PT pede a saída do coronel Do Valle do CPC

23 / 05 / 22

Em nota oficial, partido pede ao governador Paulo Dantas que tome as providências quanto ao repúdio à nomeação do militar para comando do policiamento da Capital.

Autor: Ricardo Rodrigues

O Partido dos Trabalhadores em Alagoas também exige a exoneração do coronel Walter do Valle Melo do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Com essa atitude, expressa em nota oficial, divulgada na sexta-feira (20/5), o PT de Alagoas se junta a mais de quarenta entidades da sociedade civil organizada que repudiaram a nomeação do militar para o cargo, em manifesto divulgado na última quinta-feira (19/5).

A nomeação do militar foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira passada (16/6), em ato do governador-tampão Paulo Dantas (MDB), que até o momento não se manifestou a respeito dos protestos contra a permanência do coronel no cargo para o qual foi nomeado. A reportagem de O Dia procurou ouvir a assessoria de comunicação do governo, mas até agora não teve retorno.

Segundo o presidente do PT em Alagoas, advogado Ricardo Barbosa, o pedido de exoneração do coronel Do Valle do CPC, não se trata de uma perseguição ideológica, mas de uma questão de respeito à sociedade alagoana residente em Maceió. “Principalmente pelo histórico de repressão às periferias e organizações populares”, quando o militar esteve no comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Além da forma truculenta como o coronel trata os ativistas dos movimentos sociais, a executiva do PT de Alagoas reprova a utilização das redes sociais, por parte do militar, para fazer declarações de posicionamentos ideológicos, sempre em defesa do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O que é pior: em horário de trabalho e utilizando o uniforme da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).

“Defendendo valores morais pessoais. Isso não pacifica, tampouco traz segurança para a população de Maceió”, observa a nota oficial do PT. Diante do exposto e em solidariedade as demais entidades que repudiaram a nomeação do coronel, a executiva do PT de Alagoas “solicita ao governador Paulo Dantas que, sabedor do seu compromisso a democracia, a paz e a segurança do povo alagoano, tome providências imediatas, nesse sentido”.

NOTA DE REPÚDIO

Em suas redes sociais, Ricardo Barbosa também se manifestou em solidariedade as entidades que pediram a exoneração do coronel Do Valle e lamentou que o militar tenha se manifestado de forma discriminatória contra artistas e ativistas de esquerda. “Quem ele saiba que sou de esquerda, sou do PT, sou Lula e com muito orgulho meu partido faz parte e apoia o governo de Alagoas”.

Para Ricardo Barbosa, as organizações do campo, os movimentos populares, as entidades sindicais e os partidos políticos que assinaram o manifesto contra a nomeação do coronel para o CPC merecem respeito, ao externar o protesto e a indignação com a nomeação de Walter do Do Valle, para ocupar o CPC. O petista lembra inclusive que o coronel já foi afastado após polêmica com uso de ofensas internas por meio do aplicativo de WhatsApp.

Os ativistas dos movimentos sociais alegam que o coronel Do Valle “em seus comandos, reprimiu ostensivamente as periferias e as organizações populares. Nesses períodos, houve um crescimento de assassinatos de jovens negros. Reconhecido como “linha-dura” e bolsonarista de carteirinha, a sua nomeação coloca em grave risco as vidas dos mais vulneráveis e pode representar um crescimento da violência policial contra a liberdade de expressão e as mobilizações históricas por terra, moradia e dignidade humana”.

O manifesto que pede a saída do militar diz ainda que “Alagoas é um estado marcado profundamente pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas (um terço da população está em situação de vulnerabilidade social). Quando o Estado não se ocupa em construir políticas públicas voltadas para a superação da fome e do desemprego, geralmente faz uso da força policial para reprimir as reivindicações vindas das camadas populares e, paralelamente, garante proteção aos responsáveis pela miséria imposta à população”.

ÍNTEGRA DA NOTA DE REPÚDIO

 

NOTA DE PROTESTO E INDIGNAÇÃO

 

As organizações do campo, os movimentos populares e sindicais e partidos políticos abaixo-assinados vêm a publico externar protesto e indignação com a nomeação do Coronel Walter do Valle Melo Júnior, conhecido como Coronel Do Valle, para ocupar o Comando de Policiamento da Capital (CPC), publicada no Diário Oficial de Alagoas nesta segunda-feira (16), como ato do governo interino de Paulo Dantas.

Do Valle já esteve nos comandos do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e de Policiamento da Capital; deste último, foi afastado após polêmica com uso de ofensas internas por meio do aplicativo de WhatsApp.

Em seus comandos, reprimiu ostensivamente as periferias e as organizações populares. Nesses períodos, houve um crescimento de assassinatos de jovens negros. Reconhecido como “linha-dura” e bolsonarista de carteirinha, a sua nomeação coloca em grave risco as vidas dos mais vulneráveis e pode representar um crescimento da violência policial contra a liberdade de expressão e as mobilizações históricas por terra, moradia e dignidade humana.

Alagoas é um estado marcado profundamente pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas (um terço da população está em situação de vulnerabilidade social). Quando o Estado não se ocupa em construir politicas públicas voltadas para a superação da fome e do desemprego, geralmente faz uso da força policial para reprimir as reivindicações vindas das camadas populares e, paralelamente, garante proteção aos responsáveis pela miséria imposta à população.

É urgente construir canais de diálogos e de suplantação do ódio e da violência contra os empobrecidos. É necessário que o Estado, na sua mais complexa formação, se empenhe, alicerçado na Constituição, para garantir moradia, educação, saúde, segurança, terra/território e trabalho ao povo alagoano.

Chega! Exigimos, em nome da paz e da justiça social, a exoneração imediata do coronel Do Valle.

Basta de alimentar personalidades que usam da violência oficial para enfraquecer a democracia.

 

Maceió, 19 de maio de 2022.

 

 

 

Associação Família de Anjos

Associação  Professor Paulo Bandeira

Bancada Negra

Cáritas

Central Única dos Trabalhadores – CUT

Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares –CEDECA

Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares – CEPEC

CIC Selma Bandeira

Coletivo Cia Hip Hop de Alagoas

Coletivo Cia Hip Hop de Alagoas

Comissão Pastoral da Terra – CPT

Conselho Indigenista Missionário – CIMI

Conselho Integração Comunitário Base Selma Bandeira

Federação dos Trabalhadores da Agricultura – FETAG /ALAGOAS

Fórum em Defesa do SUS

Frente Brasil Popular – FBP

Frente Nacional de Luta – FNL

Frente povo Sem Medo

Igreja Batista da Alegria

Igreja Batista do Pinheiro

Instituto Casa Viva

Juventude Fogo no Pavio

Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST

Movimento de Luta pela Terra – MLT

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST

Movimento luta bairros vilas e favelas _MLB

Movimento Luta de Classes _MLC

Movimento Nacional de Luta por Moradia – M N L M

Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL

Mulheres em Movimento

Mulheres do PSOL Alagoas

Partido Socialismo e Liberdades PSOL – AL

Raiz da liberdade

Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas – SINTEAL

Sindicatos dos/das Assistentes Sociais do Estado de Alagoas – SASEAL

Resistencia PSOL .

Terra Livre

União Nacional de Moradia Popular  – UNMP

Unidade Popular – UP

Via do Trabalho -MVT

PT de Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *