Covid-19: Alagoas avança para a Fase Amarela

24 / 07 / 21

Higienização das mãos contribui para redução da taxa de contágio do novo coronavírus

Alagoas avança para a Fase Amarela, que também aumenta a capacidade de ocupação de academias, equipamentos de lazer, transporte e igrejas

Alagoas vai avançar da Fase Laranja para a Amarela dentro do Plano de Distanciamento Controlado de enfrentamento à Covid-19. O anúncio foi pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, em transmissão ao vivo (live), no início da noite desta quinta-feira (22). Com isso, lojas, galerias, centros comerciais, shopping centers, academias, clubes e centros de ginásticas ficam autorizados a funcionar em horário regular.

“A Fase Amarela significa mais autorizações para que a gente siga caminhando no rumo de estarmos mais próximos do normal, anterior a esta pandemia, mantendo, obviamente, os cuidados”, resumiu o governador. “Para o comércio, não há mais restrição de horário. E teremos o fim do horário de restrição da circulação de pessoas, que vigorou durante um tempo e não teremos mais em Alagoas”, acrescentou.

O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (23) e vigorará até as 23h59 do dia 5 de agosto, estabelece que as academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 50% de capacidade, sendo permitidas aulas coletivas com, no máximo, 25 pessoas por turma.

O transporte intermunicipal de passageiros e turístico poderá operar com 75% de sua capacidade; teatros, museus, parques temáticos, circos e cinemas, com 50%; e templos, igrejas e demais instituições religiosas também com 50% da capacidade.

Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar das 5h às 24 horas. Depois deste horário, será permitido apenas o atendimento por meio dos serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “pegue e leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de alimentos.

“Esse avanço (de fase) foi possibilitado porque nós estamos com redução de casos (de Covid), de mortes, de ocupação hospitalar e avançando na vacinação”, destacou Renan Filho. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Alagoas encontra-se, nesta quinta-feira (22), em 44% e a de leitos clínicos, em 19%. A ocupação geral é de 26%.

Renan Filho informou, ainda, que 1.677.252 alagoanos já foram vacinados contra a Covid-19, sendo 1.201.036 pessoas com a primeira dose e 476.236 com a segunda ou dose única.

“Você que tomou a primeira dose, tome a segunda. Quando a gente toma a primeira dose, tem um nível de imunização garantido, mas só a segunda dose prepara o organismo para estar ainda mais resistente ao contato com o vírus. A gente precisa evitar a propagação do vírus e uma terceira onda em Alagoas”, apelou.

O secretário Alexandre Ayres afirmou que o avanço de fase demonstra a coerência e a transparência do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia. “Nós fizemos mais de 40 decretos com medidas restritivas e, por vezes, com medidas de flexibilização, mas sempre com base na orientação da saúde pública e dos profissionais de saúde. É por isso que Alagoas é um dos poucos Estados do país que não colapsaram a sua rede hospitalar. Contamos com a colaboração do cidadão alagoano, a gente precisa continuar usando máscara e evitando aglomerações desnecessárias”, enfatizou Ayres.

“Por não termos colapsado, temos hoje o segundo menor número de mortes por grupo de 100 mil habitantes do Brasil. Isso é muito significativo, por isso é fundamental que a gente siga com os cuidados”, acrescentou Renan Filho.

LEIA MAIS

Higienização das mãos contribui para redução da taxa de contágio do novo coronavírus

As medidas de distanciamento social para enfrentamento à Covid-19 promovidas pelo Governo de Alagoas desde março de 2020 estão surtindo efeito e reduzindo a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus. Atualmente, a transmissibilidade no estado está em 0,76, mas já chegou a ser de 3,48 em abril do ano passado, segundo informações da plataforma Covid-19 Analytics, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. O número é menor que a média nacional e é o quarto menor do Nordeste.

“Esse dado mostra o nível de reprodução do vírus e, quando temos uma taxa igual a 1, significa que cada 100 pessoas infectam outras 100. A taxa atual em Alagoas está abaixo de 1, marcando 0,76, o que demonstra que a cada 100 pessoas, outras 76 estão sendo infectadas”, explicou Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ou seja, quando Alagoas marcou o pior Rt, um infectado transmitia o vírus para mais de três pessoas – ou 100 infectados transmitiam para 348 pessoas, acelerando rapidamente o contágio no estado rumo a um pico de casos, óbitos e ocupação hospitalar. Porém, desde o dia 20 de junho deste ano, a taxa de transmissão vem se mantendo abaixo de 1 e reduzindo gradativamente. Isso mostra que, à medida que o tempo está passando, a relação de infectados e novas infecções está caindo.

Para o superintendente da Sesau, a redução da taxa mostra que a contenção da epidemia em Alagoas está em curso. Essa diminuição, segundo ele, é reflexo das medidas de distanciamento social e dos cuidados de higiene da população.

“A redução da taxa está diretamente relacionada à efetividade dessas medidas e ao fim do período de sazonalidade das doenças de transmissão respiratória. E, como estamos há um mês com o nível de reprodução do vírus abaixo de 1, a tendência é que a curva de contágio no estado continue em queda”, destacou Herbert Charles.

Panorama nacional

Alagoas apresenta uma taxa menor do que a nacional, uma vez que, atualmente, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil está em 0,80. Em comparação com os demais estados do Nordeste, Alagoas está em quarto lugar, ficando atrás do Ceará (0,56), Rio Grande do Norte (0,61) e Paraíba (0,74). O Rt mais alto da região Nordeste é no Piauí com 0,90, seguido da Bahia (0,82), Maranhão (0,82), Sergipe (0,81) e Pernambuco (0,78).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *