Comunidade LGBTQIA+ comemora Dia Internacional do Orgulho Gay
Data é celebrada em Alagoas, com lançamento de Projeto que reúne arquivos políticos e afetivos da causa gay em Alagoas
De um confronto entre policiais e manifestantes gays nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data de hoje, em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.
Naquela época, apesar da circulação de ideias progressistas na região, as leis contra homossexuais eram rígidas, colocando em risco aqueles que ousavam demonstrar afeto não heterossexual em público.
Para celebrar a data em Alagoas, o movimento LGBTQIA+ programou o lançamento de um projeto que reúne arquivos políticos e afetivos da causa gay, no Estado.
PROJETO REÚNE ARQUIVOS POLÍTICOS E AFETIVOS DA HISTÓRIA LGBT EM ALAGOAS
Acervo, afetos e memórias LGBTQIA+ terá lançamentos de livro e documentário
O projeto Acervo, afetos e memórias LGBTQIA+ em Alagoas tem o objetivo de reunir, registrar, produzir, conservar e divulgar arquivos políticos e afetivos das/sobre personagens, organizações, coletivos e aliado/as, que protagonizaram as lutas LGBTQIA+ no estado.
A iniciativa é desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPGHS), do Curso de História, da Universidade Federal de Alagoas), com o apoio do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) da Ufal .
Um dos desdobramentos do projeto é o lançamento do livro Orgulho LGBTQIA – Acervos, memórias e escritas de si – Alagoas (1990-2022).
Organizado por Marcelo Nascimento e Elias Ferreira Veras, com edição de Cíntia Ribeiro, a publicação resgata trajetórias, narrativas e acervos marcados pela LGBTQIfobia – a exemplo do assassinato de Renildo José dos Santos, vereador homossexual de Coqueiro Seco, AL, ocorrido em março de 1993. Além de relatos de violência e de silenciamento de gênero, o livro traça uma cartografia política, afetiva e os gestos de luta e de resistência.
Ainda que tenha como pontos de partida a criação do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), em 1997, o acervo pessoal constituído pelo seu primeiro presidente, Marcelo Nascimento, e que a maioria dos/as entrevistados/as estejam de muitos modos relacionados a este grupo pioneiro, a obra amplia esses marcos e redes, recorrendo aos acervos de outras organizações e coletivos LGBTQIA+ alagoanas, às narrativas de si e escritas de si de outras personagens importantes dessa luta.
O livro não tem a pretensão de fazer “A História”, única, definitiva e total das lutas LGBTQIA+ no estado. Trata-se, de uma obra, ou melhor, de um projeto de registro, conservação e divulgação de trajetórias e memórias esquecidas, e/ou pouco conhecidas; de um convite à escrita da história de acontecimentos e personagens ainda invisibilizados/as; de uma homenagem àqueles/as que foram violentados/as pela LGBTQIfobia; de uma celebração aos/às que lutaram, resistiram e conquistaram espaços, direitos; por fim, de um chamado aos órgãos públicos para a urgente e necessária criação de políticas públicas de preservação, conservação e divulgação dos acervos institucionais e pessoais das lutas LGBTQIA+ em Alagoas.
ACERVOS PESSOAIS DA PUBLICAÇÃO
Marcelo Nascimento
Julio Daniel Farias (Afinidades GLSTAL)
Doté Elias (Grupo Gay Afrodescendente Filhos do Axé)
Obenaldo Silva (GLAD)
ACERVOS DAS INSTITUIÇÕES
Grupo Gay de Alagoas (GGAL)
Grupo Gay de Maceió (GGM)
SOHMOS
TRANSHOW
ACTTRANS – ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DE ALAGOAS.
ENTREVISTADOS DA SEÇÃO MEMÓRIA
Ana Moura (GLAD); Ana Pereira (GGAL/LBL/Instituto Jarede Viana); Anny Karlla Barbosa (SOHMOS); Cris de Madri (PRÓ-VIDA/ASTTAL); Doté Elias (Grupo Gay Afrodescendente Filhos do Axé); Igor Nascimento (GGAL/DIREITO A VIDA/RNP+); José Sebastião (SOHMOS); Júlio Daniel Farias (GGAL/Afinidades GLSTAL); Marcelo Nascimento (GGAL); Natasha Wonderfull (ACTRANS/TRANSHOW); Nildo Correia (GGAL/CAERR); Maria dos Santos (Dandara); Messias Mendonça (GGM); Obenaldo Silva (GLAD); Jade Soares (Metamorfose); Paloma Cassandra Nascimento (GGAL).
AUTORAS/ES DA SEÇÃO ESCRITAS DE SI
Adriana Lourenço; Alexandrea Constantino; Alvandy Frazão; André Cerqueira; Andrea Pacheco; Arnaldo Ferreira; Augusto Romeiro; Benjamin Vanderlei dos Santos; Carmém Lúcia Dantas; Cauê Assis de Moura; Cíntia Ribeiro; Maria Alcina Ramos (Cininha); Dinah Ferreira; Elis Walker Silva; Fênix Zion; Gildete Ferreira; Gustavo Gomes; Harmie Silva; Isis Florescer; Jairo Costa; João Aureliano; José Geoberto; José Neilton Alves; Juliano Brito; Kátia Born; Keyla Simpson; Lourival Assunção; Luiz Mott; Maria Silva; Michele Morais; Paulão do PT; Rodrigo Gonçalves; Roger Silva; Roniel Conceição; Sônia Nascimento; Tereza Nelma; Thamyres Jully Martírio; Tony Reis; Vanda Menezes; Yasmin Alcantra; Coletivo Diverso (Leticia Marroquim Carvalho, Rafael Soriano de Brito Lira, Vicente Oliveira da Silva Júnior, Ednaldo de Araújo Minervino).
EQUIPE DA PUBLICAÇÃO
Pesquisa, Edição, Transcrição e Digitalização do Acervo
Cintia Ribeiro
Claudio Ferreira
Elias Veras
Harmie Silva
Lourival Assunção
Marcelo Nascimento
Matheus Arruda
Roberta Sodó
Thamyres Jully Martírio
Projeto Gráfico
Jeroan Herculano
CONTATOS
Marcelo Nascimento (82) 988881313
Elias Veras (82) 998000855
Cintia ribeiro (82) 991591897
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Acusado de matar o pai se apresenta e é liberado
Jackson Gomes, 18 anos, confessa crime e diz que atirou duas vezes no músico
Emergência do Agreste vai virar hospital-escola
Decisão do MEC foi anunciada esta semana pela gerente-geral da instituição, em Arapiraca
AL: Consumidor que teve carro roubado é indenizado
TJ decidiu que responsabilidade pela segurança é da loja que oferece estacionamento