Família de Nudson se solidariza com Marcelo Tadeu

24 / 04 / 21

Advogado morreu no lugar do ex-juiz, que pede punição para executores e mandantes do crime

Familiares do advogado Nudson Harley, assassinado em Maceió no dia 3 de julho de 2009, divulgou uma nota oficial sobre o caso, criticando a condução das investigações e se solidarizando com o juiz aposentado Marcelo Tadeu. A nota foi distribuída à imprensa e postada nas redes sociais na quarta-feira, 21 de abril.

No início do mês, Tadeu revelou que a PF havia indiciado o ex-diretor geral da Polícia Civil, delegado Paulo Cerqueira, por envolvimento na morte de Nudson, que teria sido assassinado no lugar de Tadeu. O crime teria repercussão política e um dos pistoleiros está preso, aguardando julgamento.

Com o título, “Manifestação da Família de Nudson Harley, diante as últimas notícias estarrecedoras”, a família do advogado morto por engano agradece o trabalho da Polícia Federal, pelo empenho na condução do inquérito, e pede a punição dos culpados, entre executores e mandantes.

“A todos que passaram e trabalharam nessa investigação, nossa gratidão. Obrigado por nunca desistirem”, agradeceram os familiares do Nudson. Mais adiante, eles acrescentam:

“Sabemos que um indiciamento é apenas a conclusão de haver suficientes indícios de autoria, ou seja, circunstâncias relacionadas com o fato delituoso, sinais indicativos de autoria do delito. Por outro lado, pensamos que durante quase 12 anos de investigações, esses indícios devem estar muito bem fundamentados. Aguardamos agora a posição do ilustre Ministério Público”.

A reportagem de O Dia procurou ouvir a PF de Alagoas, a respeito do desfecho do caso, mas a assessoria da instituição informou que “não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento”.

ÍNTEGRA DA NOTA DA FAMÍLIA DE NUDSON

Manifestação da Família de Nudson Harley, diante as ultimas notícias estarrecedoras:

“Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente a variação do roubo. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à Justiça. Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando dos filhos um pai. (…)”

Onze anos e nove meses que mataram ele. De forma covarde, sem direito de qualquer possibilidade de defesa. Dia 03/07/2009. Quem foi? Por que? Foram essas perguntas que martelaram as nossas cabeças sempre.
Se tínhamos perdido a Esperança? Não. Apenas entregamos nas mãos de Deus e seguimos em frente.

Quantos acontecimentos na nossa família aqui em Minas Gerais e que ele não pôde vivenciar porque roubaram a vida dele. Formaturas, casamentos, nascimentos, comemorações natalinas, dia das mães, dia dos pais, dia dos irmãos. A vida por aqui seguiu. Tivemos que seguir sem ele. Sem aquele personagem tão importante nas nossas vidas.

Ainda sobre o ano de 2009, não poderíamos deixar de lembrar da linha de investigação de um possível crime passional. Muita especulação. Falaram até na prisão de um traficante, suspeito de ser o executor. Foram muitas mentiras, muitas trapaças, até que as notícias pararam de chegar. A última foi que poderia ser crime por engano, questionado pelo Juiz Marcelo Tadeu.

Aqui, abrimos um parágrafo para agradecer ao Dr. Marcelo Tadeu. Que foi desacreditado na hipótese de erro de execução e aqueles tiros eram para ele. Nos prometeu que iria em busca da verdade, buscou todos os recursos para levar o caso ao STJ. Agradecemos pela sua persistência, pela sua coragem e por nunca ter desistido da sua tese de crime por engano. Se não fosse isso, nunca saberíamos de nada.

A nossa agonia era constante, afinal sempre estivemos à 1.903 KM de distância de onde roubaram a vida dele. Nunca foi fácil acompanhar tudo.

No ano de 2012 acompanhamos também que as investigações foram levadas para o STJ, a pedido do Juiz Marcelo Tadeu, que sempre acreditou que a execução do crime era para ele. Acompanhamos daqui, na medida do possível, pois tudo corre em sigilo.

No dia 11/04/2021recebemos a notícia, através das redes sociais, que a Polícia Federal havia indiciado um delegado, o mesmo que presidiu as investigações da polícia Civil em 2009. O mesmo que nos disse que o crime foi praticado de uma forma mesquinha e que iria descobrir quem eram os assassinos, que desvendar o crime era uma questão de honra. Que aquele crime não iria ficar impune. Mas ficou impune.

Tivemos a notícia também que em 05/04/2021, houve uma sentença de pronúncia para julgamento no Tribunal do Júri. Que uma pessoa foi acusada, o sujeito que foi contratado para matar o Juiz, mas que por erro roubou a vida do Nudson.

Essa sentença para nós (Mãe, Pai, Filhos, Esposa, irmãos, sobrinhos e amigos) foi recebida com muita satisfação. Uma mistura de dor ainda pela grande perda, mas ao mesmo tempo de esperança. Estamos perto do fim após quase 12 anos de angústia, nada vai trazer a vida dele de volta, mas a sensação de saber que justiça será feita, essa não tem preço!

Ansiosos agora para que marquem logo esse Julgamento no Tribunal do Júri, afinal já esperamos muito tempo.

Queremos aproveitar para agradecer a Polícia Federal, pelo empenho. A todos que passaram e trabalharam nessa investigação. Obrigado por nunca desistirem.
Sabemos que um indiciamento é apenas a conclusão de haver suficientes indícios de autoria, ou seja, circunstâncias relacionadas com o fato delituoso, sinais indicativos de autoria do delito.

Por outro lado, pensamos que durante quase 12 anos de investigações, esses indícios devem estar muito bem fundamentados. Aguardamos agora a posição do ilustre Ministério Público.

Aproveitamos o momento para significar o conceito de Honra: ‘Princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade”.

Durante esses anos soubemos que as mentiras e trapaças foram muitas, e que quase nos roubaram o direito à justiça.

Que todos saibam que estaremos aqui, à 1.903KM distantes, como sempre estivemos, em silêncio, sem muito alarde, tocando as nossas vidas. Mas agora com uma enorme esperança de ter Justiça!

Pelo Nudson Harley, pela vida que roubaram dele, pedimos celeridade antes que esse crime incorra na prescrição.

Nossos sinceros agradecimentos a todos envolvidos nessa investigação!
Família do Nudson: Mãe, Pai (in memoria), filhos, neto, esposa, irmãos e sobrinhos.

Belo Horizonte (MG), 21/04/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *