Polícia prende Dr. Jairinho e mãe de Henry Borel

08 / 04 / 21

Casal é acusado pela morte do menino, que chegou morto ao hospital em 8/3

Menino foi encontrado morto no apartamento em que o casal morava em 8 de março. Eles afirmam que houve um acidente, mas laudos descartam a hipótese. Documento indica que, semanas antes, Henry foi torturado por Jairinho, com conhecimento da mãe. Os dois alegam inocência.

A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (8/3), dentro das investigações da morte do menino Henry Borel, o vereador carioca Dr. Jairinho (Solidariedade), padrasto da criança, e Monique Medeiros, mãe do garoto.

Henry foi encontrado morto no dia 8 de março no apartamento em que Monique vivia com Jairinho. O casal foi preso por indícios de homicídio duplamento qualificado – com emprego de tortura e sem chance de defesa para a vítima.

A polícia também aponta que os dois tentaram atrapalhar as investigações e por ameaçar testemunhas para combinar versões.

Nenhum dos dois falou com jornalistas. O advogado de defesa voltou a alegar inocência do casal.

Os mandados de prisão foram expedidos nesta quarta-feira (7) pelo 2º Tribunal do Júri da Capital. A prisão é temporária, por 30 dias.

Jairinho e Monique não deram declarações ao serem presos, em Bangu, nem quando chegaram à 16ª DP.

‘Sessão de tortura’
Policiais descobriram que, antes do fim de semana da morte, Dr. Jairinho já agredia o menino com chutes, rasteiras e golpes na cabeça.

Segundo a polícia, Monique sabia disso pelo menos desde fevereiro.

O vereador teria praticado pelo menos uma sessão de tortura contra o enteado em fevereiro.

Resumo

Henry estava no apartamento onde a mãe morava com o vereador Dr. Jairinho, na Barra da Tijuca, e foi levado por eles ao hospital, onde chegou já sem vida na madrugada de 8 de março;

O casal alegou que o menino sofreu um acidente em casa e que estava “desacordado e com os olhos revirados e sem respirar” quando o encontraram no quarto;

Mas os laudos da necropsia de Henry e da reconstituição no apartamento do casal afastam essa hipótese;

O documento informa que a causa da morte foi hemorragia interna e laceração hepática [no fígado] causada por uma ação contundente [violenta].

A polícia diz que, semanas antes de ser morto, Henry foi torturado por Jairinho. Monique sabia;

Nesta quinta (8), Dr. Jairinho e Monique foram presos temporariamente, suspeitos de tentar atrapalhar as investigações;

A defesa ainda não se manifestou sobre a prisão. Jairinho e Monique não falaram ao serem detidos.

A polícia suspeita que Jairinho tenha agredido a criança e que a mãe sabia. Investigadores acreditam, ainda, que, semanas antes da morte, Henry foi torturado pelo vereador, também com conhecimento da mãe.

Embora o inquérito ainda não tenha sido concluído, a polícia acredita que Henry foi assassinado. Falta esclarecer como o crime foi cometido

ENTENDA: o que sabe sobre a morte de Henry

VÍDEOS: veja reportagens sobre o caso

REPORTAGEM: Arthur Guimarães, Carlos de Lannoy, Leslie Leitão Arthur Guimarães, Carlos de Lannoy, Leslie Leitão e Marco Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *