Acidente com cortadores de cana deixa um morto e vários feridos

01 / 09 / 21

A Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho investigam as causas do acidente entre Jacuípe e Porto Calvo

Autor: Ricardo Rodrigues, com agências de notícias

 

 

Caminhão que transportava trabalhadores de usina Santa Clotilde tomba entre Jacuípe e Porto Calvo, deixando 1 morto e vários feridos no interior de Alagoas

 

Um trabalhador rural morreu e vários ficaram feridos, no capotamento de um caminhão que transportava cortadores de cana da Usina Santa Clotilde, no Litoral Norte de Alagoas.

O acidente ocorreu na última segunda-feira, num trecho entre os municípios de Jacuípe e Porto Calvo. Viaturas da Samu, ambulâncias e Bombeiros foram acionadas para socorro das vítimas, no local. Os feridos leves foram atendidos no Hospital de Porto Calvo e aqueles em estado grave trazidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

O corpo do cortador de cana morto, cujo nome ainda não foi divulgado, foi recolhido pelo rabecão do Instituto Médico legal (IML) e trazido para Maceió, onde seria submetido à perícia e depois liberado para o sepultamento. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Trabalho.

De acordo com informações dos sobreviventes, o caminhão transportava, em situação precária, cerca de 20 trabalhadores rurais da região. A direção da Usina Santa Clotilde ainda não se manifestou sobre o caso, mas disse que utiliza ônibus para transportar seus empregados e colaboradores.

Nas imagens do acidente, feitas por curiosos e publicadas nas redes sócias, o caminhão aparece tombado, enquanto equipes do socorro realizam os primeiros atendimentos às vítimas. Segundo os primeiros levantamentos, oito feridos foram levados ao Hospital Geral do Estado (HGE) e cerca de dez, com ferimentos leves, teriam sido atendidos no Hospital de Porto Calvo.

Em um dos vídeos feitos no local do acidente, é possível ouvir um trabalhador rural falando que, se o motorista tivesse avisado que o caminhão estava descontrolado, daria para ter pulado antes do veículo ter virado. Segundo ele, foi tudo muito rápido, não deu tempo para nada.

O acidente aconteceu numa estrada de barro e de difícil acesso. Os bombeiros divulgaram vídeo, mostrando a dificuldade que eles tiveram para acessar o local do acidente. Uma das viaturas atolou por causa da lama na estrada e precisou ser retirada por um trator.

As imagens e os vídeos serão utilizados nas investigações sobre o acidente, até porque houve uma vítima fatal. Além disso, as leis de trânsito proíbem o transporte de passageiros em carrocerias de caminhões e caçambas. O uso de caminhões para transportar trabalhadores é considerado uma irregularidade gravíssima, pois vai contra as normas de segurança do trabalho.

HGE divulga estado de saúde dos acidentados

 Oito pessoas deram entrada no hospital. Uma delas teve fratura no fêmur e ficou internada na área vermelha da unidade

No final da tarde da segunda-feira (30/8), o Hospital Geral do Estado (HGE) divulgou um boletim com o estado de saúde dos trabalhadores rurais da Usina Santa Clotilde que sofreram um acidente, após o caminhão que os transportava tombar, numa estrada de barro, entre os municípios de Jacuípe e Porto Calvo, no Litoral Norte de Alagoas.

De acordo com o serviço social do HGE, das oito pessoas que deram entrada no Hospital, uma delas recebeu alta hospitalar e as outras sete continuavam internadas até às 19 horas de ontem. O estado de saúde dessas pessoas é considerado estável.

As vítimas foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três delas foram transportadas pelo helicóptero Falcão 03. Agentes de saúde das prefeituras de Jacuípe e Porto Calvo também estiveram no local prestando os primeiros socorros.

Veja a relação dos socorridos no HGE:

  • Pedro José da Silva, 38 anos – sofreu escoriações leves e trauma no pescoço, encontra-se na área azul, estável.
  • Paulo Luís da Silva, 44 anos – sofreu trauma no joelho direito, encontra-se no RX, estável.
  • Erivaldo Alezir da Silva, 44 anos – sofreu trauma nos pés e no joelho direito, encontra-se no RX, estável.
  • Fernando da Silva, 42 anos – sofreu trauma no braço direito e leves escoriações, está no RX, estável.
  • Alailton Correia, 43 anos – sofreu escoriações no rosto, cotovelo, fratura de fêmur e corte profundo na orelha. Encontra-se na área vermelha, estável.
  • Marcos José de Barros, 43 anos – sofreu fratura na perna direita, estável.
  • Lércio Pedro da Silva, 56 anos – sofreu um trauma no nariz, encontra-se no RX, estável.
  • José Antônio da Silva, 51 anos – recebeu alta hospitalar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *