Eleição indireta tem de influenciador digital a narrador de vaquejada
Ao todo, 28 candidatos, entre postulantes a governador e vice, estão inscritos para participar do pleito suspenso pelo STF
Autor: Ricardo Rodrigues
Ao todo, 28 candidatos, entre postulantes a governador e vice, estão inscritos para participar do pleito suspenso pelo STF. Com cerca de 25 mil seguidores nas redes sociais, o influenciador digital Carlinho Monteiro é um dos 16 candidatos ao cargo de governador-tampão de Alagoas
Filiado ao PSD, Carlinho Monteiro sabe que tem poucas chances de vitória, já que na disputa só tem “cobra criada”, mas confia no seu trabalho na internet, cujo conteúdo divulgado é voltado para o humor e a política. Por isso, diz que “pode dá zebra”, mas considera a disputa muito difícil, “até porque tem candidato que largou na frente, quando o cavalo passou selado”.
A eleição indireta para o governo de Alagoas, suspensa desde domingo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tem uma gama variada de candidatos: são 24 nomes no total, concorrendo à preferência dos 27 deputados estaduais. Desses, 16 disputam o cargo de governador-tampão.
As candidaturas vão desde parlamentares com mandato, como o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), considerado como favorito, até agentes de segurança, servidores municipais, influenciador digital e narrador de vaquejada.
O pleito foi convocado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas por conta da dupla vacância dos cargos de governador e vice, com as renúncias de Renan Filho e Luciano Barbosa (ambos do MDB).
A disputa, que deveria ter acontecido segunda-feira (2/5), vale um mandato-tampão até o fim deste ano. Diferentemente de uma eleição direta, o pleito permite a candidatura de qualquer pessoa, sem a necessidade de filiação a um partido político. Basta ser brasileiro e ter mais de 30 anos para participar da escolha.
De acordo com o edital, os 27 deputados estaduais de Alagoas devem eleger governador e vice em votação aberta e separada para cada cargo. Ao todo, são 16 candidatos a governador e oito a vice-governador. O mandato deles começa imediatamente a eleição e termina no dia 30 de dezembro de 2022.
Ganhando, o governador-tampão, no exercício do mandato, pode se candidatar ao governo de Alagoas, nas eleições deste ano, mas como candidato à reeleição. Em caso de vitória, teria direito apenas a um mandato de 4 anos.
Apenas três parlamentares disputam o cargo de governador-tampão: os deputados estaduais Cabo Bebeto (PL), Davi Maia (UB) e Paulo Dantas (MDB). Os dois primeiros são nomes da oposição e têm pouca chance de vitória.
Dantas, candidato da situação, é considerado favorito porque conta com o apoio de pelo menos dois terços dos 27 deputados estaduais. Como candidato a vice, o ex-secretário de Educação, Rafael Brito, é o mais cotado, por ser filiado ao MDB e contar com o apoio de Dantas.
TRÊS MULHERES NO PÁREO
Na relação dos 24 pretendentes, apenas três mulheres estão no páreo pelos dois cargos em disputa: a socióloga Danúbia de Vasconcelos Lima, para o comando do governo; a enfermeira Niedja Santos de Oliveira e a advogada Rocielle Almeida Pacheco, para vice-governadora.
Segundo elas, o mais importante é que o parlamento tenha opção de qualidade na hora da escolha. Além disso, esperam que os deputados levem em consideração à força da mulher alagoana e votem de acordo com a capacidade de cada uma das três candidatas.
Já o influenciador Carlinhos Monteiro tem transformado a disputa jurídica envolvendo a eleição indireta em material cômico nas suas redes sociais.
Desde domingo, quando o presidente do STF, ministro Luiz Fux, concedeu liminar suspendendo a eleição a pedido do PP, Monteiro fez uma série de publicações em suas mídias sociais, com piadas sobre a troca de farpas entre o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira.
Ao lamentar o adiamento da eleição, o influenciador disse que “já estava pronto para discursar” na Assembleia e ironizou o fato de ter 24 anos, abaixo da idade mínima exigida para participar: “Abram uma brecha na lei. Tem quantas secretarias? Eu crio 27, para cada deputado dou uma secretaria, ninguém fica com raiva”, afirmou.
Apesar de não cumprir o requisito de idade, porque tem menos de 3o anos, o influenciador teve sua candidatura registrada pela Assembleia. O prazo para impugnação de candidaturas se esgotou no domingo.
Além de Carlinhos Monteiro, outros seis candidatos ao governo têm trajetórias distantes da política partidária: o bombeiro militar Luciano Fortes, o corretor imobiliário Stenio Pereira, o radialista Joselito Vasconcelos, o engenheiro civil Francisco Teixeira, o radiologista Wadeildo Bezerra e o servidor municipal Erinaldo Oliveira — que também é radialista, faz narração de vaquejada e se apresenta nas redes sociais como Ery da Vaquejada, atividade tradicional na região Nordeste.
A indefinição sobre a data da eleição incomodou outros candidatos além de Monteiro. O líder comunitário e fisioterapeuta Tony Chicuta, candidato a vereador em Maceió pelo partido Rede em 2020, alfinetou em suas redes sociais a juíza Ester Manso, a primeira a suspender a eleição indireta, atendendo ao pedido feito pelo PSB de Alagoas.
A liminar da magistrada foi posteriormente cassada pelo TJ/AL, mas seus efeitos acabaram restituídos com a decisão do STF no domingo, dia 1º de maio.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Justiça manda Collor pagar pensões à ex
Oficiais de Justiça demoraram quase quatro anos para notificar o senador
Justiça Eleitoral bate recorde em atendimentos
Somente na quarta-feira (4/5) foram registrados mais de 1,3 milhão de pedidos, maior número para um único dia na história da Justiça Eleitoral Brasileira A Justiça Eleitoral (JE) superou todas as marcas históricas de atendimentos nas últimas horas da data final do fechamento do cadastro eleitoral de 2022. Ao todo, foram 8.553.519 milhões de pedidos…
Líder do MBL compara Zumbi a Hitler
Fernando Holiday quer o impeachment de Dilma e critica o Dia da Consciência Negra