Censura à Teca Nelma tem repercussão nacional
Postura do vereador delegado Fábio Costa, em defesa de Bolsonaro, desagrada cúpula nacional do PSB
A executiva nacional do PSB não gostou nada da decisão do vereador delegado Fábio Costa (PSB), de divulgar em suas redes sociais, que encaminhou ofício ao presidente da República, pedindo a condenação da vereadora Teca Nelma (PSDB), que tratou Bolsonaro como “genocida”, ao votar contra a concessão do título de cidadão honorário oferecido a ele. Com isso, a situação do vereador torna-se quase insustentável dentro da estrutura partidária socialista, que se encontra no campo das esquerdas e das liberdades democráticas.
O ato de censura pública que Fábio Costa quis impor à vereadora Teca Nelma, a forma intimidatória que ele se dirigiu à colega, naquela sessão histórica da Câmara Municipal de Maceió, ganhou repercussão nacional. Governadores de Estado, como Renan Filho (Alagoas) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), além dos ex-governadores Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT), se solidarizaram com ela. O mesmo ocorreu com os diretórios nacionais do PSDB e do PSB.
Apesar de ser do mesmo partido de Fábio Costa, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira prestou publicamente “total solidariedade à vereadora Teca Nelma”, acrescentando que quem defende o presidente Bolsonaro não deve continuar no partido. Ou seja, o delegado encontra-se na corda bamba, dentro da executiva nacional do PSB. Por isso, é bom ficar ligado porque o prefeito João Henrique Caldas, o JHC, que é do PSB, não está gostando nada disso.
Afinal, o vereador delegado pegou pesado ao dedurar Teca Nelma e pedir a cabeça dela ao presidente Bolsonaro, como ficou evidenciado em sua correspondência endereçada ao Palácio do Planalto. A atitude de censura do vereador Fábio Costa tornou-se indigesta dentro e fora do PSB, provocando o repúdio de parlamentares de vários partidos políticos e dos movimentos sociais.
Por outro lado, foram muitas as manifestações de apoio e solidariedade à vereadora Teca Nelma, depois que ela chamou Bolsonaro de “genocida”. Teca é filha da líder da bancada de Alagoas no Congresso Nacional, deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL). Como se não bastasse, a mãe da vereadora faz parte da Comissão de Direitos da Mulheres da Câmara e é uma das lideranças nacionais contra a discriminação de gênero.
INTIMIDAÇÃO
O conflito ocorrido na Câmara Municipal de Maceió, entre a vereadora e o delegado, deveria ficar só no campo das ideias ou das convicções ideológica, mas descambou para o lado pessoal. A própria vereadora afirmou que não aquela não foi a primeira vez que Fábio Costa se dirigiu a ela, de forma intimidatória, desrespeitosa e preconceituosa, tratando-a como desprovida de base intelectual, como se a colega não soubesse sequer o significado da palavra “genocida”.
Teca Nelma não só condenou a tentativa de censurá-la, como a forma que o vereador fez isso, na frente de todos, durante a sessão de concessão do título de cidadão a Bolsonaro, por 16 votos a 6 e uma abstenção. Para a vereadora, ficou evidenciado a discriminação de gênero na postura do vereador, além das ameaças veladas, no ar.
PEDIDO DE PROTEÇÃO
Por isso, a vereadora Teca Nelma solicitou, à presidência da Câmara Municipal, garantias para sua integridade física e psicológica, extensiva aos demais funcionários de seu gabinete. Entre as garantias está a proibição de armas no recinto da Câmara. O pedido foi feito após o vereador delegado Fábio Costa divulgar em suas redes sociais que encaminhou ofício ao presidente da República, pedindo condenação de Teca Nelma, com base na famigerada Lei de Segurança Nacional (LSN).
O vereador quer ainda a punição da vereadora pela Comissão de Ética da Câmara de Maceió. Fábio Costa acusa a vereadora de ter acusado o presidente de genocida, quando Teca Nelma declarou seu voto contra a aprovação da homenagem Bolsonaro.
De acordo com o oficio 134/2001, encaminhado à Presidência da República, Fábio Costa denuncia Teca Nelma de ter usado a tribuna da Câmara para “proferir expressões injuriosas e caluniosas ao chamá-lo de genocida, por mais de uma vez”. Para o vereador delegado, a vereadora teria atentado contra a dignidade do comandante maior da Nação, ao responsabilizá-lo por mais de meio milhão de morte por Covid-19, no Brasil.
No ofício ao presidente, Fábio Costa pede punição para a fala de Teca Nelma, “por se tratar de crime contra a honra, passível de ação penal pública condicionada à requisição do Ministro da Justiça”. No documento, o vereador diz ainda que “vem à presença de Vossa Excelência dar conhecimento sobre os fatos apresentados para que caso entenda necessário apresente queixa-crime contra a vereadora”.
AMEAÇAS EM PLENÁRIO
Em resposta às investidas de seu oponente, Teca Nelma afirmou, em oficio à presidência da Câmara, que após ser “ameaçada em plenário” e denunciada ao presidente da República, que conta com o apoio de miliciano, pediu proteção de vida. Ela utiliza como justificativa, não só a postura do delegado vereador, como suas denúncias à Comissão de Ética da Casa, além de pedido punição à Presidência da República e da Advocacia Geral da União (AGU).
Teca diz que, depois dos embates políticos com o vereador delegado Fábio Cosa, passou a ter, como mulher e cidadã, vários temores. “Isso porque, desde o início desta Legislatura, venho sendo tratada pelo mesmo vereador, com agressões verbais e clara animosidade persecutória”.
No ofício ao presidente Galba Netto (MDB), a vereadora Teca Nelma solicitou que seja proibido o porte de armas no interior da Câmara Municipal, tanto por parte dos vereadores como de visitantes e servidores, com exceção apenas dos guardas municipais em serviço. Ela solicita ainda que transfira o gabinete do vereador Fábio Costa para outro local (atualmente ele é vizinho de porta).
Como forma de se resguardar, a vereadora pede ainda ao presidente da Câmara que sejam disponibilizadas as gravações de som e imagem da sessão completa da quarta-feira (dia 23 de junho), sem qualquer corte ou edição. Bem como, tudo que consta na ata oficial, com a transcrição das falas de todos os vereadores e vereadoras. Na íntegra.
“Não abro mão das minhas garantias constitucionais, nem do meu direito à livre expressão. Ninguém vai me censurar. Minhas divergências com o vereador delegado são profundas. Continuo a defender a vida, a paz e a democracia”, afirmou Teca Nelma, por meio da sua assessoria de imprensa.
PROTESTO “FORA BOLSONARO”
A decisão da Câmara de Maceió, em conceder um título de cidadão honorário a Bolsonaro, também repercutiu negativamente entre os movimentos sociais e partidos políticos de esquerda, em Alagoas. Inclusive, na última terça-feira (29/6), houve uma manifestação de protesto, na frente do prédio da Câmara Municipal, contra “essa vergonha nacional”, como os organizadores do ato classificaram a homenagem ao presidente da República, em tempos de pandemia.
Durante o ato público, no bairro de Jaraguá, os manifestantes fizeram o “enterro simbólico” de Bolsonaro, com direito a velório sinistro e caixão de defunto.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
STF absolve Collor por falta de provas
Ele era acusado de peculato, corrupção e falsidade ideológica
Telefônicas não cumprem metas de rapidez
Alagoas está na lista das localidades em que a qualidade do serviço das teles é deficitário
Governo federal dificulta acesso a benefícios
Intenção é economizar R$ 18,5 bi mudando as regras para seguro-desemprego e pensão por morte