JHC decreta situação de emergência em Maceió

26 / 05 / 22

O prefeito de Maceió usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (26), para anunciar decreto de emergência devido às fortes chuvas que atingem a capital

Autor: Cada Minuto, com assessoria

Chuva

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (26), para anunciar decreto de emergência devido às fortes chuvas que atingem a capital desde a terça-feira (24). O decreto nº 9.213 está publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM).

Através de postagem, o gestor afirma que a medida é fundamental para agilizar o socorro aos atingidos, assegurar recursos federais e e agilizar obras emergenciais.

Assinada pelo prefeito JHC, a medida toma como base os alertas da Defesa Civil de Maceió e tem validade por 180 dias. A partir da data de publicação está devidamente autorizada a mobilização de todos os órgãos que integram a Administração Pública direta e indireta municipal para atuarem, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, nas ações de resposta ao desastre, atendimento à população atingida, reabilitação das áreas atingidas e reconstrução do cenário.

Ainda conforme JHC, a decisão se deve aos relatórios da Defesa Civil que apontam um grande acumulado de chuvas na capital alagoana. “Seguimos atentos. A prioridade é o maceioense!”, escreveu.

A partir da situação emergencial, o Município também executa imediatamente o plano de contingência para viabilizar obras, distribuição de cestas básicas, além de poder liberar ajuda em recursos para a população atingida. Toda esta prestação de serviço e auxílio, conforme o decreto, não causa prejuízos às restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, que baliza no país o controle de gastos pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Na capital, já foram registradas diversas ocorrências provocadas pelas chuvas, inclusive o desabamento de residências.  Em Maceió, a Defesa Civil Municipal já recomendou que as famílias em área risco deixem suas casas.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), emitiu um alerta para a Defesa Civil Estadual e também as defesas dos municípios alagoanos. A preocupação se concentra em municípios do Litoral e Zona da Mata, onde a intensidade das chuvas tem sido maior.

Com o grande volume de chuvas, a Prefeitura de Maceió informou que a cidade pode receber nas próximas horas todo o volume previsto para o mês e suspendeu todas as aulas municipais por 48horas.

Monitoramento

A Defesa Civil de Maceió mantém os trabalhos de monitoramento e até a madrugada desta quinta-feira foram registradas 28 ocorrências, sendo a maioria de deslizamento de terras e sem vítimas.

Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 famílias desalojados, das quais, cinco estão em abrigo municipal. Neste período, os pluviômetros registraram 289 mm de chuvas na capital alagoana. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (26), para anunciar decreto de emergência devido às fortes chuvas que atingem a capital desde a terça-feira (24)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *