Filósofo Roberto Romano morre; 75 anos

24 / 07 / 21

Professor aposentado da Unicamp estava internado desde 11 de junho no InCor e teve óbito registrado na quinta-feira (22/7), após falência de múltiplos órgãos

O filósofo e professor titular aposentado da Unicamp Roberto Romano, de 75 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (22) após complicações da Covid-19. Ele estava internado desde 11 de junho no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo, que confirmou o óbito nesta noite.

“O professor evoluiu nas últimas semanas com quadro clínico grave, que culminou em falência de múltiplos órgãos”, informa a assessoria. Romano foi docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da universidade estadual, em Campinas (SP).

O escritor nasceu em Jaguapitã (PR) e era casado com a socióloga Maria Sylvia de Carvalho Franco.

‘Intelectual de primeira grandeza’

Em nota, o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, lamentou a perda e ressaltou que o docente era um defensor do ensino público, da ética, das políticas de inclusão nas universidades e da justiça social no país. Confira abaixo íntegra.

“Nossa universidade lamenta profundamente o falecimento do Prof. Roberto Romano. Após enfrentar complicações em decorrência da Covid-19, ele se soma às tantas vítimas da pandemia em nosso país, decorrentes da pouca atenção que parte de nossas autoridades deram a esta tragédia que acomete o mundo. Roberto Romano, um intelectual de primeira grandeza, sempre se caracterizou pela defesa do ensino público e das nossas instituições de fomento à ciência e tecnologia. Representou uma voz muito forte a favor da ética em nossas instituições e no desenvolvimento das relações humanas, uma ética baseada na busca da igualdade e da solidariedade. Posicionou-se com firmeza pelas políticas de inclusão em nossas universidades e pela justiça social em nosso país. Temos muito orgulho de tê-lo tido como membro de nossa comunidade universitária. Expressamos nossas condolências a seus familiares, amigos e colegas e nossa grande tristeza por esta perda”, diz o texto do reitor.

Histórico

Roberto Romano era graduado pela USP (1973) e fez doutorado em filosofia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na França (1978). Ele era considerado uma das referências no país ao tratar de temas como ética, democracia, direitos humanos, ciência política e universidade pública. Além disso, foi autor de vários livros como “Igreja contra o Estado”, “Conservadorismo romântico: Origem do totalitarismo” e “Razão de Estado e outros estados da razão”.

Informações sobre o sepultamento do escritor não foram confirmadas até esta publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *