Isaquias Queiroz é campeão olímpico na canoagem
Depois de entrar para a história com três conquistas no Rio de Janeiro, baiano de 27 anos chega a seu primeiro título nas Olimpíadas
Autor: Paulo Junior, colaboração para a CNN
Isaquias Queiroz passou cinco anos pensando no título olímpico. No caminho, batizou o filho com o nome de seu algoz, Sebastian, perdeu o técnico, vítima de um câncer, e foi campeão mundial na Europa. Agora, depois de chegar três vezes ao pódio no Rio de Janeiro, o baiano de 27 anos conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos ao vencer a final da categoria C1 1000m da canoagem, nas Olimpíadas de 2020, no fim da noite desta sexta-feira (horário de Brasília).
Essa é a 17ª medalha do Brasil em Tóquio, consolidando a melhor campanha da história. Com alguns pódios já garantidos nos próximos eventos, a delegação irá superar as 19 conquistas da Rio-2016. A prata ficou com Liu Hao, da China, e o bronze com Serghei Tarnovschi, da Moldávia.
Leia mais
Por Jesús, pelas vítimas da Covid e pelo casamento: o ouro repartido de Isaquias
Hebert Conceição vence ucraniano com nocaute e conquista o ouro no boxe
Como o boxe do Brasil superou 44 anos de jejum e se tornou vencedor
Brasil perde da Argentina e fica sem medalha no vôlei masculino
Entenda o caso da potencial violação antidoping da jogadora Tandara, do vôlei
Depois de se tornar o recordista brasileiro de conquistas em uma só edição das Olimpíadas com duas pratas e um bronze, Isaquias chega a quatro medalhas e iguala Serginho, do vôlei, e Gustavo Borges, da natação. Só Robert Scheidt e Torben Grael têm mais, cinco, liderando a lista do país.
O ouro vem dias depois de uma frustração. No início da semana, na competição por duplas (C2 1000m) da canoagem, na companhia de Jacky Godmann, Isaquias sonhava com o pódio, mas o time brasileiro cruzou a final no quarto lugar. Vieram dois dias livres até o início da disputa individual, onde ele se recuperou e mostrou um ótimo desempenho desde o início.
‘Dedico a quem perdeu entes queridos’, diz Isaquias
“Estou meio aéreo ainda. É diferente ganhar uma medalha de ouro. Mais feliz ainda por estar deixando vocês no Brasil felizes. Eu prometi para vocês que eu ia ganhar. O Brasil passou por muitos desafios ao longo desses anos, Covid, dedico muito a todas famílias que perderam entes queridos. Depois do C2 [competição por duplas] eu recebi muitas mensagens de carinho e apoio, nenhuma me criticando, e isso me ajudou bastante”, disse Isaquias Queiroz ao fim da prova, em entrevista ao canal Sportv.
Isaquias Queiroz recebe a medalha de ouro após a conquista na canoagem
Isaquias Queiroz recebe a medalha de ouro após a conquista na canoagem
Foto: Lee Jin-man/AP
“Eu estou meio sem conseguir acreditar. O Lauro [treinador] conversou comigo dois minutos antes: essa prova é sua. E eu falei, ‘cadê o vento, o vento sumiu!’. Ganhei essa medalha para ele [o filho], minha esposa, minha mãe, dona Dilma, que eu acho que nem assistiu, se ela não estiver no hospital”.
Ele venceu a bateria eliminatória com boa margem para seus adversários, e depois ganhou também sua semifinal. Na decisão, manteve a boa forma e confirmou sua expectativa pessoal de se tornar campeão olímpico em Tóquio, abrindo vantagem a partir da metade e não dando chances para os adversários encostarem.
Ex-campeão fica fora da final
A grande surpresa da noite foi a ausência do alemão Sebastian Brendel na final. Dono de três ouros olímpicos — dois deles em cima de Isaquias, no Rio — e um dos grandes nomes da modalidade, ele foi só o sétimo colocado na semifinal e ficou fora da grande decisão. É ele quem dá nome ao filho do brasileiro, Sebastian Queiroz, nascido em 2017 e registrado em homenagem ao rival para não esquecer daquele que precisaria ser batido. Brendel foi só o décimo no geral.
Sebastian Brendel nas semifinais da canoagem nas Olímpiadas
Sebastian Brendel nas semifinais da canoagem nas Olímpiadas
Foto: Darron Cummings/AP
Perda do técnico e lesão do parceiro
Erlon Silva, medalha de prata em parceria com Isaquias Queiroz em 2016, não se recuperou de uma lesão no quadril e ficou fora da viagem para Tóquio. Por conta disso, Jacky Godmann, 22, virou titular da delegação brasileira. Eles já tinham remado juntos pelo Flamengo, em 2019, e neste ano participaram de uma etapa da Copa do Mundo.
A nova combinação terminou no quarto lugar na final da C2 1000m nos Jogos, e depois Jacky não avançou às semifinais individuais. O estreante admitiu que o foco dos treinamentos nos últimos meses era nas duplas, para manter o alto nível do país na prova, e no fim eles saíram com uma impressão dividida: satisfação por terem conseguido competir entre os melhores e ficar a apenas uma posição do pódio mesmo com um atleta menos experiente no time; e uma certa frustração por não repetirem o rendimento de 2016, quando Isaquias levou três medalhas em três provas, se credenciando para chegar a cinco no total após a participação em Tóquio — a disputa individual de 200m foi retirada do programa.
Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz ao fim da prova que lhe deu o ouro olímpico
Foto: Jonne Roriz/COB/Divulgação
Mas o grande baque na canoagem brasileira aconteceu em 2018, com a perda de Jesús Morlán, que morreu de câncer. O espanhol, um dos maiores técnicos do planeta, descobriu o tumor no cérebro pouco depois das conquistas de 2016. Ele foi contratado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2013 e é o grande mentor dos treinamentos que levaram os brasileiros à elite da modalidade. Lauro de Souza, que havia sido auxiliar do europeu, assumiu o comando.
“[Ele está] Acima de mim, do Lauro, de toda a equipe da canoa. Era ganhar as medalhas do Jesús. Eram duas, mas a gente conseguiu realizar o sonho que ele queria. A medalha é minha e dele [Lauro, treinador]. O que muita gente não acreditaria, que ele poderia dar continuidade no trabalho do Jesús, ele foi e mostrou que pode”, afirmou Isaquias.
Tópicos
Olimpíada 2020
Olimpíadas 2021
Olimpíada de Tóquio
Isaquias Queiroz
Canoagem
Medalha Olímpica
MAIS LIDAS NA CNN
1
Não é hora de marcar eventos, mas de organizar aulas presenciais, diz médico
2
Boris Johnson seguiu viagem pela Escócia, apesar de resultado de Covid na equipe
3
99 abre vagas somente para mulheres e negros nas áreas de operação e estratégia
4
China vê taxa diária mais alta de pacientes com Covid-19 de surto atual
5
‘Se a situação piorar, a tendência é fechar, e não abrir’, afirma Eduardo Paes
6
Filhote de leão-das-cavernas de 28 mil anos é encontrado praticamente intacto
7
Ouros no boxe e na canoagem e frustração no vôlei: Veja imagens dos brasileiros
8
Regulador chinês multa empresa de entrega de comida em cerca de US$ 1 bi
9
Vôlei: Brasil revê Argentina, como em 1988, buscando foco por bronze incomum
10
Fux teria chamado Aras a cumprir dever da PGR, dizem ministros do STF
Mais de CNN Esporte
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Aplicativo denuncia violência contra mulher
O ‘Salve Maria’, lançado nesta segunda-feira (28/3), vai facilitar o registro das ocorrências, nos casos de violência contra as mulheres, para evitar o feminicídio, em Alagoas. Através de um Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP/PI e da Agência…
ASA joga melhor, mas Sport segura empate em Arapiraca
ASA perdeu o primeiro ponto dentro de casa e segue mal na competição
TJ nega habeas corpus em favor do ex-deputado Chico Tenório
Chico Tenório é acusado de ser autor intelectual do assassinato do ex-PM cabo Gonçalves