Empresas apostam em protocolos sanitários para proteger turistas e funcionários

07 / 02 / 22

Hotéis, bares, restaurantes, receptivos e transportadoras adotam medidas de segurança na oferta de serviços

Autor: Cecília Tavares

Hotéis, bares, restaurantes, receptivos e transportadoras adotam medidas de segurança contra a Covid-19 em Alagoas

Com o avanço da variante Ômicron no Brasil, uma das maiores preocupações do setor do turismo em todo o mundo é com a manutenção de protocolos sanitários que possam proteger profissionais e turistas. Em Alagoas não é diferente. Hotéis, bares, restaurantes, receptivos e transportadoras seguem adotando critérios de segurança para o enfretamento da Covid-19.

Além da disponibilidade de check-in e check-out online, que podem ser feitos na maioria das hospedagens alagoanas, há a higienização de bagagens, manutenção e limpeza diária dos aparelhos de ar-condicionado, atenção especial quanto à limpeza de elevadores, corrimãos e demais áreas comuns; além de espaçamento e limite de pessoas em piscinas, saunas e espaços de lazer. Há também aferição de temperatura, totens com álcool em gel disponíveis e guichês e recepções protegidas por telas de acrílico.

“A hotelaria continua com os mesmos protocolos desde o início da pandemia: máscaras, disponibilização de álcool em gel, uso de luvas nos restaurantes, proteção das camareiras e dos recepcionistas, higienização constante dos ambientes, enfim, todas as condutas que levam segurança aos turistas e colaboradores que trabalham no setor”, explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, André Santos.

Turismo Responsável

Além de liderar a emissão de selos do Turismo Responsável no Nordeste, com 1.975 empreendimentos certificados, Alagoas possui também o selo internacional de segurança sanitária Safe Travels, concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade estrangeira que certifica destinos e empresas do setor que adotam e cumprem os protocolos de higienização e distanciamento físico contra a proliferação da covid-19.

A autenticação do “Safe Travels” é chancelada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e leva em consideração as determinações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), com colaboração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA) para garantir o alinhamento de todo o setor no mundo.

“O turismo foi um dos segmentos mais atingidos, em seu conjunto, com a crise da Covid-19. Desde o início, Alagoas buscou estabelecer protocolos sanitários que permitissem a retomada das atividades de forma segura; então, seguiremos dando suporte aos municípios e aos empresários do setor para que o segmento continue operando no Estado, com segurança para Turistas e moradores”, ressaltou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Atualmente, 11 destinos turísticos possuem a certificação Safe Travels em Alagoas –  Maceió, Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro e Passo de Camaragibe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *