AL recebe mais 27,5 mil doses para vacinar idosos

24 / 01 / 21

Imunizantes da Oxford/AstraZeneca chegaram na madrugada deste domingo, no Aeroporto de Maceió

A chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19 em Alagoas representa mais esperança no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Este sentimento se renovou no início da madrugada de domingo (24/01), quando uma nova remessa de 27.500 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, carga vinda Índia, chegou ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

Os imunizantes foram recebidos pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. As vacinas que chegaram ao Brasil já passaram por um processo de análise por exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguiram para armazenamento no Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas.

Com as vacinas já em solo alagoano, o governador Renan Filho informou que a distribuição das doses acontece nesta segunda-feira (25) e sua aplicação deve ser direcionada aos idosos a partir de 85 anos. A decisão em dar início à imunização deste público está relacionada ao quantitativo de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado de Alagoas.

“A partir de amanhã [segunda-feira, 25] o Governo inicia a distribuição do novo lote de vacina para os municípios. A prioridade agora é dar início à imunização das pessoas com mais de 85 anos. Esta quantidade de vacinas que chegou ao Estado nos permite realizar a vacinação deste público. Se você conhece alguém com mais de 85 anos, basta procurar a Secretaria de Saúde do seu município para se informar. Entregaremos as vacinas nas quantidades certas, de acordo com as projeções do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Em paralelo, seguiremos vacinando os profissionais de saúde”, afirmou o governador Renan Filho.

Segundo o secretário Alexandre Ayres, o planejamento do Governo de Alagoas é continuar agindo com rapidez para que a população seja imunizada. Ele destacou, também, que cada frasco da vacina Oxford/AstraZeneca equivale a dez doses.

“As vacinas da Oxford/AstraZeneca já estão armazenadas no PNI [Programa Nacional de Imunização] aqui em Maceió e o Governo de Alagoas continua agindo celeremente na logística da distribuição para os municípios. As vacinas, sejam elas CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca, representam esperança neste combate à Covid-19. Teremos uma maior possibilidade de vacinar este público tão importante que são os idosos a partir dos 85 anos. Seguimos preparados para vencer essa guerra”, destacou o secretário Alexandre Ayres.

Após o recebimento, as vacinas foram colocadas em um caminhão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e levadas para o devido armazenamento e refrigeração na estrutura do PNI. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio de agentes da Polícia Militar (PM), faz a escolta e segurança tanto no trajeto até o local, quanto na saída para distribuição junto aos municípios.

Oxford e CoronaVac

As vacinas de Oxford farão parte do Programa Nacional de Imunização, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e teve início em 17 de janeiro com a distribuição de 6 milhões de doses da CoronaVac para os Estados. Na última sexta-feira (22), outras 4,8 milhões de doses da CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial no Brasil.

Imunização em Alagoas

Os 102 municípios de Alagoas receberam, na última semana, da Secretaria de Estado da Saúde, 25.130 doses da vacina CoronaVac. A divisão das doses ocorreu de forma equânime, com base em um cálculo que seguiu a representatividade dos trabalhadores da saúde de cada uma das cidades. Até o final da tarde de sábado (23), mais de 12.121 profissionais de saúde já haviam recebebido a primeira dose das vacinas em todo o Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *