceram vários incêndios em ônibus na Grande BH. Por causa dos crimes, que a polícia suspeitava terem sido comandados de dentro de presídios, as empresas tiveram que reduzir os horários de circulação em algumas linhas.

Empresas dizem ter dificuldade para repor ônibus queimados

Gino & Geno – O helicóptero que levava a dupla Gino & Geno para uma live apresentou falhas mecânicas durante o voo, no dia 6 de setembro, e precisou pousar em Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais. Felizmente, a dupla ficou bem.

Helicóptero da dupla Gino & Geno faz pouso, em Santa Bárbara, após após apresentar falhas mecânicas. — Foto: Guilherme Assis – Diário de Barão/ Divulgação

Morre Tio Wilson – Morreu na noite de 12 de setembro o baterista da banda mineira Lagum, Breno Braga, de 34 anos, mais conhecido como Tio Wilson. A banda se apresentou às 21h, em um drive-in em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em minutos, os ingressos se esgotaram, e foi aberta uma sessão extra, às 23h. Tio Wilson morreu no intervalo entre as duas apresentações. Em outubro, a viúva de Tio Wilson anunciou que está grávida dele. Em dezembro, a Polícia Civil concluiu que a causa da morte foi “natural”.

Baterista que morreu após show neste sábado era conhecido como ‘Tio Wilson” — Foto: Reprodução/Redes sociais

Morre Parrerito – No dia seguinte, a música perdeu outro nome: Parrerito, cantor do Trio Parada Dura, morreu aos 67 anos vítima da Covid-19. Ele também tinha diabetes. Parrerito nasceu em São Fidélis (RJ), mas construiu a carreira, com o Trio Parada Dura, em Minas Gerais. Ele morava com a família em Contagem, na Região Metropolitana de BH. O artista deixou esposa, filhas e netos.

Parrerito, do Trio Parada Dura, morre vítima da Covid-19

Morte após cirurgias – A cabeleireira Edisa de Jesus Soloni, de 20 anos, morreu horas após fazer três cirurgias plásticas em uma clínica no bairro Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no dia 11 de setembro. A clínica negou negligência. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.

Cabeleireira Edisa de Jesus Soloni passou mal após procedimento. — Foto: Reprodução/Redes sociais

Passeando com as cobras – Essa história deu o que falar. Um vídeo publicado nas redes sociais, e que viralizou em setembro, mostra uma moradora de BH passeando com suas cobras de estimação no centro da cidade. O G1 conversou com a dona das serpentes.

Mulher leva cobra para passear no Centro de BH e vídeo viraliza nas redes sociais

OUTUBRO

Procurador atira – Um procurador de Justiça, de 59 anos, foi preso na noite do dia 1º por atirar em direção a uma mulher, de 53 anos, depois de uma briga no trânsito, no bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ela não foi atingida. O suspeito, Bertoldo Mateus de Oliveira Filho, também resistiu à prisão e xingou os militares, que precisaram usar da força para algemá-lo, segundo as informações do boletim de ocorrência, que também registrou sinais de embriaguez e CNH vencida. Ele foi afastado da função de coordenador estadual de Defesa do Direito de Família, das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e teve porte de arma suspenso. O Ministério Público abriu um Procedimento Investigatório Criminal para investigar o procurador, ainda em andamento.

Procurador é denunciado à polícia após agredir mulher em BH

Calor recorde – Belo Horizonte viveu o dia mais quente de sua história em 3 de outubro, chegando a 37,8ºC. Quatro dias depois, bateu o recorde mais uma vez, chegando a 38,4ºC.

Ciclista atropelado – No dia 6, o ciclista Ricardo Alcici, de 40 anos, bicampeão brasileiro de ciclismo de pista, foi atropelado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ele foi socorrido consciente e com uma fratura na perna direita. O veículo atingiu o ciclista na contramão.

Vídeo mostra socorro a ciclista vítima de acidente na Pampulha, em BH

Estupro coletivo – No dia 18 aconteceu um crime absurdo: uma criança de 11 anos foi estuprada por quatro adolescentes, com idades entre 12 e 13 anos, no bairro Novo Tupi, em BH. A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 23 anos suspeito de filmar e divulgar, nas redes sociais, o estupro coletivo. O homem passou a ser investigado por “filmar, compartilhar e armazenar cena de sexo envolvendo criança ou adolescente, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”. A família da vítima teve que se mudar de endereço.

Vídeo viral – O motoboy de uma lanchonete em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, reagiu a ameaças de um homem conhecido como Jackie Chan que, segundo a Polícia Militar (PM), estava armado, e o vídeo viralizou nas redes sociais (veja abaixo). Nas imagens registradas por câmeras de segurança, Jackie chega ao estabelecimento, vestindo uma regata preta com detalhe vermelho, tirando satisfação com o trabalhador. Depois, ele parte para cima do motoboy, de moletom cinza, que revida as agressões e derruba o homem no chão. A pessoa de boné vermelho não foi identificada. O G1 contou toda a história e mostrou que Jackie Chan foi indiciado por três crimes.

Motoboy reage a ameaça em Ouro Branco e vídeo de briga viraliza

Atestado para não usar máscara – O médico Sérgio Marcussi, de Belo Horizonte, publicou nas redes sociais, em outubro, que estava distribuindo atestados para pessoas que não querem usar a máscara de proteção contra o coronavírus. O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) resolveu apurar o caso após reportagem do G1 a respeito.

‘Hoje fiz 20 atestados desses’, disse o médico de BH no Twitter — Foto: Reprodução/Redes sociais

NOVEMBRO

Mariana, 5 anos – O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, completou 5 anos em 5 de novembro, e o G1 fez várias reportagens a respeito, mostrando a situação nesse período e homenageando as vítimas.

Tragédia de Mariana, 5 anos: sem julgamento ou recuperação ambiental, 5 vidas contam os impactos no período
‘O recado, não há dúvida, é de impunidade’, diz procurador
‘Morreu sem saber o que estava acontecendo’, relembra mãe de menina vítima da tragédia de Mariana
Idoso acredita que não estará vivo quando casas destruídas pela tragédia de Mariana forem entregues
‘A gente vai ficando cada vez mais sem chão’, diz morador de Bento Rodrigues que espera por casa há 5 anos
‘Temos um risco muito grande que milhares de pescadores tenham redução no auxílio’, diz defensor público
Tragédia de Mariana: protestos, homenagens e exposição marcam 5 anos do desastre
Tragédia de Mariana, 5 anos: segurança de barragens esbarra em legislação frágil e falta de fiscais, apontam especialistas

Mesmo um dos imóveis mais altos de Bento Rodrigues não resistiu à força do “mar de lama” — Foto: Lucas Franco/TV Globo

Prêmio do Facebook – O adolescente Andres Alonnso Bie Perez, de 15 anos, ganhou fama em novembro depois que recebeu uma recompensa de US$ 25 mil do Facebook. Isso porque ele descobriu uma falha de segurança na rede social Instagram e comunicou o problema à equipe de segurança. O G1 entrevistou ele.

Adolescente, de BH, ganha R$130 mil reais do Facebook por achar erro no Instagram

Um oásis no país – No dia 13 de novembro, a cidade mineira de Pedro Teixeira registrou o primeiro caso de Covid-19. Com isso, sobrou apenas um município livre da doença em todo o país: Cedro do Abaeté, na Região Central de Minas. Isso não durou muito: no dia 13 de dezembro, Cedro registrou dois pacientes infectados. Com isso, todas as cidades do Brasil passaram a ter pelo menos algum caso de coronavírus.

Eleições e Kalil reeleito – no dia 15 de novembro aconteceu o evento político do ano: o primeiro turno das eleições municipais. O G1 acompanhou tudo em tempo real naquele domingo. A apuração dos votos em Belo Horizonte, a reeleição de Alexandre Kalil (PSD), o primeiro discurso do prefeito após a vitória e a lista dos vereadores eleitos, por exemplo, foram acompanhados no dia. O G1 também publicou, em uma iniciativa inédita, os resultados em todos os 853 municípios do estado. No dia seguinte, trouxemos uma análise da renovação na Câmara Municipal de BH e uma entrevista com a vereadora mais votada da história, que também é a primeira trans, Duda Salabert (PDT). Dias depois, ela denunciou ter sido ameaçada de morte.

Derrota viraliza em Sabará – Um candidato que perdeu as eleições em Sabará gravou um áudio que viralizou nas redes sociais (ouça abaixo). Maurício Márcio de Oliveira, de 47 anos, ficou decepcionado com resultado da disputa. O G1 conversou com ele numa entrevista imperdível.

“Só os cara que vêm pegar jabuticaba aqui em casa dá mais de 33, sô. Cê tem que ver no churrasquinho ontem. Ela tava com 200 espetos e foi tudo embora, o povo parecia que tava passando fome. Todo mundo me abraçando. Chega na hora: 33 votos”.

Prédio ameaça cair – Vizinhos de um prédio em construção, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acordaram assustados na noite de 17 de novembro. Parte do terreno onde fica a construção cedeu e deixou a estrutura tombada. O G1 conversou com pessoas que tinham comprado apartamento ali e viram o sonho desmoronar e com vizinhos que se viram de repente desalojados de suas casas. O prédio só foi demolido mais de uma semana depois de tombar.

João Beto sensibiliza BH – No Dia da Consciência Negra, Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades do Brasil a se manifestarem contra a morte, na véspera, de João Alberto Freitas, espancado em um Carrefour de Porto Alegre. Na capital mineira, centenas de pessoas protestaram em frente a lojas da mesma rede de supermercado.

Rapper Djonga participa de ato contra racismo no Centro de BH. — Foto: Gabriel Senna / TV Globo

Mulher cai de cobertura – Desde 23 de novembro a Polícia Civil investiga a morte misteriosa de Hilma Balsamão de Morais, que caiu da cobertura onde mora o namorado dela, Gustavo de Almeida Veloso.

DEZEMBRO

300 anos de Minas – O estado comemorou três séculos de existência no dia 2 de dezembro. E o G1 fez uma série de reportagens especiais, como a que mostra a importância dos museus para preservar toda essa memória (veja abaixo). E, em 12 de dezembro, a homenagem foi pelos 123 anos de Belo Horizonte.

Raio X dos museus em Minas. — Foto: Infografia do G1

Tragédia em Monlevade – Logo no início do mês, um acidente gravíssimo. Um ônibus, vindo do interior do Alagoas e indo para São Paulo, despencou de um viaduto em João Monlevade. Ao todo, 19 pessoas morreram e 27 ficaram feridas.

Ônibus cai de viaduto em João Monlevade (MG)

Enfrentamento à Covid em BH – No início do mês, a prefeitura voltou a proibir a venda de bebida alcoólica, para tentar frear o aumento do contágio de coronavírus no fim do ano. No dia 18, a prefeitura anunciou a ampliação do horário de funcionamento do comércio, para tentar reduzir as aglomerações. E, nesse meio-tempo, fez um acordo com o governo paulista e com a UFMG pensando em alternativas para garantir a vacinação dos moradores, quando alguma vacina for autorizada. A prefeitura também prorrogou o estado de calamidade pública, em decreto no dia 19 de dezembro. Os leitos de UTI voltaram a ficar em alerta na cidade neste mês.

Samarco volta a operar – As atividades da mineradora Samarco foram retomadas no dia 11 em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, cinco anos depois do rompimento da Barragem de Fundão. Segundo a prefeitura da cidade, até mesmo a extração de minério de ferro foi retomada — o que a Samarco só confirmou no dia 23. A licença para retorno das operações foi concedida em outubro do ano passado. Em 5 de novembro de 2015, a tragédia matou 19 pessoas, poluiu o Rio Doce e destruiu os vilarejos Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira. Desde então, ninguém foi julgado, nenhuma casa foi entregue aos atingidos e a recuperação ambiental ainda não foi concluída.

Samarco retoma atividades em Mariana: Complexo de Germano, onde ficava a barragem do Fundão, que se rompeu, tem grande movimentação nesta sexta-feira (11/12). — Foto: TV Globo

Denunciados, 6 anos depois – Mais de seis anos depois do desabamento do Viaduto Guararapes, que matou duas pessoas durante a Copa do Mundo de 2014, a Justiça mineira condenou, em primeira instância, seis engenheiros que participaram da obra. Outros dois foram absolvidos.

Morte em Brumadinho – Um operário morreu após um talude desmoronar sobre uma retroescavadeira, no dia 18, na área da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O local é perto da barragem B1, que se rompeu em janeiro de 2019, matando 270 pessoas. O soterramento aconteceu durante a tarde e equipes do Corpo de Bombeiros, que atuavam próximo ao local procurando as vítimas ainda desaparecidas pelo rompimento da barragem, começaram imediatamente as buscas pelo operador de máquinas. No dia seguinte, a prefeitura de Brumadinho suspendeu o alvará de funcionamento e localização da Vale e o Ministério Público resolveu abrir inquérito para investigar. No dia 25, contamos um pouco mais a história de Júlio César.

Operário morre sor terrado após talude desmoronar — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Escrava por 38 anos – Depois de viver por 38 anos em condições análogas à escravidão, uma mulher em Patos de Minas foi resgatada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Federal. No dia 20 de dezembro, o Fantástico contou a história de Madalena Gordiano, que trabalhou desde os 8 anos na casa da família Milagres Rigueira, na cidade do Alto Paranaíba (veja no vídeo abaixo).

Mulher é libertada depois de ficar em situação análoga à escravidão em Patos de Minas

* Com reportagens de Ana Tereza Almeida, Alex Araújo, Raquel Freitas, Thais Leocádio, Thais Pimentel, Patrícia Fiúza, Maria Lúcia Gontijo, Júlio César Santos, Guilherme Pimenta, Dannyellen Paiva, Mikaela Salachenski, Fernando Zuba, Danilo Girundi, Pedro Chimicatti, Lucas Ragazzi, Ricardo Mello e demais repórteres do G1 Minas e TV Globo.

Os vídeos mais vistos no G1 Minas na última semana:

Cirurgião plástico, de BH, faz festa em casa, durante pandemia e posta nas redes sociais
VÍDEO: Câmera registra momento em que bandido atira em funcionário de supermercado em BH‘Cuida do seu irmão’, disse técnica de enfermagem ao filho, antes de morrer de Covid-19

Fim do auxílio, salário mínimo, preço da comida: como fica seu bolso em 2021
Brasileiros entrarão no novo ano sem o benefício que ajudou a sustentar a renda na pandemia e com aumentos de tarifas no horizonte.

Deu o que falar

Rivalidades, cancelados, separações… As tretas do mundo pop em 2020

Pop & Arte

RETROSPECTIVA ECONÕMICA

O pior ano da história na economia: como estão os empresários que tentam sobreviver à crise causada pela pandemia
G1 acompanha empresários e empreendedores durante a pandemia, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Por Daniel Silveira, Luiz Guilherme Gerbelli, Marta Cavallini e Patricia Basilio, G1 — Rio de Janeiro e São Paulo

02/01/2021 07h14 Atualizado há 4 dias

G1 acompanha empresários desde o início da pandemia — Foto: Foto G1
G1 acompanha empresários desde o início da pandemia — Foto: Foto G1

Desde março, o G1 acompanha empresários e empreendedores tentando sobreviver à crise que veio no arrasto da pandemia do coronavírus. Ao longo desse tempo, alguns demitiram, vários suspenderam o contrato de seus funcionários, muitos transformaram seus negócios para seguir com algum faturamento – e um deles fechou as portas em definitivo.

Nesta quinta série de entrevistas, que acontece em meio à nova onda da Covid-19, vários demonstraram desânimo com o futuro dos negócios – e perspectivas de um 2021 ainda muito difícil.

O ano em que os brasileiros enfrentaram (mais) uma crise: G1 conta histórias de quem tenta sobreviver e de quem se reinventou
Ainda que a economia tenha retomado uma trajetória de recuperação, com alta de 7,7% no PIB do terceiro trimestre, o desemprego segue batendo recordes, e o próximo ano começa com uma série de incertezas, além da possibilidade de novos choques com o fim do Auxílio Emergencial e o rombo nas contas públicas.

Relembre as histórias desses empresários:

no começo da pandemia;
quase dois meses depois, em maio;
quatro meses após o início da quarentena, em julho;
em setembro, após a retomada das atividades.
E veja os novos depoimentos abaixo:

‘Espero que a gente consiga sobreviver’

‘Espero que a gente consiga sobreviver até a metade do ano que vem’, diz sócio de bar
‘Espero que a gente consiga sobreviver até a metade do ano que vem’, diz sócio de bar

O bar Kaia, no bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo, ainda não recuperou o faturamento pré-pandemia. No final de agosto, o estabelecimento voltou a receber os clientes dentro da casa. Mas, com a volta à chamada fase amarela em São Paulo, que restringe a movimentação e o horário de funcionamento, a situação voltou a ficar complicada. E as expectativas são de incerteza.

“Por enquanto não dá para prever uma melhoria, mas dá para saber que trabalhando bem, com o apoio que a gente continua tendo do nosso público, a gente consiga sobreviver até a metade do ano que vem e que a gente volte a operar de forma normalizada”, diz Younes Bari, um dos sócios do empreendimento.
Relembre:
– em março, Younes contou que, para sobreviver, bar tentava se adaptar ao delivery e à ‘barricada’
– em maio, dono do bar precisou recorrer ao seu primeiro empréstimo
– em julho, empresário disse ainda não se sentir seguro para reabrir o bar
– em setembro, contou que teve que demitir parte dos funcionários
‘Eu não tenho mais fôlego’
Sem nova ajuda do governo, dono de bar no Rio se diz sem perspectivas de manter o negócio
Sem nova ajuda do governo, dono de bar no Rio se diz sem perspectivas de manter o negócio

Após cerca de 100 dias de portas fechadas, o Bar do Bigode, no Rio, voltou a funcionar em junho. Mas sem lucro, praticamente sem clientes, sem acesso a crédito facilitado e com acúmulo de dívidas, o empresário Irenildo Queiroz estabeleceu um prazo até o fim de dezembro para definir se manterá a luta para não fechar as portas. Mas ele teme pelo pior.

“Esse mês de dezembro é meu último mês. Se não aparecer alguma perspectiva, alguma parceria, se não aparecer alguém que queira juntar comigo para fazer alguma coisa, para somar, infelizmente eu vou jogar a toalha”, disse ele.
Relembre:
– em março, Irenildo Queiroz contou que faria de tudo para não demitir funcionários
– em maio, empresário contou que havia precisado suspender contratos dos trabalhadores
– em julho, o bar reabriu com a ajuda de clientes e familiares
– em setembro, Bigode já temia ter que fechar em definitivo
‘Vários anos’ dentro de 2020
Entrevista com Bruno Bernardo  
Entrevista com Bruno Bernardo

Sócio do INK Bar e do LabOf, Bruno Bernardo diz que viveu “vários anos” dentro de 2020. No auge da crise econômica, o escritório chegou a perder 70% do faturamento, e o bar registrou uma queda de 80%. Com soluções inovadoras, no entanto, os dois negócios conseguiram sobreviver ao ano.

“Chegar até o fim do ano é compensador para qualquer pessoa que está nessa área de bar e restaurante, um dos segmentos mais abalados mais afetados na crise. A gente sabe quantos players ficaram para trás”, diz Bernardo.
Relembre:
– em março, Bruno Bernardo contou que teve de repensar toda a sua estratégia de negócios
– em maio, negócios foram readaptado; bar passou a serviço de delivery e escritório a alugar obras de arte
– em julho, parte dos trabalhos do escritório foram retomados, mas o bar seguiu com o delivery
– em setembro, Bernardo se disse esperançoso com a retomada dos negócios
‘No ano em que a gente comemoraria 10 anos, tivemos de fechar’
Sem perspectivas de retomada, buffet encerra operações ao completar uma década
Sem perspectivas de retomada, buffet encerra operações ao completar uma década

Nos primeiros meses de pandemia, o empresário Pedro Roxo, um dos donos do buffet Manja Gastronomia, utilizou um fundo de reserva feito para emergências e implementou sistemas próprios de delivery de refeições e de aulas de gastronomia on-line. O novo faturamento, contudo, chegou a apenas 20% do que a empresa registrava antes da pandemia e não foi suficiente para cobrir os gastos do buffet.

“No final do ano, gastamos todo nosso fundo de reserva. O delivery estava bacana, mas não foi suficiente. No ano em que a gente comemoraria 10 anos, tivemos de fechar”, diz Roxo.

Relembre:
– em março, Pedro Roxo lamentava o fato do setor ser um dos mais atingidos pela crise
– em maio, empresário implementou delivery de refeições, mas ainda usava reserva financeira
– em julho, ele ainda não tinha planos de reabrir e via mais incertezas do que garantias
– em setembro, Roxo disse ter chegado ao limite – e fechou a empresa
‘Foi o pior ano para nós empresários’
Sem retomada do turismo, dona de rede de lavanderias se diz preocupada
Sem retomada do turismo, dona de rede de lavanderias se diz preocupada

Mesmo sem o balanço financeiro do ano fechado, a empresária Cláudia Mendes, dona da rede de lavanderias Laundry Express, já considera que foi o pior período para a rede de lavanderias na Zona Sul do Rio em 30 anos de negócios. Com grande parte do faturamento dependendo do turismo, a retomada das atividades não fui suficiente para recuperar o patamar de antes da pandemia.

“Não temos ainda nada fechado em relação ao ano de 2020. Mas, com certeza, foi o pior ano para nós enquanto empresários para lidar com isso tudo. Foi muito difícil e muito assustador”, contou a empresária.
Relembre:
– em março, Cláudia Mendes já contava que o faturamento de suas lavanderias havia caído 70%
– dois meses depois, empresária disse que precisou remanejar pessoal e deixar de pagar contas
– em julho, Cláudia se dizia frustrada com programa de crédito, e apontava que contas não fechavam
– em setembro, a linha de crédito do governo dava novo fôlego aos negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *