Cuba enfrenta protestos violentos contra governo

13 / 07 / 21

Milhares foram às ruas em protesto contra a forma como o governo lidou com o coronavírus e a economia. O presidente de Cuba rotulou os protestantes de "mercenários".

Dezenas de pessoas foram presas em Cuba depois que milhares aderiram aos maiores protestos de décadas contra o governo comunista da ilha, dizem a mídia e fontes da oposição.

Reuniões públicas não autorizadas são ilegais em Cuba e os protestos são raros.

Imagens nas redes sociais mostraram o que pareciam ser forças de segurança detendo, espancando e usando spray de pimenta em alguns dos manifestantes.

O presidente de Cuba rotulou os protestantes de “mercenários”.

Em um discurso de quatro horas transmitido pela televisão, o presidente Miguel Díaz-Canel classificou os manifestantes como “contra-revolucionários”, enquanto seu ministro das Relações Exteriores alegou que as manifestações foram financiadas e instigadas pelos Estados Unidos.

Mas aqueles que foram às ruas disseram estar irritados com o colapso da economia, a escassez de alimentos e remédios, o aumento dos preços e a forma como o governo lidou com a Covid-19.

A resposta do governo às manifestações foi rápida.

Números compilados pelo centro de ajuda legal Cubalex sugerem que cerca de 100 pessoas foram presas no domingo.

Um jovem que se identificou apenas como Carlos Alberto disse à BBC News Mundo que estava escondido na casa de sua namorada após participar de uma manifestação.

“Um colega meu foi preso, eles vieram procurá-lo na casa dele. Temo que a mesma coisa possa acontecer comigo”, disse ele.

“Não estávamos fazendo nada de ruim, apenas pedindo liberdade e com essa atitude eles estão mostrando o que são: uma ditadura”, disse ele ao telefone Lioman Lima, da BBC Mundo.

‘As ruas estão cheias de polícia’

Houve relatos de apagões de internet em toda a ilha. O acesso à Internet móvel foi lançado em dezembro de 2018 em Cuba, mas é controlado pela empresa estatal de telecomunicações Etecsa.

O site de monitoramento de internet Netblocks disse que o acesso ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram foi restringido pelos servidores da Etecsa.

A internet móvel é a principal forma de os cubanos acessarem notícias independentes e muitos disseram que os apagões aumentaram a sensação de agourento mal-estar após os protestos.

Também parecia haver uma presença intensificada de forças de segurança, com um morador de Havana relatando que “as ruas estão cheias de policiais”.

“Há policiais em cada esquina e praticamente tudo o que você vê passando são as patrulhas policiais.”

O fotógrafo da AP, o espanhol Ramon Espinosa, é visto com ferimentos no rosto

Ramón Espinosa, fotógrafo da agência de notícias AP, ficou ferido enquanto cobria os protestos

Um homem é preso em Cuba

As forças de segurança detiveram pessoas que participaram das manifestações

Com os serviços de mensagens desativados e dezenas de pessoas presas, parentes de alguns dos detidos se reuniram em frente às delegacias de polícia para receber notícias de seus entes queridos.

Ariel González disse à BBC News Mundo que esteve duas vezes na delegacia de polícia local para perguntar sobre seu filho, um estudante de 21 anos que foi preso durante os protestos.

“Eu sabia que ele foi agredido porque alguns de seus amigos que estavam com ele me contaram. Na delegacia eles me disseram que não podiam me dizer onde ele está porque ele foi levado por outra ‘instituição’”, disse ele referindo-se à a presença de policiais à paisana nos protestos.

Aumentando o descontentamento

Muitos dos participantes dos protestos no domingo reclamaram da escassez

“Não há comida, nem remédio, não há liberdade. Eles não nos deixam viver”, disse um homem cujo nome é Alejandro.

Os manifestantes também gritaram “liberdade” e “abaixo a ditadura”.

O presidente Miguel Díaz-Canel culpou Cuba pelas sanções dos EUA – que estão em vigor de várias formas desde 1962 – pela escassez, chamando-as de “política de asfixia econômica”.

Os Estados Unidos – que têm uma história de décadas de hostilidades contra Cuba – disseram estar ao lado dos cubanos e conclamaram os governantes a se absterem da violência e a escutarem seu povo.

“O povo cubano está defendendo com bravura os direitos fundamentais e universais”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Mapa de protestos de Cuba

Lojas saqueadas

Os protestos antigovernamentais começaram com uma manifestação na cidade de San Antonio de los Baños, a sudoeste de Havana, mas logo se espalharam por todo o país.

Muitos foram transmitidos ao vivo em redes sociais, que mostraram manifestantes gritando slogans contra o governo e o presidente, e pedindo mudanças.

Postagens nas redes sociais mostraram pessoas virando carros da polícia e saqueando algumas lojas estatais que cobram os preços de seus produtos em moedas estrangeiras. Para muitos cubanos, essas lojas são a única maneira de comprar o necessário, mas os preços são altos.

Carros capotados por manifestantes em Havana, julho de 2021

Alguns manifestantes alvejaram veículos da polícia e lojas estatais

A economia de Cuba está lutando. O turismo, um dos setores mais importantes, foi devastado pelas restrições às viagens durante a pandemia de Covid.

O açúcar, que é principalmente exportado, é outra fonte importante de Cuba. Mas a colheita deste ano foi muito pior do que o esperado.

O monopólio açucareiro de Cuba, Azcuba, disse que o déficit se deve a uma série de fatores, incluindo a falta de combustível e a quebra de máquinas que dificultam a colheita, além de fatores naturais como a umidade nos campos.

Como resultado, as reservas de moeda estrangeira do governo se esgotam, o que significa que ele não pode comprar bens importados para suprir a escassez, como faria normalmente.

LEIA MAIS:

Três questões-chave que explicam os raros protestos de Cuba
Miguel Díaz-Canel: O homem que sucede aos Castros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *