Alagoana campeã de xadrez precisa de patrocínio

28 / 07 / 22

Luyse Acioli competiu no Sub-16 feminino do Campeonato Brasileiro de Xadrez e venceu em duas categorias

Luyse Acioli competiu no Sub-16 feminino do Campeonato Brasileiro de Xadrez e venceu duas categorias, Blitz e Rápido. Agora ela precisa de patrocínio para outras competições, por isso criou uma “vaquinha virtual” para receber doações de fãs e admiradores.

Nessa matéria, o repórter Rafael Alves destaca a participação de Luyse Acioli, 16 anos, e Laura Sophia, 11 anos, no Campeonato Brasileiro de Categorias, realizado no início de junho deste ano, em Natal-RN.

A jovem enxadrista alagoana cria rifa para participar do Campeonato Mundial da modalidade

Luyse é campeã brasileira sub-16 FENAJ em duas modalidades e hexacampeã alagoana, e busca o troféu do Mundial para o Estado

Em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, o enxadrista alagoano Jaime Miranda, elogiou a participação das enxadristas alagoanos na competição e pediu apoio ao publico para que essas meninas continuem representando bem o esporte alagoano no Brasil e no mundo.

Alagoana é campeã brasileira em competição de xadrez em Natal-RN

Mais títulos para o esporte de Alagoas. As pequenas campeãs de xadrez agora conseguiram mais um feito. Luyse Acioli, 16 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Sub-16 feminino em duas categorias, Blitz e Xadrez Rápido.

Já a mais nova, Laura Sophia, 11, disputou a categoria Sub-12 feminino e conquistou o sétimo lugar na modalidade Blitz, e foi a quinta colocada no Rápido.

O Campeonato Brasileiro de Categorias, disputado em Natal-RN, está sendo realizado desde o dia 1º de junho e será encerrado neste domingo (5 de junho). O evento ocorre pela primeira vez no Nordeste e a capital potiguar foi a escolhida.

Vale destacar que o Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez é dividido em duas categorias, separados pela idade dos enxadristas: o Festival Nacional da Criança (Fenac) e o Festival Nacional da Juventude (Fenaj). Luyse tem 16 anos e jogou no Fenaj e a mais nova, Laura, que tem 11, competiu no Fenac.

Laura é a mais nova e conquistou o 7º lugar no torneio de Blitz e a 5ª colocação no Rápido – Foto: Cortesia

Premiações

O evento contou com mais de 300 enxadristas inscritos. Nele os melhores jogadores rankeados na competição conquistarão vagas para o Campeonato Mundial na Geórgia, o Pan-Americano em Montevidéu e o Mundial da Juventude na Romênia. Haverá premiação com troféus para os três primeiros colocados gerais e medalhas até a 15ª colocação.

O que são Blitz e Rápido?

Xadrez Blitz é uma variante do xadrez que utiliza uma quantidade de tempo de 3 minutos para cada jogador, sendo adicionados 2 segundos por jogada. Já o Xadrez Rápido é uma variação que emprega uma quantidade de tempo bastante reduzida para cada atleta, em vez do tempo normalmente regulado.

Se liga!

A GazetaWeb noticiou, no dia 21 de maio, que as meninas estavam buscando ajuda para participar da competição.

A matéria em questão trouxe alguns dados impressionantes sobre as duas pequenas. Luyse é a primeira mestra em xadrez de Alagoas, reconhecida pela Federação Brasileira, além de ser hexacampeã alagoana. Já a mais nova, Laura, inspirada por Luyse, é tetracampeã alagoana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *