Ginástica rítmica: Brasil termina no 12º lugar na Olimpíada
Entre as meninas do Brasil, alagoana Duda fez parte do time que disputou medalha em Tóquio
O Brasil entrou em ação na madrugada deste sábado (7) na Ariake Arena, nas eliminatórias da ginástica rítmica. As brasileiras terminaram na 12ª posição e não conseguiram vaga na final.
Após duas rotações, as oito primeiras entre as 14 equipes que se apresentaram avançaram à disputa por medalhas. Ao fim da primeira rotação, a equipe brasileira ficou na 13ª colocação. Depois, terminou sua participação nas Olimpíadas com uma melhora de uma posição ao fim da segunda rotação.
Depois da conquista de um ouro e uma prata na Ginástica Artística com Rebeca Andrade, chegava a vez da Ginástica Rítmica fazer a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Medalha de ouro no Pan-Americano de Lima em 2019, o conjunto do Brasil não fez sua melhor apresentação no Grupo Geral e não conseguiu passar para a etapa final, ficando na 12ª colocação.
Entre as atletas brasileiras da Ginástica rítmica que disputaram as Olimpíadas de Tóquio, a alagoana Duda, de 17 anos, era uma das mais dedicadas. Depois da apresentação das meninas, na madrugada de sábado, a avó de Duda, Dione Correia, agradeceu a torcida e disse que, independente do resultado, sua neta já é campeã.
GINÁSTICA RÍTMICA
Com movimentos alternativos de ginástica e muita música, a ginástica rítmica surgiu em 1920. De acordo com o site oficial do COB, o Comitê Olímpico Brasileiro, o primeiro campeonato da modalidade aconteceu em 1961, um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer como uma categoria.
Nos Jogos Olímpicos, a estreia se deu apenas em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como a artística, a rítmica também possui disputas individuais e em grupo. No entanto, diferente da artística, cinco ginastas se apresentam juntas na área de prova. Arco, maça, bola, fita e corda são os aparelhos utilizados pelas atletas, tanto em provas do conjunto quanto no individual.
Em Tóquio, o Brasil possui representantes apenas no conjunto, já que Barbara Domingos, a principal atleta do país, não conseguiu a classificação. Confira então nossa equipe completa de ginástica rítmica:
EQUIPE BRASILEIRA
Conheça as atletas brasileiras da Ginástica Rítmica nas Olimpíadas 2021
A delegação brasileira de ginástica rítmica possui cinco atletas pelo conjunto. São elas Beatriz Linhares, Déborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Geovanna Santos e Nicole Pircio.
As meninas do Brasil venceram o Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro em junho de 2021, além da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima com três arcos e pares de maçãs.
Beatriz começou na modalidade aos 9 anos:
Vamos começar com Beatriz Linhares, de apenas 18 anos. Natural de Florianópolis, Santa Catarina, a ginasta já é uma grande profissional na ginástica rítmica. Colecionando ouro e bronze no Pan de Lima, Bia começou em 2012, quando tinha apenas 9 anos ao receber um convite de sua vizinha. Foi então que, em 2019, foi convidada formalmente a seleção de ginástica rítmica do Brasil, onde segue até hoje.
Deborah passou por uma cirurgia antes de Tóquio:
Depois, temos Deborah Medrado Barbosa, com 19 anos. Nascida na cidade de Serra, no Espírito Santo, integra a Escola de Campeãs, em seu estado. A ginasta coleciona vitórias e medalhas, tendo ouro e bronze no Pan de Lima, e ouro nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba em 2018 por conjuntos, arcos, e três bolas e duas maçãs.
Até chegar em Tóquio, Deborah teve um longo processo de recuperação depois de passar por uma cirurgia no segundo metatarso dos pés esquerdo e direito, segundo o site oficial do COB. Agora, a atleta está pronta para competir no tablado e representar o Brasil
Duda foi campeã mundial juvenil em 2018:
Maria Eduarda de Almeida Arakaki, de 18 anos, é um dos destaques da ginástica rítmica brasileira. Em 2018, representou o país no Campeonato Sul-Americano Juvenil em Buenos Aires, conquistando a medalha de ouro. Além disso, Duda, como é conhecida, é a mais alta do conjunto e também a mais nova.
Por fim, a ginasta representa o Colégio Marista de Maceió, de Alagoas, sua cidade natal.
Geovanna começou a ginástica na escolinha:
Nascida em Pinheiros, no Espírito Santo, Geovanna Santos da Silva, de 19 anos, também integra a seleção brasileira da ginástica rítmica em Tóquio. Sua história, segundo o COB, só aconteceu pelo esforço e apoio de sua família, já que Geovanna começou a ginástica na escolinha por influencia de sua mãe. Quando mais velha, precisou mudar-se para Vitória, capital do estado, com seu pai, que deixou o trabalho para acompanhar a filha. Seu irmão, mais tarde, tornou-se árbitro da ginástica rítmica.
Hoje, representa o Clube Ítalo Brasileiro, em seu estado natal. Em 2018, conquistou o título de campeã do torneio Gymnasíade, espécie de mundial da modalidade.
Nicole é de Piracicaba, interior de São Paulo:
Por fim, Nicole Pircio Nunes Duarte, de 19 anos, é mais uma das atletas brasileiras da Ginástica Rítmica em Tóquio 2021. Representando a Unopar, clube do Paraná, a ginasta também participou da campanha de sucesso do Pan de Lima em 2019 e dos Jogos Sul-Americanos em 2018.
Nicole, assim como as suas colegas, começou a praticar o esporte com 10 anos, depois de acompanhar uma seletiva em sua cidade. Cinco anos depois, recebeu a primeira convocação para a seleção brasileira, de onde nunca mais saiu.
Leia também – Quadro de medalhas Brasil: ranking da Olimpíadas 2021
RELACIONADAS
Timbalada e Sailon Moon: Ginástica rítmica do Uzbequistão anima brasileiros
Ginasta dos EUA se apresenta ao som de ‘Energia’, de Pabllo Vittar
Como uniformes femininos no esporte ficaram tão curt… –
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Marca Coca-Cola completa 120 anos
Nome foi registrado no escritório oficial de patentes dos Estados Unidos
AL representado na maior feira do plástico da América Latina
Governo do Estado divulga benefícios do setor para atrair novos investidores em potencial
Projeto “Atendendo a Receita”
Auxílio gratuito para declaração do IR e do Microempreendedor Individual