CSA derrota CRB e é Campeão Alagoano 2021

22 / 05 / 21

Números, goleador e histórias: CRB e CSA disputam o clássico desde 1916

CSA vence o CRB nos pênaltis e é campeão Alagoano de 2021
O Azulão levantou a taça do estadual pela 40ª vez em sua história

CSA x CRB
Augusto Oliveira/CSA

O CSA é o campeão do Campeonato Alagonano de 2021. O Azulão levantou a taça do estadual pela 40ª vez em sua história após derrotar o rival CRB, nos pênaltis, na decisão no Estádio Rei Pelé.

O título veio após a equipe de Bruno Pivetti se sair melhor nas cobranças da marca do pênalti e vencer por 4 a 3. No tempo normal, Bruno Mota fez o gol do Azulão enquanto Hyuri empatou para o Galo. O jogo de ida também terminou empatado em 1 a 1.

A primeira etapa teve bons momentos de ambas as equipes, com o CRB priorizando os contra-ataques enquanto o CSA teve maior controle da bola.

Apesar de as duas equipes criarem chances muito boas, apenas o CSA balançou as redes do Estádio Rei Pelé no primeiro tempo. Aos 26 minutos, Nadson cobrou escanteio na primeira trave para Bruno Mota, que se antecipou e desviou de cabeça sem chances de defesa para Diego Silva.

O segundo tempo não teve as mesmas chances que os 45 minutos iniciais, mas foi de superioridade do CRB, que precisava ao menos do empate – que veio ainda no começo da etapa complementar.

A igualdade no placar veio logo aos dois minutos do último tempo do Campeonato Alagoano – e também em um cruzamento na área. Guilherme Romão tirou ótimo lançamento para Hyuri, que cabeceou de forma imponente no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Thiago Rodrigues.

Nas cobranças de pênaltis, o CSA se saiu melhor e contou com a estrela do goleiro Thiago Rodrigues, que defendeu as cobranças de Jean Patrick e Gimenez e contou com os gols de Rodrigo Pimpão, Gabriel, Gabriel Tonini e Silvinho.

Pênaltis:

CRB:

Lucão – Gol
Jean Patrick – Defesa de Thiago Rodrigues
Gimenez – Defesa de Thiago Rodrigues
Guilherme Romão – Gol
Diego Torres – Gol

CSA:

Rodrigo Pimpão – Gol
Matheus Felipe – Defesa de Diogo Silva
Gabriel – Gol
Gabriel Tonini – Gol
Silvinho – Gol

Série B:

Com o Campeonato Alagoano já no passado, tanto CRB e CSA seguirão o calendário brasileiro na Série B. A equipe comandada por Roberto Fernandes estreia na competição em seus domínios, contra o Remo, no próximo sábado (29). Já o time de Bruno Pivetti inicia sua caminhada rumo ao acesso para Série A contra o Náutico, fora de casa, também no próximo sábado.

Ficha técnica CRB x CSA:

Local: Estádio Rei Pelé, Maceió (AL)
Data-Horário: 22/05/2021 – 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Denis Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Brígida Cirilo (AL) e Esdras Mariano (AL)
Cartões amarelos: Calyson (CRB); Nadson, Norberto, Iury, Thiago Rodrigues (CSA)
Gols: Bruno Mota (26’/1ºT), Hyuri (2’/2ºT)

CRB: Diogo Silva. Reginaldo Lopes (Gimenez, aos 41/2ºT), Gum, Frazan e Guilherme Romão; Claudinei (Carlos Jatobá, aos 41/2ºT), Wesley (Jean Patrick, aos 25/2ºT) e Diego Torres; Luidy (Erick, aos 36/2ºT), Hyuri e Calyson (Lucão, aos 25/2ºT). Técnico: Roberto Fernandes.

CSA: Thiago Rodrigues; Norberto, Matheus Felipe, Lucão e Vitor Costa (Silas, aos 31/2ºT); Geovane, Gabriel e Nadson (Gabriel Tonini, aos 25/2ºT); Aylon (Silvinho, aos 13/2ºT), Marco Túlio (Rodrigo Pimpão, aos 13/2ºT) e Bruno Mota (Iury, aos 30/2ºT). Técnico: Bruno Pivetti.

E MAIS:
Evoluindo no CRB, Reginaldo Lopes quer seguir crescendo em 2021
Vitor Costa espera CSA crescendo dentro de campo na temporada
Alagoano: CSA e CRB ficaram no zero em primeiro duelo da final

HISTORIA

O CRB tem mais vitórias no clássico, o CSA tem mais títulos estaduais. Hoje, o Azulão lidera o ranking do Campeonato Alagoano com 39 taças. O Galo é o segundo, com 31.

Números, goleador e histórias: CRB e CSA disputam o clássico desde 1916

Por redação do ge — Maceió

15/05/2021 01h09 Atualizado há uma semana

Classico entre CRB e CSA em 1952 — Foto: Arquivo/Museu dos Esportes
Classico entre CRB e CSA em 1952 — Foto: Arquivo/Museu dos Esportes

O clássico entre CRB e CSA começou a ser disputado em 1916. De lá para cá, há números divergentes, até pela forma como os clubes, a imprensa e a Federação Alagoana registraram a história. Na pesquisa feita pelo ge/AL, foram registrados até hoje 511 jogos entre os rivais.

+ Veja a tabela do Alagoano 2021

A vantagem é do CRB, com 185 vitórias no clássico. O CSA venceu 155 vezes e foram contados ainda 171 empates. No confronto, o Azulão tem mais gols que o Galo: 629 x 611 (1.240 no total).

Neste ano, o CSA levou a melhor no duelo com o CRB. Venceu o clássico do dia 1º de maio por 1 a 0, pelo estadual, e empatou por 1 a 1 no confronto pelo Nordestão, em 14 de março.

+ Maior goleada do CRB sobre o CSA tem até nome
+ O dia em que o CSA dançou xaxado na Pajuçara

Neste sábado, os rivais se reencontram no Estádio Rei Pelé, às 17h, em mais uma decisão do Campeonato Alagoano.

Historiador Lauthenay Perdigão ao lado de Silva, artilheiro do clássico — Foto: Arquivo / Museu dos Esportes
Historiador Lauthenay Perdigão ao lado de Silva, artilheiro do clássico — Foto: Arquivo / Museu dos Esportes

O goleador

O artilheiro do clássico é o ponta Silva Cão, ídolo do CRB, mas que também defendeu o CSA. Ele fez 38 gols em 95 edições do Clássico das Multidões.

Joguei na praça

O historiador Lauthenay Perdigão lembrou que o clássico começou em 1916, na Praça Centenário, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

Com o tempo, o futebol se profissionalizou e o cenário mudou para CRB e CSA. Desde 2020, por causa da pandemia, os jogos estão sendo disputados no Rei Pelé sem a presença da torcida.

– Em 1916, os jogos eram mais sociais, já que CSA e CRB eram equipes comuns. Somente com o passar do tempo é que o futebol foi se enraizando e os jornais passaram a oferecer notícias mais detalhadas do esporte – destacou Lauthenay.

Clássico entre CRB e CSA de 1963 — Foto: Arquivo/Museu dos Esportes
Clássico entre CRB e CSA de 1963 — Foto: Arquivo/Museu dos Esportes

Títulos

O CRB tem mais vitórias no clássico, o CSA tem mais títulos estaduais. Hoje, o Azulão lidera o ranking do Campeonato Alagoano com 39 taças. O Galo é o segundo, com 31.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *