Paulo Dantas inaugura clínica da família no Jacintinho

18 / 05 / 22

Unidade vai ampliar o atendimento médico de baixa complexidade e gerar mais de 250 empregos diretos

Autor: Rafael Maynart

Com capacidade para atender mais de 400 pessoas diariamente, a Clínica da Família João Fireman foi inaugurada pelo governador Paulo Dantas, na manhã desta terça-feira (17), no bairro do Jacintinho. A unidade vai ampliar e facilitar o acesso a atendimentos médicos de baixa complexidade para a população da região, além de gerar mais de 250 empregos diretos.

Ao lado do vice-governador José Wanderley Neto, e do secretário da Saúde, Gustavo Pontes, o governador garantiu que os avanços na saúde estão apenas começando e que não medirão esforços para mudar a realidade da capital alagoana, que possui deficiência na atenção básica.

“Entregamos hoje esta clínica, que vai beneficiar centenas de moradores da região, pois não vão precisar mais se deslocar para outros bairros para ter atendimento médico. O Governo de Alagoas terá uma atenção especial para a saúde de Maceió. A capital precisa do Estado para garantir que o maceioense tenha acesso a consultas, exames e cirurgias. O Estado tem se apresentado como um caminho para cuidar das pessoas, como foi no caso das sete UPAs construídas, sendo cinco delas administradas pelo Estado, e dos três hospitais entregues: da Mulher, da Criança e o Metropolitano. Não vamos medir esforços para garantir que os maceioenses tenham um atendimento especializado, humanizado e de qualidade. Vamos seguir levando saúde para quem mais precisa.

Morando há 44 anos em frente ao prédio onde está a nova clínica, a aposentada Maria Ferreira, de 95 anos, precisava se deslocar até o Centro de Maceió para obter atendimento cardiológico. Agora, ela precisará apenas atravessar a rua. “Nos últimos dias precisei de bastante de atendimento médico e hoje estive no cardiologista. Ia para o Centro me consultar, mas, agora, terei atendimento praticamente na porta de casa. Isso aqui [a Clínica] foi uma bênção”, disse emocionada.

O vice-governador José Wanderley Neto destacou os avanços obtidos na área da saúde nos últimos anos e que o Estado mudou e está mudando a realidade na vida de milhares de maceioenses e de outros municípios.

“É incontestável os avanços obtidos pelo Governo de Alagoas nos últimos anos. Somente Maceió recebeu três hospitais, está prestes a inaugurar mais um, tem clínicas da família, UPAs e hospitais no interior. Muito já foi feito, mas tem muito mais pra fazer, principalmente no atendimento básico. É o compromisso do governador Paulo, é o meu compromisso também”, concluiu.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, citou a reunião com os diretores e gestores das unidades de saúde administradas pelo Estado na segunda-feira (16),  lembrando que o um dos principais focos da gestão é desafogar a demanda reprimida em decorrência da pandemia da Covid-19.

“Após dois anos de pandemia focados, quase que exclusivamente na Covid, estamos com uma demanda reprimida grande, e temos o desejo de realizar mutirões de cirurgias e exames. Queremos deixar a saúde ainda mais perto dos usuários”, disse o secretário.


A Clínica 

A Clínica João Fireman permitirá a equidade no acesso e a máxima proximidade do cuidado especializado da realidade dos usuários, bem como o relacionamento personalizado e a articulação entre a equipe assistencial generalista e os especialistas, viabilizando aumento da resolubilidade das ações de saúde. O agendamento se dará após o encaminhamento médico por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

O novo equipamento será implantado com atendimento ambulatorial especializado, diagnóstico e orientação terapêutica nas seguintes especialidades: clínica médica, oftalmologista, endocrinologia, cardiologia, urologia, dermatologia, gastroenterologista, geriatria, neurologia, infectologia, nefrologia, psicologia, psiquiatria, ortopedia, nutrição, acolhimento para pessoas com HIV/AIDS e serviço social.

A unidade vai proporcionar atendimento de forma acessível ao cidadão, com a prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, por meio da Central de Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

A clínica dispõe de modernos equipamentos para a realização de exames, tais como: Raios-X, Eletrocardiograma, Ultrassonografia, Ultrassonografia Vascular com Doppler, além de coleta de exames laboratoriais. O atendimento será referenciado, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação Estadual, que definirá onde será feito o atendimento, segundo critérios como proximidade com a residência do paciente e complexidade do caso, com o objetivo principal de dar mais conforto para o paciente, que não precisará se deslocar por longas distâncias e reduzir as filas de espera.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *