Sem-terra fazem manifestações em Maceió

31 / 01 / 22

Jornada de lutas pela reforma agrária inclui passeata, ocupação do Porto e protestos na porta do Tribunal de Justiça de Alagoas

Autor:   Ricardo Rodrigues

Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte do espólio do grupo João Lyra.

De acordo com informações do comando do movimento, divulgadas nas redes sociais, essa jornada de luta inclui protestos na frente da sede do Tribunal de Justiça, bloqueio na entrada do Porto de Maceió e ocupação da sede do Incra, além de passeata pelas ruas de Maceió. Cerca de mil integrantes do movimento, acampados na Praça Sinimbu, participam das manifestações.

“Essa grande mobilização tem como intuito lutar pela reforma agrária e pelos seus direitos, com relação as terras das usinas do grupo João Lyra”, afirmou Marcos Antônio da Silva, conhecido como Marrom, que faz parte do comando do movimento. Segundo ele, os militantes pretendem ocupar o Cais do Porto de Maceió, por tempo indeterminado, até obter uma reunião em conjunto com o Governador do Estado e o Tribunal de Justiça.

DEMANDAS DO MOVIMENTO

“Já recebemos o Gerenciamento de Crise da PM e apresentamos nossas demandas”, afirmou Marrom, acrescentando que a militância montou acampamento na Praça Sinimbu no último domingo. Não há previsão de saída, mas a jornada inclui pelo menos três dias de atividades em Maceió, com várias manifestações, incluindo um protesto na frente da sede do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, no Centro.

“Estamos com mais de mil famílias de quase todas regiões do Estado. Temos integrantes do movimento de Jequiá da Praia, Junqueiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Arapiraca, Coruripe, União dos Palmares, Branquinha, Joaquim Gomes, Murici, Capela, Cajueiro, Jundiá, Campestre, Maragogi, Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quintude, Novo Lino, Messias, entre outros”, informou Marrom, da coordenação da FNL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *